O Dia das Mães é uma das datas que mais movimento o comércio e gera faturamento aos lojistas, bares e restaurantes. Pensando nisso bares e restaurantes da capital já se movimentam para aguardar um alto fluxo este domingo, visto que muitos gostam de levar as mães para almoçar fora neste dia.
Por isso, listamos algumas boas opções para as mães, neste domingo, dia 11 de maio.
– Hofbrauhaus : a única cervejaria alemã da América Latina
– Bebedouro: unidade Pampulha e Espaço 356: especialidade em parrilla
– All Mar: especialidade em frutos do mar. As mães ainda ganham uma massagem.
– Forja: especializado em culinária medieval
– Raja Steakhouse: rodízio, localizado no São Bento
– Mandacaru: localizado no Mercado de Origem, comida nordestina
– Ô Chefe: localizado no São Bento e Caiçara
– Amy Wine: especializado em vinhos, terá com café da manhã e Dj no domingo.
– Mercado de Origem: diversos restaurantes
All Mar vai presentear as mães com uma massagem
Todo mundo sabe que BH não tem praia e que só falta isso para ser a capital perfeita. Mas, não é que o All Mar conseguiu trazer para bem pertinho da Lagoa da Pampulha um pouco do ar litorâneo para a cidade ficar melhor ainda? Quem entra pelos portões do restaurante já sente um ar bem diferente e convidativo. Tudo remete ao ambiente praiano, desde a decoração, até o cardápio e bebidas.
O All Mar possui capacidade para 370 pessoas sentadas, e ficou lindo e aconchegante! Tem opções para quem quer almoçar, fazer um happy-hour, comemorar aniversário ou ainda uma baladinha no sábado à noite! São mesas distribuídas com sofás e almofadas. Nas paredes, objetos decorativos em que tudo lembra o mar e peixes, nas cores azul e amarelo.
O cardápio é vasto. É claro que os destaques vão para os frutos do mar, mas os sócios, preocupados com aqueles não comem essas iguarias, seja por alergia ou por gosto, resolveram colocar pratos com opções de carnes vermelhas. Então, opção é o que não falta! Destaque para o Polvo à Lagareiro: polvo grelhado, batatas ao murro, azeitonas pretas, tomates, brócolis e alho assado, acompanhados de arroz de pilaf e para o Praia de Iracema: prato servido com spaguetti, camarões, lulas, molho pomodoro, tomatinhos e mozzarella de búfala.
Em relação às bebidas, o restaurante tem parceria com a Heineken, Diageo e Coca. É válido citar aqui duas delas que fazem sucesso e vale a pena experimentar: Sunset Belini e Rum Matte Fizz. Além disso, oferecem uma carta de drinks autorais feita pela própria casa.
All Mar Restaurante
Avenida Dom Orione, 116 – São Luiz
Funcionamento:
Terças às sextas: 11:30h até meia-noite
Sábados: 11:30h até meia-noite
Domingos: 11:30h às 20h
@oallmarbrasil
Hofbräuhaus BH comemora 10 anos e traz nova Chef para o BrewPub
A Hofbräuhaus BH, a primeira cervejaria da América Latina, veio para BH em 2015, em um modelo BrewPub, em que a fábrica é ligada ao restaurante e as cervejas servidas são “frescas”, saídas diretamente dos tanques. Hoje é uma das únicas cervejarias em que a cerveja é realmente fresca, e com um ciclo completamente fechado, onde ela só tem contato com o oxigênio no seu copo. Segundo o proprietário, Bruno Vinhas, cada detalhe, desde o projeto arquitetônico – desenvolvido pelo aclamado arquiteto Gustavo Penna – até a decoração, escolha dos móveis, lustres, equipamentos, mestre-cervejeiro, chef de cozinha, pratos e até as músicas passaram pelo crivo dos alemães para que os consumidores e clientes possam sentir sons, aromas e sabores como se estivessem realmente lá, na Alemanha. A arquitetura é toda inspirada na Hofbrauhaus Munchen, com os arcos as mesas compartilhas de madeira. A cervejaria veio toda de fora, é o mesmo equipamento que eles utilizam na Hofbrau Munchen, em menor escala.
