Semana do Cérebro no Espaço do Conhecimento UFMG 13/03 a 17/03

Semana do Cérebro leva público a um mergulho pela mente humana no Espaço do Conhecimento UFMG

Evento ocorre nos dias 13 e 17 de março e é uma realização do Núcleo de Neurociências (NNC) da Universidade

Vital para o pensamento humano, o cérebro deixou de ser um mistério para a neurociência que, há algumas décadas, começou a desvendar como funciona esse órgão. O que temos dentro da nossa cabeça? A Semana do Cérebro vai responder a essa pergunta nos dias 13, terça-feira, e 17 de março, sábado, no Espaço do Conhecimento UFMG.

O evento integra um movimento mundial de incentivo ao conhecimento sobre a mente humana. Atividades instigantes e interativas tornam mais fácil o entendimento do cérebro.

Na oficina Empatia: Compartilhando Emoções, o público vai descobrir por que algumas ações do nosso dia a dia são contagiosas. Por qual razão ficamos com vontade de bocejar quando vemos alguém fazendo isso?

Já a atividade Olho: a janela do cérebro mostra como funciona nossa visão. Sabe quando olhamos para a Lua e tiramos uma foto, mas a imagem não fica igual ao que estávamos enxergando? Os neurocientistas explicam por que isso acontece.

Em Mapeando o cérebro, os visitantes irão conhecer e simular técnicas que são utilizadas para estudar o cérebro. Muitas descobertas científicas foram alcançadas graças ao mapeamento do órgão e estes procedimentos também são usados na medicina, para o tratamento de pacientes.

Na quarta oficina, Como assim, o cérebro usa eletricidade?, experimentos e simulações revelam como a atividade elétrica do cérebro é fundamental para seu funcionamento.

Todos esses fatos levam à última seção: Mitos e Verdades, na qual o público será desafiado a discutir questões falsas e verdadeiras a respeito do cérebro.

A Semana do Cérebro é uma iniciativa da Dana Foundation, entidade filantrópica norte-americana que patrocina pesquisas sobre o tema. Há quatro anos, a UFMG promove o evento por meio do Núcleo de Neurociências (NCC), numa ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Também haverá atividades no Instituto de Ciências Biológicas, no campus Pampulha.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Quando: Terça-feira, 13 de março, de 10h às 17h; e Sábado, 17 de março, de 10h às 21h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH