Sempre Um Papo e Sesc Santo André recebem Tom Farias

O Sesc Santo André e o Sempre Um Papo recebem, no dia 23 de novembro de 2021, terça-feira, o jornalista e escritor Tom Farias. Ele vai conversar com Afonso Borges, idealizador e fundador do projeto, sobre o tema “Uma revolução chamada Carolina”, em referência à escritora Carolina Maria de Jesus, sobre quem o autor escreveu uma biografia. O bate-papo será transmitido às 20h, no YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo e pelo canal do Youtube do Sesc Santo André.

Em 2017, Tom Farias publicou “Carolina, uma biografia”, que apresenta a complexa trajetória da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Além de traçar um perfil biográfico dela, a obra também aborda o contexto histórico da época, como dados geográficos e sociais de Sacramento, município onde a autora nasceu. O livro foi um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti de Biografia, Documentário e Reportagem, em 2019.

Durante o bate-papo do dia 23, Tom Farias abordará justamente a trajetória de Carolina, que se tornou conhecida com a publicação de “Quarto de Despejo”, em 1960. O biógrafo falará sobre a infância pobre da autora, sua juventude difícil, quando partiu em busca de trabalho e de cura para uma doença nas pernas, e o tempo em que morou na favela do Canindé, em São Paulo. A conversa contará com tradução em Libras.

Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário e professor, com especialização em literatura do final do século XIX. Além de “Carolina, uma biografia”, é autor de outros livros sobre personalidades negras brasileiras, como José do Patrocínio, importante figura do movimento abolicionista (“José do Patrocínio, a pena da abolição”, de 2019) e o poeta Cruz e Sousa, considerado um dos fundadores do simbolismo (“Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil”, de 2008).Também é autor de romances, ensaios, artigos e roteiros.

Sempre Um Papo com Tom Farias

Dia 23 de novembro, terça-feira, às 20h

Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Local: YouTube do Sesc Santo André –  https://youtube.com/santoandresesc

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Adicionar Comentários

Clique para comentar