Sempre um papo com Silvana Gontijo 26/05

“Cidades, Salvem Seus Rios! “

Hoje, professores e gestores da rede de ensino do município do Rio de Janeiro estão sendo formados para implementar a metodologia de forma trans e interdisciplinar em todas as 1537 escolas da rede, contemplando Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), que aderiu à iniciativa. Nas formações  os docentes aprendem a estrutura metodológica do programa, que no Rio recebeu um nome que se conecta à história da cidade: Esse Rio é Meu.

“O programa foi concebido a partir da metodologia inovadora Educação com e através de Causas, que ultrapassa o conceito de educação ambiental, uma vez que incorpora a causa da recuperação e preservação dos rios ao currículo e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de forma trans e interdisciplinar nas escolas municipais”, revela Silvana Gontijo, idealizadora do programa e presidente do planetapontocom, que tem como missão desenvolver soluções inovadoras para a educação pública brasileira.

Em julho de 2021 será lançada a coleção infantojuvenil de 5 e-books 5 HQs musicais contando as aventuras da Turma do Planeta limpando o rio Carioca.

Silvana Gontijo

Silvana é a idealizadora e atual presidente da Instituição e de vários braços do planetapontocom: a OSCIP cuja missão é desenvolver soluções inovadoras para a educação pública brasileira. É mais conhecida pelo seu trabalho como escritora e jornalista, mas, é também uma ativa produtora cultural, que reúne seus conhecimentos como redatora, roteirista, diretora de arte, desenhista industrial e cenógrafa para criar projetos que aliam cultura, educação, meio ambiente e entretenimento.

Escritora, jornalista, diretora de arte, roteirista e pesquisadora de midiaeducação. Atua na nas áreas de comunicação, educação, cultura e meio ambiente. Com nove livros publicados (80 anos de Moda no Brasil, A Voz do Povo, O Mundo em Comunicação, Por Dentro dos Meios, O Livro de Ouro da Comunicação e os infanto-juvenis Uma Aventura na Comunicação, Falando pra Caramba, Como Tudo Começou e Fala Bia!) mais de quarenta roteiros para TV, cinema e games, mais de vinte prêmios nas áreas de literatura e audiovisual. Como escritora, Silvana foi responsável por roteiros para cinema, televisão, teatro e publicidade. Escreveu os livros “80 anos de moda no Brasil”, “A voz do povo” e “O mundo em Comunicação”, “O livro de Ouro da Comunicação” e os infanto-juvenis “Uma Aventura na Comunicação”, “Falando pra Caramba”, “Fala Bia!” e “Como Tudo Começou”.

Em 2020 lançou Cinco Histórias em quadrinho da turma do Planeta e Cinco E-books musicais. Sempre atuante na área de cultura brasileira, cidadania e opinião pública colaborou com os principais jornais brasileiros como articulista sobre esses temas e com maior ênfase, no assunto  midiaeducação que vem a ser a principal base teórica que orienta as ações do planetapontocom e da revistapontocom.

Silvana também coordenou, como voluntária, a área de cultura da Ação da Cidadania Contra a Miséria e pela Vida apoiando Betinho e sua causa. Recentemente fundou e organizou o movimento Carioca, o rio do Rio, cuja missão vem sendo recuperar o primeiro rio urbano do Brasil, o Carioca cujos resultados podem ser constatados através das inúmeras matérias nos meios jornalísticos impresso, televisivo, radiofônico e nas redes sociais, que mostram  desde a limpeza de suas águas nas partes visíveis do rio, passando pelo restauro da Estação Mãe Dágua, o monitoramento da qualidade de suas águas e o seu tombamento pelo INEPAC como patrimônio cultural e histórico.

Fora do Brasil, Silvana trabalhou como consultora para o Banco Mundial, em Angola, participando de seminários e debates sobre o tema: cultura, comunicação e cidadania.

Silvana compôs, ao lado do músico Francis Hime, a “Ópera do Futebol”. O espetáculo retrata a paixão pelo futebol, com 52 composições, além de efeitos especiais. É de sua autoria a ideia original, o libreto e as letras de todas as canções.

Como diretora de arte Silvana foi responsável por trabalhos em vários meios. Foi diretora de arte dos filmes “Cinema de Lágrimas” – filme de Nélson Pereira dos Santos que representou a América latina nas comemorações mundiais dos Cem Anos do Cinema,   “Sonhos de menina moça”, “Os Trapalhões em uma escola atrapalhada”, “Carlos Drummond de Andrade – 80 anos de poesia”, entre outros. Desenvolveu cenários para minisséries e programas da TV Globo, TV Manchete e para a TVE, criou e supervisionou o programa “Jornal do Sonho” (TVE e Band).

Ainda nessa área, Silvana fez todo o projeto de criação e desenvolvimento dos personagens do parque temático Terra Encantada, no Rio de Janeiro. Unindo suas preocupações com o meio ambiente e com a cultura brasileira, montou um elenco capaz de atrair o interesse dos frequentadores do parque ao mesmo tempo em que exercia sua função educacional. O resultado final foram 14 personagens e mais de mil páginas de literatura infanto-juvenil.

Ao perceber que o público infantil se interessava mais pelos personagens e entendia melhor as mensagens contidas nas histórias ficcionais, Silvana, criou então, os primeiros personagens da Turma do Planeta, Um universo de crianças jovens e espécimes da natureza brasileira. Utilizando-se de diferentes suportes a escritora criou uma série de aventuras dessa turma aplicadas em livros, games, e atualmente objetos de ensino e aprendizagem. Alguns deles já podem ser conhecidos no endereço www.turmadoplaneta.com

A Turma do Planeta é formada por 14 personagens, que viajam no tempo através da música e vivenciam desafios ambientais, éticos, científicos e estéticos.

Em parceria com o designer e amigo Jair de Souza, Silvana idealizou e conceituou o Museu do Meio ambiente, instalado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Nesse momento, a equipe do planetapontocom vem sistematizando as práticas da metodologia Educação Com e Através de Causas que se materializou no programa Cidades, salvem seus rios que alia cultura, educação e meio ambiente. O seu mais novo desafio.

Dia 26 de maio, quarta-feira, às 19h,

Instagram e Facebook @Sempre Um Papo e também pelo youtube do projeto com acesso pelo link: https://bit.ly/34aQFwY . 

Adicionar Comentários

Clique para comentar