Selo Karmim promove festival e homenageia grandes mestres da “Arte da Palavra” – 28 a 31/05

Belo Horizonte sediará pela 3ª vez o Festival ‘’A Arte da Palavra’’, e homenageia nomes como Fernando Pessoa, Ernesto Nazareth, Dorival Caymmi e Tom Jobim, evento que acontecerá de 28 a 31 de maio de 2025, às 20h, no Centro Cultural Unimed – BH Minas, à Rua da Bahia 2244, em Belo Horizonte.

Com um impacto cultural que transcende fronteiras, o evento promete encantar Minas Gerais, o Brasil e o mundo. Sob a coordenação da produtora cultural Carminha Guerra e respaldado pela Lei de Incentivo à Cultura, número 2.018 136070849, o festival conta com apoios culturais do Centro Cultural Unimed-BH Minas, Minas Tênis Clube, Rádio Inconfidência, Rede Minas e Empresa Mineira de Comunicação e patrocínio da Cemig.

Esta terceira edição do projeto ”A Arte da Palavra” tem o propósito de despertar e conscientizar o público sobre o valor e o poder da palavra em suas diversas formas: falada, escrita, musical e poética. A iniciativa também homenageia mestres da palavra, destacando artistas de trajetórias únicas e de reconhecimento nacional e internacional. Neste ano, o festival celebrará figuras icônicas como Fernando Pessoa, pelos 90 anos de sua morte; Ernesto Nazareth, pelos 90 anos de morte; Dorival Caymmi, pelos 110 anos de seu nascimento e Tom Jobim, pelos 30 anos de sua morte.

PROGRAMAÇÃO

28/25 – Quarta feira – 20h – Concerto comentado sobre Ernesto Nazareth com a pianista Maria Teresa Madeira

Ernesto Nazareth
Foi um pianista e compositor, sendo considerado um dos mais importantes da história da música brasileira. O musicista, reputado como criador do tango brasileiro, que mistura a valsa e o choro, determinou o seu estilo como uma perfeita e minuciosa combinação da música erudita e popular, revolucionando a MPB. Autor de mais de 200 composições, Ernesto Nazareth permanece vivo em nossos corações e continua nos encantando através da interpretação de suas obras por grandes músicos!

Maria Teresa Madeira
Pianista de intensa e multifacetada carreira musical, que há décadas atua nos campos artístico, cultural e acadêmico. Mestre em Música pela Universidade de Iowa (EUA), e de Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio), tendo compartilhado suas experiências em cursos e workshops pelo Brasil e em outros países. Já realizou recitais e concertos nos EUA, Colômbia, França, Argentina, Finlândia, Tunísia, Espanha e Alemanha. No ano de 2016, lançou a obra completa de Nazareth, com 216 músicas, em um álbum de 12 CDs, o que a levou a receber o Prêmio da Música Brasileira e Prêmio Bravo.

29/25 – Quinta feira – 20h – Palestra ” O Pai Nosso dos Poetas ” sobre Fernando Pessoa com a professora Maria de Lourdes Gouveia – Sala multimeios/ entrada franca

Maria de Lourdes Gouveia
A professora Maria de Lourdes Caldas Gouveia obteve os seus estudos avançados em Filosofia na Universidade Complutense de Madri, Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Filosofia Contemporânea na Universidade Federal de Ouro Preto. Há dezoito anos atua como professora no Programa Filosofia e Cinema sob a direção da Dra. Rosângela Alves de Oliveira. É autora da Série “A Matéria da Memória”. Nasceu em Garanhuns, Pernambuco, contrafortes da Serra da Borborema. Por gostar de altitude, reside em Belo Horizonte há sessenta anos.

30/05 – Sexta feira – 20h – Fernando Pessoa & Luciano Luppi – “Cenas Poéticas”, com o ator Luciano Luppi, um programa de ação cultural contínua, implementado em 1994, que visa estimular o gosto pela poesia e o hábito da leitura, através da apropriação de recursos teatrais. Com participação de Bruna Guimarães (violoncelo)

Fernando Pessoa
Foi um dos maiores e mais importantes poetas e escritores da língua portuguesa, sendo conhecido por sua valiosa obra e pela criação de heterônimos. Suas criações não eram apenas pseudônimos, mas sim “poetas’’ com personalidades, valores e histórias distintas e por isso, conseguia explorar vários pontos de vista, variando de acordo com cada personagem. Apesar de ter publicado apenas quatro obras em vida, deixou vários escritos valiosos, que foram publicados postumamente. Seu legado marcou e revolucionou a literatura mundial!

Luciano Luppi
Cantor, ator e diretor de teatro desde 1969, tendo participado de mais de 70 peças teatrais, mais de 80 comerciais televisivos, filmes e novelas. É dramaturgo, professor de interpretação e artes cênicas, além de atuar como consultor e facilitador em empresas para sensibilização e treinamento de equipes. Há 25 anos vem se apresentando por todo o Brasil e encantando a todos!

