Romeu Zema visita o Mercado de Origem

O governador Romeu Zema esteve no Mercado de Origem nesta quinta para conhecer o projeto, incluindo as atrações gastronômicas e culturais e o potencial turístico do local. O convite partiu de uma conversa entre Bernard Martins, presidente da Fundação Doimo e diretor do Mercado de Origem, e o secretário Thales Almeida Pereira Fernandes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA). Zema pode conferir o que representa local, que se consolida como um pólo que reúne produtores de diversas regiões do estado fomentando produtores de queijo, doces, quitandas, café, cachaça, artesanato, indústria moveleira, vinho e cerveja artesanal e a gastronomia, com seus restaurantes, além de eventos.

O governador tomou um café e comeu um pão de queijo na loja Armazém a Mineira, que  traz o verdadeiro clima do interior de Minas, com produtos que carregam o sabor da tradição e o calor da hospitalidade mineira. Também conheceu o Museu das Reduções com suas réplicas de locais históricos de Minas e do Brasil. Um mergulho na arte em escala e na arquitetura histórica do Brasil. Patrimônio e cultura representados com precisão e encantamento. Ele também conheceu os queijos premiados da Queijaria Senzala. Uma vitrine de sabores mineiros reconhecidos dentro e fora do Brasil, com histórias de conquista, terroir e muito orgulho.

Ele também conheceu a Doimo Brasil, uma marca ítalo-brasileira de mobiliário de alto padrão com um catalogo que atende aos decoradores mais exigentes. O setor moveleiro é uma indústria pujante em Minas Gerais com relevante geração de empregos.

Ele finalizou a visita no Empório Vó Olívia é o maior e-commerce de artesanato mineiro do Brasil, oferecendo mais de quatro mil itens que resgatam a memória afetiva e valorizam a cultura de Minas Gerais. Fundado em 2018 por Cássio Fernandes, o projeto reúne mais de 150 artesãos parceiros, promovendo a arte e a tradição mineira. Com sede em Mercês (MG), a loja destaca-se por proporcionar aos clientes produtos que remetem às lembranças da infância e ao carinho das avós. Ele conversou com uma das artesãs e falaram sobre o potencial e o desenvolvimento que a economia criativa possui, podendo mudar a vida de muitas regiões de Minas Gerais.

Segundo Bernard Martins, “Foi uma honra receber a presença do ilustre governador Romeu Zema no Mercado de Origem, um dos empreendimentos que integram o Circuito dos Mercados — projeto que conecta tradição, cultura e desenvolvimento em Minas Gerais. Tivemos a oportunidade de apresentar a ele uma síntese do que esse mercado representa: a valorização da identidade mineira, do empreendedorismo local e da cultura como vetor de desenvolvimento”, conclui.

Martins ainda ressalta os mais importantes momentos da passagem do governador: “Durante a visita, percorremos espaços que traduzem essa proposta: o Museu das Reduções, com réplicas em escala de grandes marcos da arquitetura brasileira; a loja DOIMO, indústria mineira de móveis de alta decoração com design brasileiro e internacionalmente premiado; e a Queijaria Senzala, que conta com uma cava de maturação e oferece queijos artesanais mineiros reconhecidos em premiações. Passamos ainda por uma tradicional armazém mineira, onde apresentamos produtos típicos como cachaças, doces e queijos, símbolos da nossa rica produção regional”, finaliza.

Martins ainda celebra a presença do governador reforça o papel do Mercado de Origem como um polo estratégico de cultura, gastronomia, geração de renda e turismo. “Agradecemos, também, o apoio institucional do Governo de Minas Gerais, em especial da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Emater-MG e do IMA, parceiros fundamentais na consolidação desse projeto que tem como missão impulsionar o desenvolvimento territorial por meio de soluções sustentáveis e inovadoras.”, comemora.

Uma das maiores lojas de artesanato do Brasil chega ao Mercado de Origem

O projeto mineiro Empório Vó Olivia, que se destacou nacionalmente ao valorizar o trabalho manual e a produção artesanal de Minas Gerais, inaugura sua segunda loja física, agora na capital mineira. O novo espaço, com 300 metros quadrados, será aberto ao público em 07 de Maio no mercado de Origem Olhos D’água, e reunirá obras de mais de 250 artistas e artesãos de todo o estado.

