Restaurante O Tacho

A valorização da cozinha mineira e caipira já faz parte do DNA da chef Mariana Gontijo, que é conhecida por estar à frente do Roça Grande. A partir do dia 6 de dezembro, o público de Belo Horizonte tem a oportunidade de mergulhar nessa cultura alimentar em outro restaurante comandado pela chef: o TACHO, que traz um ambiente aconchegante e repleto de afetividade, localizado no bairro Carlos Prates.

Diferente do Roça Grande, que serve Prato Feito e uma opção por dia, o TACHO vem com um menu completo, à la carte, com sete opções de entrada, sete de pratos principais e quatro sobremesas. A iniciativa envolve três sócios, Mariana Gontijo, Igor Fernandes e Maria Celeste. “Quem já conhece o Roça Grande vai se identificar com o TACHO, que é o Roça com roupa de domingo. E é isso mesmo, o Roça nasceu no interior, em Moema, junto comigo e veio pra BH, já o TACHO nasceu dentro do Roça, em BH”, explica a chef Mariana Gontijo.

Uma das principais intenções do novo restaurante é quebrar o colonialismo cultural, fugindo da ideia de só o que vem de fora é bom. Por isso, os produtos utilizados são locais, as receitas de raiz – que celebram o que é feito há séculos no interior do estado – e as técnicas e culturas caipiras, que envolvem hábitos e costumes que fazem a diferença no preparo da comida. Todos os pratos contam com pelo menos um ingrediente nativo do Cerrado ou produzido por algum de seus povos tradicionais: sertanejos, quilombolas, cooperativas, agricultores e agricultoras familiares.

A escolha do nome veio a partir de uma das ferramentas mais emblemáticas das cozinhas caipiras, mineiras e sertanejas. “O Tacho é símbolo de fartura, da alegria da celebração, da oralidade do entorno da comida e do ato de compartilhar o alimento, praticamente uma unidade de medida na comida farta dos dias festivos na roça. É esse o conceito do nosso restaurante, que pretende proporcionar uma experiência singular para ao público”, completa a chef.

Com o objetivo de se apresentar como um centro de promoção da cultura alimentar, o espaço pretende abrigar atividades culturais que vão além dos sabores. o TACHO também abrirá as portas para o público participar de saraus, exposições fotográficas, música e outras atrações que valorizem e dialoguem com a cultura alimentar mineira e caipira.

Endereço: Rua Patrocínio, 01, Carlos Prates – Belo Horizonte

Funcionamento: quinta a sábado, das 19h às 00h

Domingo, das 12h às 16h

Mais informações:

(31) 3110-8802

Instagram.com/otachobh/