Rádio Assembleia pode ser ouvida em aplicativos

Presença da rádio em plataformas virtuais não gerou custos para a ALMG; download é gratuito.

Rádio Assembleia pode ser acessada por meio de aplicativos e sites de alguns desses apps a partir do mês de maio, quando completa oito anos de presença na internet. Sua programação tem foco na divulgação de notícias sobre as atividades da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O cidadão interessado pode baixar em smartphones e tablets, diretamente nas lojas do Google Play e App Store, os aplicativos TuneIn, RadiosNet, myTuner Radios Brasil e Jukebox Shoutcast, que localizam a web rádio.

Ela também está presente no Blubrry, especializado em podcasts. Esses conteúdos também estão disponíveis no TuneIn. Além disso, foi aprovada a inclusão da rádio no Vtuner, disponível em alguns modelos de smart TVs.

A presença nessas novas plataformas não gerou custos para a ALMG. O download dos apps também é gratuito, bastando baixar os programas ou fazer um cadastro.

Caso o usuário identifique algum erro na transmissão, pode informá-lo pelo e-mail radio@almg.gov.br. A rádio também está disponível no Portal da Assembleia, nas versões desktop e mobile, pelo sistema streaming (tecnologia de fluxo de dados ou conteúdos multimídia com acesso pela internet).

Rádio começou como sistema de som

Criada no ano 2000 como sistema de som da ALMG a Rádio Assembleia é responsável pela cobertura das atividades legislativas e institucionais. Os conteúdos em áudio são destinados a diversos públicos.

Por meio de sua Agência de Notícias, que distribui boletins ao vivo a mais de 200 emissoras comerciais, educativas ou comunitárias de Minas, cidadãos de mais de 500 cidades têm a possibilidade de acompanhar as atividades do Parlamento. Já pelo Portal é possível baixar ou ouvir os áudios e acompanhar o streaming com a programação musical e informativa.

Outra alternativa para sintonizar a Rádio é via satélite. Desde 2016, é feita a geração, em caráter experimental, da mesma grade da web, permitindo ao usuário da parabólica acompanhar a programação, utilizando a mesma configuração de antena que emite o sinal da TV Assembleia.