2025, ano em que a cervejaria comemora 10 anos de existência, Bruno adianta muitas novidades para a casa. “Esse é um ano muito significativo para nós. São 10 anos de muito trabalho à frente dessa casa maravilhosa, e este ano faremos muitas mudanças, vamos trazer novidades, e uma delas é a contratação da nossa nova Chef de Cozinha, que vem com uma bagagem muito boa para a HB, quero que os clientes venham e tenham muito prazer em comer e ter toda a experiência, ”, fala Vinhas.
O novo cardápio é assinado pela chef Sabrina Banneit. Formada em Marketing, ela trabalhou a vida inteira no setor, trabalhou anos na AMBEV na parte de cervejarias artesanais ativando marcas e conceitos e largou tudo para poder seguir o sonho na cozinha. Se formou na Le Cordon Bleau, trabalhou em SP com renomados chefs, o que lhe garantiu experiência e habilidades que a levaram para Paris. Lá começou a trabalhar como cozinheira em um restaurante estrela Michelin até se tornar sous chef, quando decidiu voltar ao Brasil. Ela também é filha de família alemã, o que a torna mais intimista com a HB.
O cardápio da HB se divide em pratos tradicionais alemães, com um selo da HB para mostrar que é preparado como na matriz. As receitas se mantêm as mesmas, mas a apresentação foi modernizada. Os pretzels, por exemplo, são importados diretamente de Munique para manter o padrão de qualidade exigido. Já os autorais incluem opções muito bem elaborados e pensados, utilizando ingredientes frescos e todo o range de sabores técnicos para agradar o paladar do público local. O novo cardápio também possui opções de vinho, na verdade, espumantes, vinhos brancos e tintos, clericot e sangrias que harmonizam perfeitamente com os pratos.
Hofbräuhaus BH
Av. do Contorno, 7613 – Lourdes, BH-MG
Telefone: 31-3327-7613
Horário de funcionamento:
Segunda: Fechado
Terça a Sexta: 18h as 24h
Sábado: 12h às 24h
Domingo: 12h as 22h
Almoço Executivo: de 12h às 14h, de terça a sexta
@hofbrauhausbh
Ô Chefe Steakhouse ganha segunda unidade em BH
Ô Chefe, sucesso no bairro Caiçara, agora conta com uma nova unidade São Bento, na Rua Kepler, 515. E no domingo a casa vai fazer uma galinhada ao vivo. Com um conceito de parrilla, o restaurante oferece uma experiência gastronômica que combina pratos brasileiros e churrasco clássico, com cortes nobres. A nova unidade tem como destaque um amplo salão e uma varanda aconchegante. A casa é comandada pelo chef Ronaldo Avelar, com passagens por diversos projetos no Brasil e na Europa.
Entre os destaques para abrir o apetite está a Burrata D’O Chef, com pomodoro, pesto, tomate confit, farofa, panko e torrada caseira. Tem também o tartar de salmão, com sour cream na cestinha folhada e o tartar de filé mignon clássico. Tem ainda o queijo coalho gratinado com sweet chilli e o carpaccio angus, servido com lascas de grana padano, alcaparra frita, rúcula, flor de sal e azeite de carvão. Outro destaque é o Baby Cheddar, que é a batata baby recheada com cheddar e bacon grelhado na brasa. Outra entrada que promete é a bruschetta de camarão. A linguiça embriagada, que é flambada na cachaça, tem um charme especial. Não podem faltar os clássicos: Ribs and Fries, que são as batatas fritas com costela desfiada e camada de parmesão, Isca de Tilápia e aioli de limão, Buffalo Wings, que são as tulipinhas de frango envolvidas no molho de sweet chilli, e o croquete de costela.
