Rubinho do Vale lança o primeiro DVD da sua carreira 15/06

Acompanhado por banda, o compositor mineiro lança o DVD  “Viva o Povo Brasileiro”

Rubinho do Vale apresenta, dia 15 de junho, às 19h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado“Viva o Povo Brasileiro”. O show marca o lançamento do primeiro DVD da sua carreira, gravado no ano passado, e propõe uma viagem pela obra do compositor, que faz das suas músicas um retrato da cultura e da beleza de suas raízes, o Vale do Jequitinhonha.

Acompanhado pelos músicos Waldir Cunha (baixo), Fernando Rodrigues (violão e guitarra), Ivan Bahia (percussão), Zeca Magrão (percussão), Fabiano Zan (sax e flauta), Theo Lustusa (acordeon) e  Reginha Mori (vocal), Rubinho do Vale passeia pela diversidade da música brasileira. Batuques, folias, baiões e frevos ditam o ritmo de uma cantoria alegre e festeira, que apresenta ao público o lado dançante da música mineira do Vale do Jequitinhonha. “Sou um cantador do Jequitinhonha a viajar no trem da história, levando violas e tambores e dando vivas ao povo brasileiro”, explica o compositor e violonista.

Este show é realizado através do projeto: Viva o Povo Brasileiro – O canto de Rubinho do Vale, com recursos da Lei Estadual de Cultura de Minas Gerais e patrocínio da CEMIG.

O cantador, referência na música regional brasileira, gravou mais de 20 discos independentes, entre eles, oito dedicados às crianças. Seu trabalho voltado para o público infantil se transformou em material pedagógico, levando-o ao reconhecimento como “educador informal”.

Conheça Rubinho do Vale

O cantor e compositor mineiro, natural do Vale do Jequitinhonha, teve como primeiro instrumento ainda na infância, um acordeão que era do seu pai. Ao concluir a oitava série, ganhou da mãe um violão e se apaixonou de vez pela música. Para se formar em engenharia, Rubinho se mudou para Belo Horizonte e, em seguida, foi para Ouro Preto, após ser aprovado no vestibular da Escola de Minas da cidade, no curso de Engenharia Geológica. Pelas ladeiras deste município histórico, o músico participou de festivais universitários e conheceu grandes artistas brasileiros. O contato com a música do Grupo Raízes foi fundamental para o cantor perceber a sua origem e cultura, levando-o a se dedicar ainda mais a música, mesmo que de forma autodidata e com muito esforço. 

Ao retornar para a capital mineira, o compositor deu início a uma de suas características, a defesa da sua terra, do seu povo e de seus valores, por meio da sua música e de sua voz. Nesta caminhada, o cantor fez muitos amigos, entre eles Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeira, Gonzaga Medeiros, Titane, Dércio e Doroty Marques. Junto com o parceiro Tadeu Martins, Rubinho fundou o grupo musical Terrasol e iniciou as suas viagens pelo interior mineiro. O cantor também se apresentou em universidades, sindicatos, associações de bairros, feiras e teatros. Com sua música para crianças e adultos, alcançou o reconhecimento e partiu em cantoria para outros lugares do Brasil e do exterior. 

Seu trabalho na área da educação, com a inserção de suas composições em materiais pedagógicos, foi reconhecido por meio da Medalha do Mérito da Educação, em 2002, pelo governo mineiro. Em 2003, Rubinho recebeu das mãos do então Ministro Gilberto Gil e do Presidente Lula, a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, a maior condecoração do governo brasileiro aos artistas e intelectuais do país pelo reconhecimento de sua obra.  

https://www.youtube.com/watch?v=TASnQghxyNA&list=RDTASnQghxyNA&start_radio=1&t=8    Viva o Povo Brasileiro

Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – Parque Ecológico Lagoa do Nado – (Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904 Bairro Itapoã – Belo Horizonte.

Data: 15 de junho

Horário: 19 horas 

Classificação livre

Acesso gratuito

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100

Adicionar Comentários

Clique para comentar