Após o sucesso na internet — com forte engajamento nas redes sociais, alto volume de vendas e uma comunidade fiel — o Vó Olivia consolida sua presença física com um espaço que é mais do que uma loja: é um verdadeiro centro de cultura, arte e tradição popular mineira.

“Acreditamos no poder do feito à mão e na importância de manter viva a memória do artesanato como expressão artística e identidade cultural”, afirma Cássio Fernandes, fundador do projeto. “Trazer o Empório para Belo Horizonte é uma forma de honrar nossas raízes e criar um ponto de encontro entre artistas, moradores e visitantes.”

A nova loja oferecerá uma curadoria diversa de produtos autorais — entre cerâmicas, bordados, arte popular, acessórios, objetos de decoração e peças únicas — todos produzidos por mãos mineiras. Além disso, o espaço será palco para eventos culturais, oficinas e ações voltadas à valorização da arte artesanal.

Com essa inauguração, o Empório Vó Olivia reafirma seu compromisso com a valorização da economia criativa e com o fortalecimento da cultura popular mineira. Um projeto que começou como uma homenagem às raízes familiares e hoje se transforma em um movimento de alcance nacional.

O jeitinho mineiro é o estilo de vida de um povo talentoso, bom nos negócios, nas artes e em muitas outras áreas da vida. Inspirado nessas características nasceu, em 2018, o Empório Vó Olívia, um projeto que tem como propósito valorizar o artesanato e a cultura mineira, dando voz aos personagens principais desse espetáculo: os artesãos. A nossa proposta é fomentar a cultura colaborativa entre os artistas , artesãos e comunidades.

Somos o primeiro e-commerce especializado em artesanato mineiro do Brasil e, assim, fazemos com que a arte mineira ultrapasse barreiras geográficas. Em troca, ganhamos clientes engajados e defensores da nossa marca. Somos a maior loja virtual de artesanato do Brasil

Nossos produtos possuem uma característica única: o resgate à memória. Nossas peças são capazes de nos levar de volta a casa dos nossos avós, um lugar valioso e de muitas lembranças. “O Vó Olívia é uma homenagem à minha avó, uma mulher que carregava consigo vários dos atributos mineiros: aconchego, carinho, cuidado, coisa de vó mesmo. São qualidades que eu sempre quis mostrar dentro do projeto” explica o fundador e diretor do Empório, Cássio Fernandes.

As peças que compõem o mix são confeccionadas em cabaça, madeira de demolição, tecido, barro, pedra e ferro. “São produtos que nos ajudam a resgatar as boas memórias. Eles têm a cara das nossas avós, da nossa mãe, é algo bem maternal mesmo, que remete à proximidade, ao bem-estar, ao carinho”.

Empório Vó Olívia em números:

* Em 7 anos de projeto, conquistamos mais de 897.000 mil seguidores em nosso Instagram @emporiovoolivia. Em nossa página do Facebook, reunimos mais de 300 mil seguidores e 11.000 seguidores no pinterest. Totalizando mais de 1 milhão de seguidores seguidores nas plataformas digitais.

* Nossa live, realizada duas vezes por semana, registra audiência média de 10.000 mil pessoas ao longo de toda a transmissão;

* Representamos uma parcela significativa na economia colaborativa, registrando um faturamento anual médio de R$ 25.000.000,00

* Nossa equipe de vendas e atendimento, é especialista em proporcionar uma experiência única ao nosso cliente, pautada na proximidade e no acolhimento;

* Temos, aproximadamente, 250 artesãos parceiros em todo o estado de Minas Gerais. Em nossa unidade administrativa, localizada em Mercês (MG), geramos 70 empregos diretos;

* Em novembro de 2024, batemos a marca de 200.000 mil clientes, responsáveis por fazer do projeto um case de sucesso!

* Enviamos mais de 5.000 pedido mês, totalizando mais de 20.000 peças de artesanato Mineiro.

Deixe a gente contar um pouco da nossa história, dando espaço para os nossos artesãos e para a cultura mineira.

www.voolivia.com.br

@emporiovoolivia

@mercadodeorigem