Nos pratos principais, massas e a especialidade da casa: carnes direto da parrilla. Uma das apostas é o carré de cordeiro com nhoque de banana da terra, o fettuccine ao pesto com cogumelos e o fettuccine Alfredo, salmão grelhado com crosta de gergelim e risoto de limão siciliano, o tornedor de filé com risoto de queijo grana e molho roti. Tem o ancho grelhado servido com talharim ao molho pomodoro e o ancho a mineira, com arroz, vinagrete, batata frita e farofa do Chef. O ancho família vem com 600g de ancho grelhado, coberto com generosa camada de queijo raclete e batata recheada. E pra fechar, o Linguine finalizado dentro do queijo provolone com escalopes de filé.
Vários cortes nobres saem da parrilha, preparadas como um autêntico churrasco portenho. Sucessos da casa são a maminha Angus, a picanha nobre, o costelão família, o steak ancho e steak chorizo, a parrillada do chefe vem completa 250g de chorizo, 250g de ancho, 250g de linguiça de costela angus, e 250g E você pode escolher os acompanhamentos, como fritas, batata rústica, banana da terra frita, arroz branco, farofa do chefe, queijo raclete, mandioca na manteiga de garrafa. Nas sobremesas, o pior bolo de BH: feito com chocolate cremoso com sorvete de creme e couli de frutas vermelhas e o Mil Folhas d’o Chef, massa folhada, ganache de chocolate meio amargo, calda de morango com cachaça e mel e sorvete de creme.
Na carta de bebidas, tem chopes e cervejas da Krug e carta de drinks clássicos e autorais. Há ainda opções de vinhos selecionados para harmonização prefeita com a gastronomia proposta pela casa.
Chef Ronaldo Avelar
Nascido e criado na padaria de seus pais, Ronaldo cresceu sempre tendo contato com a produção de paes e diversos produtos. Aos 18 anos abriu um foodtruck onde vendia hambúrgueres artesanais e hotdogs especiais. Decidido que a gastronomia era sua profissão de vida, formou-se em gastronomia pela Estacio de Sá em 2012 , fez Pós-Graduação em Nutrição com ênfase em gastronomia . Em 2014 a frente do Bistrô Dias de Graças ganho o premio da revista Veja Bh. Passando por vários tipos de restaurantes como bistros, steak house, cozinha mineira, buffets. Em 2017 Ronaldo se sentiu estagnado em Belo Horizonte e resolveu se mudar para Europa.
Morou em alguns lugares como Palma de Mallorca e Lisboa. Na sua passagem pela Europa em busca de conhecimento técnico , chefiou o Hotel Boutique Maxime, melhor hotel 4 estrelas de Lisboa em 2019. Também trabalhou em restaurantes do Guia Michelin, como a Casa de Linhares. Foi Sub-chef do Miguel Laffan 1 estrela Michelin. Voltando ao Brasil na Pandemia Ronaldo conheceu o chef Leo Paixao, onde entrou para equipe do Ninita, chefiou a casa por quatro anos e faturou dois prêmios de melhor Restaurante Italiano de Belo Horizonte.
Em 2024 Ronaldo inaugurou seu restaurante junto a sua esposa chef Paolla Stocler, o Pinga e Frita é um restaurante de cozinha mineira com um toque sofisticado, e se encontra no Mercado de Origem. Hoje sua rotina é dividida entre o Pinga e Frita e Ô Chefe São Bento.
Ô Chefe
https://www.instagram.com/ochefebh/
Caiçara: Rua Alabandina, 90, Caiçara
São Bento: Rua Kepler, 515, S. Bento
Amy Wine Bar é a grande novidade na cena gastronômica de BH
O Espaço 356 ganhou uma nova casa dedicada às artes, à música e ao vinho. O Amy Wine Bar apresenta uma proposta que abraça uma carta de vinhos exclusiva, gastronomia de diversos países com um toque especial e música. Um dos sócios é o Dj Leandro Rallo, nome conhecido da cena house de BH. E também casa tem uma musa inspiradora: Amy Winehouse, uma voz inesquecível que ecoou pelo mundo. Com seu estilo único e letras que sangravam alma, Amy marcou a música com sua autenticidade. Uma artista que viveu intensamente e deixou um legado eterno. Sua música continua a inspirar e emocionar gerações.