31/05 – Sábado – 20h – Musical em homenagem a Caymmi e Tom Jobim com Gilvan de Oliveira (violão), Mauro Rodrigues (flauta), Eneias Xavier (Contrabaixo acústico), Cyrano Almeida (bateria), Luísa Mitre (piano) e Guda Coelho (percussão) – CONVIDADA ESPECIAL – ALINE CALIXTO (VOZ)

Dorival Caymmi
Dorival Caymmi foi um dos grandes cantores e compositores da Música Popular Brasileira (MPB). Suas composições retratam os hábitos, costumes e tradições do povo baiano, sendo profundamente marcadas pela riqueza melódica e artística. Caymmi, que era um adepto da arte de contemplar o mundo e sua beleza, foi o responsável por recolocar a Bahia como protagonista no cenário musical. Seu rico e valioso legado permanece vivo e nos inspira até os dias de hoje!

Tom Jobim
Antônio Carlos Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim, foi dos mais relevantes compositores da Música Popular Brasileira (MPB). Foi cantor, pianista, violonista, maestro e arranjador. Nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1927 e destacou-se como figura central da Bossa Nova deixando um legado musical impressionante. Jobim começou a carreira na década de 1950, ao lado de Vinícius de Moraes e João Gilberto.

Aline Calixto
A cantora e compositora Aline Calixto é considerada um dos expoentes da cena contemporânea do samba brasileiro. Com carreira reconhecida no Brasil e exterior, tem em seu currículo 6 discos e 1 DVD gravado ao vivo em BH, com participações ilustres de Beth Carvalho, Velha Guarda da Portela, dentre outras. Sua música, “Flor Morena”, foi tema de novela na Rede Globo. Foi indicada e vitoriosa em grandes premiações como a APCA, Prêmio da Música Brasileira, e venceu o Prêmio da Música Popular Mineira. Em 2014, criou um dos maiores blocos carnavalescos de Minas, que carrega o seu nome, “Bloco da Calixto”. Foi a primeira mulher a comandar, sozinha, um bloco de carnaval na capital mineira. Também é uma das idealizadoras do bloco Filhas de Clara, que homenageia Clara Nunes. Inclusive, seu álbum mais recente, “Clara Viva”, é especialmente dedicado a artista.

Do Conceito do projeto “A Arte da Palavra”

Por que reunir num só cenário nomes de peso da música e da arte contemporânea brasileira? É de conhecimento amplo e bastante difundido que as obras musicais e poéticas são pilares da nossa história. Artistas, escritores, pensadores culturais da genialidade de Fernando Pessoa, Ernesto Nazareth, Dorival Caymmi e Tom Jobim, e tantos outros, devem ter suas obras apreciadas por gerações e gerações. “Todo ser humano deveria ter a oportunidade de conhecer a literatura musical e poética. Oferecemos ao público o contato com o Belo e com a Arte. Arte como agente transformador. Um sentimento profundo que transcende o universo por meio da Palavra musical e poética. O Festival ‘A Arte da Palavra’ é isso e muito mais”, afirma Carminha Guerra.

Sobre o evento
Os ingressos para o festival A Arte da Palavra estarão disponíveis na plataforma Sympla e na bilheteria do Teatro, a partir de abril, das 12h às 20h e podem ser adquiridos pelo valor de R$ 40,00 (inteira) e 20,00 (meia). Não perca a oportunidade de participar dessa experiência cultural única e enriquecedora!

Local: Centro Cultural Unimed – BH Minas – R. da Bahia, 2244 – Tel.: (31) 35161360

Sobre o Selo Karmim
Em agosto de 2025, o Selo Karmim completa 38 anos de existência com a realização de várias produções musicais, da música instrumental à poesia, tanto para o público adulto quanto infantil. Idealizado pela produtora cultural, Carminha Guerra, o Selo Karmim produz e promove festivais que valorizam as culturas brasileira e mineira. Difunde de maneira democrática, a música, a arte e a poesia. Começou como uma produtora fonográfica com o objetivo de gravar, pois havia muitos músicos mineiros que não tinham registros. “Era muito carente essa questão da gravação aqui em Minas.” A primeira gravação do Selo Karmim foi “A Floresta do Amazonas”, última obra escrita por Villa-Lobos, um poema para orquestra, coro masculino e solo da Maria Lúcia Godoy, com a regência do maestro Henrique Morelenbaum. A partir daí, vários outros projetos foram surgindo, como a gravação da pianista Tânia Cançado, “Tributo a Ernesto Nazareth”, que foi indicado ao Prêmio SHARP; o lançamento do violonista Gilvan de Oliveira, com o LP “Cordas e Corações”; o LP “Vinicius nas Cordas de Gilvan, os CDs: Retratos, Sol e Traquina; a série infantil “Cantos e Encantos”, “Lua de Papel”, “Sementes do Amanhã” Coral infantil Cariúnas; e “Cirandas”. Marco Antônio Guimarães, um resgate do folclore brasileiro, com a releitura do Marco Antônio Guimarães; as poesias gravadas com os poetas Thiago de Mello, Helena Jobim e Adélia Prado; e gravações de grandes mestres, como: Rufo Herrera, Fernando Araújo, Cleber Alves, entre outros.

O Selo Karmim acredita na dimensão criadora do homem, identifica os horizontes da cultura – objeto da criação e torna viáveis os caminhos do artista – criador. “Homenagear os mestres é um culto à nobreza humana, um sentimento de respeito e gratidão”, ressalta Carminha Guerra, idealizadora e organizadora desse Festival.

A Arte da Palavra
De 28 a 31 de maio de 2025
Centro Cultural Unimed – BH Minas – R. da Bahia 2244
Produção: Selo Karmim