Refavela 40 – Gilberto Gil, Céu, Maíra Freitas e Moreno Veloso 29/09

O cantor Gilberto Gil confirmou o seu show especial para celebrar os 40 anos do seu disco ‘Refavela’. A apresentação acontece ao lado de Céu, Maíra Freitas e Moreno Veloso, que farão uma releitura das 10 faixas do disco, no Palácio das artes no dia 29 de setembro às 21h. Os ingressos começam a ser vendidos na próxima quinta-feira (10).

Além de releituras das canções, Gil entoará as canções originais de um dos álbuns mais emblemáticos de sua carreira.

Refavela

Há 40 anos o cantor e compositor Gilberto Gil fez sua primeira viagem à Nigéria para participar do Festac em Lagos onde reencontrou uma paisagem suburbana muito similar aos conjuntos habitacionais construídos na década de 50 no Rio de Janeiro e Salvador, que tinham nas duas cidades o objetivo de recuperar a dignidade das pessoas por meio de uma moradia melhor, muitas vezes transformadas em novas favelas.

Refavela foi estimulada, segundo Gil, por este reencontro, de cujas visões nasceram também a própria palavra, embora já houvesse o compromisso conceitual com o re para prefixar o título do novo trabalho, de motivação urbana, em contraposição a Refazenda, o anterior, de inspiração rural, e que junto com Realce moldaram a trilogia RE criada pelo compositor.

O disco foi gravado em 1977 no estúdio de 16 canais da Phonogram e segundo Gil “era época do movimento Black Rio, com o funk começando por aqui e eu quis gravar algo como aquela versão de “Samba do Avião”, o disco era pra isso, para registrar os “aforismos” que havia na época – como era a juju music de Balafon e os blocos afro-baianos do Ilê Aiyê”.

 

Patrocinado