A história é bem simples, o Amy Wine Bar herda toda a estrutura do Cabernet Butiquim que foi projetado pela Balsas Arquitetura para Casa Cor 2024, edição que foi realizada no espaço 356. A nova casa aproveitou essa estrutura, mas aplicou uma nova roupagem com seus conceitos e o DNA de ter uma alma mais descontraída, onde são servidos vinhos clássicos, espumantes, champanhes em garrafas, ou taças, no exclusivo método on tap em barril com biqueiras especiais. A carta de vinhos traz opções exclusivas da linha da Famiglia Valduga. Uma carta completa com rótulos de vinhos e espumantes nacionais importados. Para completar, produtos exclusivos da Casa Madeira, que inclui chás, azeite, antipastos e uma infinidade de produtos para degustar e levar para casa.
O espaço é aconchegante e charmoso, moderno, despojado que propõe um lifestyle leve e contemporâneo. Nas paredes dos salões, há uma galeria permanente do fotógrafo das estrelas, Marcos Hermes, que vai fazer exposições contínuas. Cada mês, um novo artista renomado vai ser homenageado. E os clientes podem adquirir os quadros, assinados e numerados. Exclusivo.
O cardápio reúne tapas e pratos que unem a tradição mineira com sabores internacionais, criando combinações únicas. A cozinha é assinada pela chef Renata Leite, que promete iguarias inspiradas na culinária italiana, mexicana, asiática, com ingredientes e técnicas típicas de Minas Gerais. A carta de drinks é desenvolvida exclusivamente para o Amy Wine Bar, pelo Jangalito, marca que coleciona vários títulos de melhor drinqueria de BH. Além dos tradicionais, oito drinks elaborados com espumantes e seis autorais.
O Dj Leandro Ralo, claro, assinam a trilha sonora na casa. Desenvolvida com o espírito de Amy, sempre inovando com repertório elegante e moderno. O Espaço 356 é um mix de arte, entretenimento, esportes, moda, gastronomia, com estacionamento amplo e seguro. Mais do que o primeiro shopping conceito de BH, é um núcleo de experiências.
https://www.instagram.com/amy.winebar/
Espumanteria, Bistrô, Photo Gallery
Rua Adriano Chaves de Matos, 100 – Espaço 356 – Rooftop
Bebedouro é a novidade do rooftop do Espaço 356
O rooftop do Espaço 356 ganhou uma grande novidade gastronômica. É a segunda unidade do Bebedouro em BH, instalada no Olhos D’água, com todo o conceito de bar de fogo que conquistou BH. O primeiro Bebedouro chegou à capital mineira em 2023, depois de marcar época em Curitiba, e rapidamente ganhou o coração dos amantes da boa gastronomia. No 356, o bar foi construído sobre uma estrutura feita de contêineres, com teto retrátil e lareiras espalhadas pelo ambiente, bem rústico e aconchegante. O letreiro Belori Hills, que na Pampulha tem como cenário de fundo a igrejinha São Francisco, na nova casa tem as montanhas e o bairro Belvedere e Vila da Serra e seu imponente Sky Line.
O conceito de bar e fogo veio com cada detalhe. Uma caminhonete antiga será adaptada como uma churrasqueira para costelas, num carrossel que vai girar e assar as carnes no estilo fogo de chão. O primeiro Bebedouro é um sucesso e os números provam isso. Foram 240 mil pessoas atendidas nesses dois anos. Mais que a população de muita cidade de Minas. São 50 toneladas de carne, mais de 300 mil copos de chope e 130 mil drinks servidos. Outro numero que impressiona são as 220 mil porções preparadas na cozinha da casa. Esses impressionantes números estimularam a segunda unidade.
