Sempre Um Papo lança biografia de Pedro Casaldáliga 21/05

Ana Helena Tavares é a convidada do Sempre Um Papo para debate e lançamento da  biografia “Um Bispo Contra Todas as Cercas – A Vida e as Causas de Pedro Casaldáliga”. A obra conta a história deste bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), religioso catalão, alinhado com a Teologia da Libertação, que chegou ao Brasil, em 1968, aos 40 anos, e nunca mais voltou à Espanha. O evento será no dia 21 de maio, terça-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena 1537-Centro/BH. A entrada é gratuita. 

O livro traça a trajetória de Pedro Casaldáliga com foco nas causas que abraçou, tais como: educação laica, mista e libertadora; Reforma Agrária; erradicação do trabalho escravo; reconhecimento dos direitos dos povos indígenas. Foram muitas as cercas contra as quais o bispo lutou, notadamente na ditadura militar, quando sofreu repressão, censura e foi quase expulso do Brasil. Mesmo depois disso, continuou ameaçado de morte. Trata-se da biografia de um homem perseguido. Mas não amargurado. Um poeta que sabe fazer versos com a dor e transformá-la em ação.

Ana Helena Tavares é carioca, nascida no ano das “Diretas Já!”. Estudou no Colégio Pedro II e a isso deve parte de sua formação humanística. Paralelamente ao Ensino Médio, passou dois anos e meio no Núcleo de Filosofia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pesquisando o conceito de verdade (Existe verdade absoluta? Por que o ser humano precisa de acreditar em verdades?). Premiada em concursos de crônicas e monografias, tem textos em prosa e verso publicados em seis antologias diferentes.  É jornalista, membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), tendo artigos e reportagens publicados em diversos veículos de comunicação. Trabalha como assessora de imprensa e repórter dos jornais dos Sindicatos dos Policiais Civis e dos Vigilantes, no Rio de Janeiro. Durante cerca de cinco anos, entrevistou pessoas que resistiram à ditadura. Seus relatos (alguns reproduzidos na revista Carta Capital, Veja e Brasil de Fato) serão publicados brevemente em livro. A partir de 2015, mergulha em seu primeiro trabalho como biógrafa com a missão de contar a história de.Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia.

Dia 21 de maio, terça-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena 1537-Centro/BH. Entrada gratuita

Informações: 31 32611501 – www.sempreumpapo.com.br 

Adicionar Comentários

Clique para comentar