Lil’ Jimmy Reed, um dos últimos bluesman lendários da Louisiana. Aos 79 anos continua tocando e fazendo turnês pelo mundo e desembarca em BH pela primeira vez.
O Blues nasceu no sul dos EUA, como protesto contra a segregação, a pobreza e o trabalho escravo. Infelizmente, a maioria dos grandes músicos que criaram esta música forte e vibrante, já faleceram, deixando apenas suas gravações como testemunho de sua genialidade. No entanto, um homem, cuja carreira se estende até o momento, ainda está conosco, e tocando melhor do que nunca.
Nesta edição, o projeto “Rota do Blues” apresenta Lil Jimmy Reed, acompanhado pelos argentinos Nico Fami, Adrian Flores e pelo mineiro Bruno Marques, no dia 18 de agosto, às 22 horas, no Underground Black Pub.
Aos 79 anos, Leon Atkins, mais conhecido como Lil ‘Jimmy Reed, é o verdadeiro bluesman, como declara quem teve o privilégio de ouvir sua majestosa guitarra, voz poderosa e harmônica deslumbrante. Figura altamente carismática, Lil Jimmy simboliza o clássico e tradicional blues da Louisiana. Nascido no final da década de 1930 em uma cabana de armas de fogo em Hardwood, Los Angeles, uma pequena cidade de algodão e serraria na região do Mississippi.
Leon cresceu perto de um clube onde todas as noites ele ouvia o lamento do blues do outro lado da rua. Aos seis anos tinha sua própria guitarra, feita de uma caixa de charutos, e quando adolescente, já exibia total habilidade com o violão e a harmônica, tocando nos clubes locais ao redor de Baton Rouge. Substituir por uma noite a estrela do blues, Jimmy Reed lhe rendeu o apelido de Lil ‘Jimmy Reed e começou assim o seu longo caminho com o Blues.
Depois de anos tocando pequenos clubes e tabernas, Lil ‘Jimmy foi servir seu país nas forças armadas. Desde que retornou à vida civil, sua carreira brilhou. Ele dividiu o palco com B. B. King e Bobby “Blue” Bland em grandes festivais no Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Suíça. Em 2016 ele colocou a Itália e a Espanha em sua rota. Os milhares de fãs reconhecem que as performances de Lil Jimmy são quase a última chance de ouvir o som puro e não adulterado do autêntico Blues da Louisiana.
Na década de sessenta, o Blues chega a Grã-Bretanha e inspira uma geração de adolescentes que, por sua vez, leva a música ao sucesso internacional. Entre eles destaca-se o aclamado pianista Bob Hall, que imprime sua marca de estilo boogie (dançante) em centenas de gravações influenciando muitos outros. Bob e sua esposa, a dinâmica cantora e baixista de rock-and-roll Hilary Blythe, uniram forças com Lil Jimmy para formar a The Lil ‘Jimmy Reed Band. Durante cinco anos, essa banda realizou uma série de apresentações por toda Europa.
Lil Jimmy continua a tocar pelos EUA e Europa, como ele diz com alegria, “a vida simplesmente melhora com o tempo”.
18 de Agosto – 22 horas
Show de abertura: The Sunshine Woman Blues
Underground Black Pub
Av. Itaú, 540 – Dom Cabral- BH/MG
Ingressos: R$25,00 (antecipado) e R$ 30,00 no local
Venda antecipada: www.sympla.com.br
Informações: (31) 3658-4313 / 98851-8153 / 98675-9482
Assista:
www.youtube.com/watch?v=mMwxhd-elEs
www.youtube.com/watch?v=ZYc0CtwvItQ&index=6&list=RDmMwxhd-elEs
Mais informações:
Adicionar Comentários