A gastronomia e a decoração são destaques da proposta principal. Uma parrilla foi idealizada por Diogo Manfredini, proprietário da casa, também para o 356.
No cardápio, entre as opções bovinas, tem picanha, fraldinha com mostarda, mignon com gorgonzola, T-Bone, tomahawk com manteiga de ervas são as opções feitas neste equipamento. Há ainda ostras, trazidas de Santa Catarina, gratinadas clássicas e também com bacon. Uma mistura exótica. Outro destaque é o pernil de cordeiro e a tulipa de frango a moda italiana. Nas grelhas ainda é preparado o salmão. A linguiça artesanal é servida em formato caracol e tem e a clássica panceta também é uma aposta. O Bacon é destaque. Ele é preparado com açúcar mascavo, que deixa ele crocante e realça o sabor.
Nas entradas tem as tostadas, torradas de salmão e também de tomate. Tem o croquete de carne, o camarão à romana, que vêm empanados com parmesão. Outras opções são o bolinho de bacalhau e as batatas rústica e a servida com pulled pork. Este último estrela um sanduíche com mozarela e sour cream. Tem um sanduíche de brisket com queijo canastra e vinagrete defumado. E o cheese burguer com costela e bacon.
O local é todo exclusivo, com móveis feitos por Diogo Manfredini, que também desenhou e executou vários projetos em bares da cidade e do Brasil. O destaque da decoração são objetos antigos, como televisões da década de 70, caixa registradora e rádios retro .
No bar, chopes artesanais de Minas Gerais e linhas Premium da AmBev. E muitos drinks exclusivos. São seis a base de gin, incluindo o Bebedouro, com xarope de grenadine, tônica, espuma de gengibre e pimenta rosa. Outros clássicos como o Kir Royale e Aperol Spritiz, mais quatro opções a base de vodca e outros a base de Jack Daniel’s e suas versões e mais caipis. Tem ainda o Tóquio Mule, com saque e espuma de gengibre. Pra fechar, mais duas opções não alcoólicas. Haverá ainda open wine em dias específicos.
O Bebedouro de BH é inspirado no homônimo de Curitiba, que foi inaugurado em 1977 no Largo de mesmo nome, no Largo da Ordem, local histórico da capital do Paraná. Um dos destaques da casa eram os camarões que também estarão no cardápio que vai chegar aos mineiros agora. O estabelecimento lá ficava ao lado do teatro e era frequentado por artistas e famosos. Dona Angela, que além de comandar a cozinha e a gestão da casa, fazia questão de ir a cada mesa e cantar uma música para alegrar os clientes. O bar funcionou até 1983 e marcou a história da cidade.
Bebedouro Bar e Fogo
https://www.instagram.com/bebedourobarefogo/
Otacílio Negrão de Lima 1835 – São Luiz
Bebedouro 356
https://www.instagram.com/bebedouro356/
Rua Adriano Chaves de Matos, 100 – Espaço 356 – Rooftop
Mercado de Origem ganha restaurante Mandacaru com especialidades nordestinas
A chef Simone Caldas lançou em abril o Mandacaru, um restaurante de comida brasileira, sonhado e planejado há mais de 10 anos, que agora é um dos destaques do rooftop do Mercado de Origem no bairro Olhos D’água. Segundo a chef, o local respira brasilidade e gastronomia, perfeito para casar com os conceitos da nova casa. O restaurante carrega como lema “Cozinha de Origem”, o que significa que, embora o Nordeste tenha papel de destaque, a proposta é apresentar, aos poucos, cada pedaço do nosso Brasil com técnicas da culinária francesa.
