Projeto Trem Tan Tan Convida a Loucura em Cena 25/05 e 26/05

Projeto “Trem Tan Tan Convida, a Loucura em Cena” recebe Tom Nascimento

Eventos que vão oferecer música e reflexão acontecem no dia 25 de maio, no Centro Cultural de Venda Nova, e no dia 26, no Centro de Convivência do Barreiro

Para comemorar os seus 21 anos de história, o Trem Tan Tan estará realizando uma variada programação cultural para o público através do ‘Projeto Trem Tan Tan Convida, a Loucura em Cena’. A iniciativa traz duas atividades, com música e reflexão. A primeira acontece no dia 25 de maio, quinta-feira, a partir das 14h, no Centro Cultural de Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários BH – MG), com o tema ‘Um diálogo sonoro com Tom Nascimento, sobre o som das áfricas, música e ancestralidade’. Já segunda no dia 26, sexta-feira, às 15h, no Centro de Convivência do Barreiro (Rua Pinheiro Chagas, 252 – Santa Helena, BH – MG), com a psicóloga Mercedes Merry Brito, trazendo o mote, ‘A loucura no horizonte da cidade’, onde o diálogo é atravessado pela trajetória do coletivo. A iniciativa é viabilizada pelo Edital Descentra 2022 – Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Entrada gratuita.

O multiartista Babilak Bak, que é o idealizador do projeto, fala sobre a importância da iniciativa desse trabalho. “O Trem Tan Tan Convida, a Loucura em Cena” consiste em realizar o encontro e diálogos com personalidades do universo artístico, estudiosos da cultura, produtores culturais e militantes da política antimanicomial, numa apresentação dialógica entre a loucura e a razão, a loucura e a arte. Ou seja, na perspectiva de estabelecer uma reflexão e um híbrido diálogo para favorecer a expansão da percepção social e a troca de saberes da comunidade artística. Além disso, o aprimoramento do coletivo de compositores, portadores de sofrimento psíquico em seu aspecto técnico, cultural e político”, explica o produtor.

Segundo idealizador do projeto, cada encontro será marcado pela hibridez entre a música e a fala. “Seremos permeados por uma discussão descontraída, espontânea, impulsionada pela batida do samba ou sonoridades, apontando temas duros e questionamentos da vida do louco, interagindo com temas necessários e urgentes da atual conjuntura política e cultural do país. Assim, tudo ilustrado pelas canções e a performance do coletivo Trem Tan Tan e seus compositores, numa mistura de sentidos, questões sociais e problematização, onde a loucura e a razão serão protagonistas de um diálogo inusitado e inesperado. Desta maneira, o Trem Tan Tan convida, para a loucura encenar suas questões em diálogo com as diversas vozes da cidade”, conclui Babilak Bak.

Ficha técnica 

Integrantes:

– Mauro Camilo – Trompete e voz

– Marcos Alexandre – percussão e voz

– Marcos Evandro – voz e percussão

– Rogéria Pereira– voz

Músicos suportes:

– Almin Bah – bateria 

– Cassiano Luiz – violão 

Direção artística:

– Babilak Bah

Projeto “Trem Tan Tan Convida, a Loucura em Cena”

Tom Nascimento abordando os respectivos temas: A música, som das Áfricas e a ancestralidade.

Data e horário:  25 de maio – às 14h

Local: Centro Cultural Venda Nova – Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários, Belo Horizonte – MG

Mercedes Merry Brito, uma conversa sobre loucura nos horizontes da cidade

Data e horário:  26 de maio – às 15h

Local: Centro de Convivência do Barreiro – Rua Pinheiro Chagas, 252 – Santa Helena, Belo Horizonte – MG

Entrada: gratuita

*O projeto é viabilizado pelo Edital Descentra 2022 – Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte com entrada gratuita.