A Simone Caldas nasceu em minas mas com menos de um mês de idade mudou-se com sua mãe para Aracaju, onde cresceu e casou, além de aprender sobre a gastronomia patrimonial do Norte e Nordeste. E ela trouxe essa vivência para o Mandacaru, Com o cardápio que aposta em clássicos nordestinos, como acarajé e moqueca de arraia. Mas também inova com pratos como costela prensada no creme de cabotiá, carne serenada com cuscuz e entradas surpreendentes, como guioza de sarapatel. O cardápio é diverso e foi pensado para encantar o paladar mineiro. A ideia que inspirou a criação do Mandacaru era trazer ao público a sensação de estar na famosa “Passarela do Álcool” de Porto Seguro: um espaço democrático, com boa comida, cervejas artesanais, chopp gelado e uma ampla seleção de vinhos para todos os gostos e bolsos. O Mandacaru carrega a essência de uma mulher nordestina, guerreira, que conquistou uma bolsa no Senac, foi indicada para o Cordon Bleu e nunca perdeu sua simplicidade nem o desejo de aprender. Tudo isso com o propósito de servir, em Belo Horizonte, o melhor da culinária brasileira.
Um grande destaque é a releitura do tradicional frango com quiabo, batizado de “Oxente Galinha”: uma sobrecoxa preparada no sous vide, finalizada na churrasqueira, servida com polenta de queijo de raspa e glacê de quiabo. A carta de drinks, com clássicos e autorais, e a carta de vinhos foram elaboradas com uma seleção bem estudada. Sempre haverá um drink do dia para surpreender os clientes. E as cervejas da Krug Bier, pioneiro no mercado de Minas, foram as escolhidas para a casa. O Mandacaru tem 120 lugares, distribuídos entre mesas familiares e bistrôs, criando um ambiente versátil e acolhedor para todos os públicos. Um dos prato mais conhecidos do Nordeste ganha sua versão aqui: Baião de 3. O Baião na versão do Mandacaru, além da carne do sol, entra com uma linguiça artesanal e um belo torresmo de barriga em homenagem a Minas. O nome “baião” refere-se à dança e ritmo musical típicos da região, enquanto o “dois” se refere à combinação arroz e feijão, que é a base do prato. Dentre as diversas entradas, destacamos a coxinha de feijoada com geleia de jaboticaba apimentada, uma releitura deliciosa.
O Polvo no vatapá é um dos destaques. Uma das iguarias mais saborosas do mar é servida no Mandacaru ele é com um duo imbatível da comida baiana, o vatapá é caruru da chef. Ela pessoalmente prepara para ter a garantia que iram comer o verdadeiro sabor das praia nordestinas e finaliza com o prato de coentro e picles de legumes.
Sobre a chef: Em 2011, Simone decidiu recomeçar. Deixou para trás a carreira na comunicação e reencontrou suas raízes na cozinha — onde a comida sempre foi mais que sustento: era afeto, era história. Foi com o incentivo de um amigo que entrou num concurso do SENAC. Venceu. Conquistou a bolsa. E mergulhou de vez no universo da gastronomia, com dedicação e vontade de fazer acontecer. Trabalhou em eventos, passou por grandes cozinhas em Belo Horizonte e, com o tempo, ganhou espaço — com sabor, coragem e verdade. O sonho de ter uma marca própria crescia junto. E mesmo adiando esse plano por alguns anos para viver outras experiências, ela nunca deixou de acreditar. Até que chegou o convite para o Mercado de Origem. Com muito foco ela inaugurou o Mandacaru. Hoje, ela representa resistência e orgulho. À frente do Mandacaru, mostra que a comida brasileira é arte, identidade e alma.
Mandacaru Cozinha de Origem
https://www.instagram.com/mandacaruorigem/
Rua Adriano Chaves e Matos, 447 – Olhos D’Água
Forja Taverna Medieval
A capital dos bares e restaurantes ganhou uma casa que promete ser diferente de tudo o que já se viu por aqui. É uma autêntica taverna medieval, e quando se fala autêntica é no sentido real da palavra. Foi fundada pelo saudoso Kiki Ferrari, falecido em 2024, e Igor Escobrar.
A ideia veio do sócio Igor, que após passar uma temporada no exterior estudando, voltou com esse desejo latente de abrir um restaurante que remetesse às origens medievais. Procurou o Chef Kiki Ferrari e expôs suas ideias e o projeto. Logo os dois que são apaixonados pela cultura e história medieval, abraçaram o sonho e encararam o plano. Até o ponto onde será o PUB foi pensado de forma a se ter uma esfera da época.
O nome é a Forja Taverna Medieval. “Escolhemos esse nome pelo fato de uma forja ser o lugar onde os ferreiros fabricavam armas, armaduras, ferraduras, entre outros e era um ofício comum e característico por toda era medieval, tornando-se um elo conceitual entre todos os povos desse período que buscávamos. Queremos proporcionar uma experiência medieval aos clientes. Desde um cardápio que contempla pratos do ocidente ao oriente, sempre tentando ser o mais fidedigno historicamente com o período, até nas decorações, com características de vários povos e culturas diversas da era medieval”, explica Igor.
A casa tem decoração da época, toda planejada, com artefatos feito sob encomenda, tudo para levar o cliente a uma viagem ao passado. Para isso, os sócios participaram de leilões e encomendaram réplicas de armas e armaduras historicamente corretas, com diversas bandeiras multiculturais e até mesmo uma coifa em forma de elmo. Tudo para deixar o espaço o mais histórico possível. “Vamos colocar um antigo sonho em prática. Para isso estudamos muito, pesquisamos, viajamos e com certeza vamos oferecer o que tem de melhor”, fala Igor.
Como o restaurante propõe uma volta ao passado, a gastronomia também levará o cliente a essa viagem de cores, sabores e texturas do passado. Insumos, temperos, tudo foi pesquisado conforme os costumes da época. O cardápio foi todo elaborado pelo Chef Kiki Ferrari, com contribuições do Igor. Uma das peculiaridades do local é que o cliente poderá encomendar um banquete medieval para levar para casa. Será o Porco Real. Todo o cardápio vai passear do oriente ao ocidente, abrangendo o máximo da história e gastronomia da época. Do cardápio podemos destacar por exemplo, a A Bisteca de Apicius (Ofellae), que é: a Bisteca Bovina Marinada à Moda Romana. “Ofellae” é uma antiga receita medieval romana e uma das mais antigas receitas de steak já encontradas.
No livro “De Re Coquinaria”, um dos livros de receita mais antigos do mundo atribuído a um cozinheiro chamado Apicius, descreve-se o preparo de steaks bovinos e suínos marinados com mel, azeite, pimenta longa e Garum, um molho à base de peixe que deu origem a famosa Colatura di Alici, o famoso molho salgado de Aliche.
E a Costela à Cinco Dedos (Beshbarmak), que é: a Costela Bovina Desmanchando com Massa Rústica, Caldo de Costela e Cebola Roxa. “Beshbarmak” significa “cinco dedos” em várias línguas túrquicas, que representa como as tribos nômades da Ásia Central comiam esse prato. O prato é tradicional ao longo de toda a rota da ceda, da China Muçulmana, passando pela Rússia, toda a Ásia Central e adiante. É um prato ritual servido em ocasiões especiais feito do abate do animal inteiro cozido, onde cada corte é servido para pessoas específicas. Os cortes são servidos sobre uma camada de tiras largas de massa cozida e cebola, acompanhado de “Shorpa” sopa feita do caldo da carne, e em algumas regiões acompanha-se creme azedo. É um Lamen em sua forma mais primal. A construção do Beshbarmak como prato nacional data da literatura soviética que herdou a dicotomia nômade do Império Russo.
Com as bebidas não será diferente. Elas também vão passear pela história. Podemos citar do cardápio a Sangria Romana (Conditum Paradoxum), que leva o Vinho Rosé, Mel, Açafrão, Louro e Xarope de Tâmara. “Conditum Paradoxum” ou Vinho temperado Surpresa é uma versão romana de uma bebida grega chamada anteriormente de “Hipocras” em homenagem a Hipócrates pai da medicina. Ervas e especiarias eram acrescentadas em muitas bebidas para melhorar o sabor e por propriedades medicinais.
Na Roma Medieval várias versões foram criadas e popularizadas pela Europa dando origem a bebidas como a sangria e até nosso quentão. Destaque também para a Brinde de Solstício (Wassail), que leva Sidra, Cerveja, Hidromel, Casca de Laranja, Pimenta Jamaica, Noz Moscada e Canela. “Wassail” do nórdico antigo “Ves Heill” que significa “Saúde” é o nome de uma cerimônia Anglo Saxã na qual se compartilha de uma bebida de mesmo nome feita de sidra, especiarias, cerveja e até hidromel. Esse festival celebra o solstício de Inverno com o objetivo de despertar as macieiras de sidra e afugentar os maus espíritos para garantir uma boa colheita. A tradição se mantem no Leste da Inglaterra até os dias de hoje.
Com todas essas peculiaridades, a Forja vem para ser diferente de tudo o que existe e levar as pessoas para uma verdadeira viagem no tempo.
PUB
A Forja
Endereço: Cláudio Manoel 500, Savassi
Telefone: (31)98291-9595
Redes: @forjataverna
Raja Steakhouse
A Raja Steakhouse oferece uma verdadeira experiência gastronômica oferecendo entradas, um buffet completo de frios, incluindo diversas opções para saladas, ceviche de salmão e tilápia, carpacccio bovino e de salmão e comida árabe. Comida japonesa com várias opções incluindo hot, massas, opcões de pratos quentes, risotos, diversas guarnições, cortes tradicionais e cortes nobres.
O buffet o cliente pode se servir quantas vezes desejar e inclusive solicitar algo que eventualmente não esteja no buffet e se possível será sempre preparado na hora. O rodízio de carnes possui aproximadamente 30 cortes e é servido na mesa de acordo com a preferência e ponto de carne solicitado pelo cliente.
A Raja Steakhouse está em nova fase, celebrando o sucesso do novo momento que reflete a evolução e uma contínua vontade de oferecer experiências gastronômicas inesquecíveis aos seus clientes. A missão do Raja Steakhouse sempre foi oferecer os melhores cortes, um saboroso e variado buffet e um ambiente acolhedor.
Essa nova marca simboliza crescimento e inovação, embora a paixão pela carne preparada de forma perfeita e um atendimento excepcional permaneçam os mesmos. A churrascaria celebra essa nova fase, em que cada detalhe é pensado para proporcionar as melhores experiências.
O Raja Steakhouse conta com um espaço moderno e requintado, oferecendo conforto aos seus clientes. Localizada na Av. Raja Gabáglia, uma região nobre de Belo Horizonte, a churrascaria está situada em um terreno de aproximadamente 6.000 m², dos quais 2.100 m² são dedicados à construção. O ambiente é amplo, bem iluminado e decorado de forma moderna. Inclui serviços de estacionamento e manobristas para maior segurança e conforto dos clientes.
A casa é um ambiente para toda a família, oferecendo um Espaço Kids amplo, alegre e com monitoria. Com atendimento de excelência, qualidade e muito sabor, a casa ainda oferece uma vista privilegiada da cidade.
Raja Steakhouse
Av. Raja Gabáglia, 2271 – São Bento – Belo Horizonte – MG
Funcionamento: Segunda a sexta: 12h às 15h30 e 18h às 23h
Sábado: 12h às 16h30 e 18h às 23h
Domingo: 12h às 17h
Contato: (31) 3337-7778 / contato@bbsteakhouse.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/rajasteakhouse
Adicionar Comentários