Projeto Composição Ferroviária apresenta Kleiton e Kledir 18/11

Composição Ferroviária percorrendo os trilhos de Minas

Kleiton e Kledir se apresentam na praça da Estação Ferroviária de Itaúna

Composição Ferroviária é o nome do projeto que há 5 anos recebe em Poços de Caldas (Sul de Minas) grandes nomes da Música Popular Brasileira. Trata-se de um dos únicos projetos que valorizam e divulgam a MPB na região. Além do próprio Sul de Minas, que é uma grande região, o projeto atrai ouvintes da capital e interior de São Paulo, representando grande fomento turístico para a cidade, que recebe mais de 1000 pessoas por evento. Entre os grandes nomes que já se apresentaram no projeto estão Leila Pinheiro, Zé Renato, Filó Machado, Leny Andrade, além dos mineiros (que são presenças constantes no projeto) Wagner Tiso e Tunai, Ceumar, Sérgio Santos, Tavito, Tavinho Moura, Cobra Coral, Titane e Túlio Mourão, Simone Guimarães entre tantos outros que estiveram por lá nas 22 edições apresentadas.

A novidade neste 5° ano de realizações é que a Composição Ferroviária entra nos trilhos e faz parada em Itaúna e São Lourenço – os bons resultados do projeto, que é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo de MG (em grande parte dos eventos), conquistaram espaços além das fronteiras do Sul de Minas. O projeto carrega em sua bagagem a valorização de dois grandes patrimônios culturais: a MPB e a tradição do trem de ferro, tão presente em nosso Estado. Em Poços de Caldas o projeto é realizado na Estação Ferroviária, ponto turístico que ganhou grande visibilidade com a implantação do projeto. Em Itaúna e em São Lourenço o projeto será realizado nas praças das estações. Também é premissa do projeto a divulgação de novos nomes da música brasileira – todas as edições são precedidas de shows de artistas regionais que, muitas vezes, dividem palco com os ícones nacionais.

Em Itaúna o projeto será lançado no próximo dia 18 de Novembro (sempre nas manhãs de domingo) e receberá Kleiton e Kledir. Os músicos do Sul do país marcaram a história da MPB com grandes sucessos como Paixão, Deu pra ti, Vira virou, Vento negro, Maria fumaça. Mas não pararam nos sucessos oitentistas, muito pelo contrário. Um público fiel e renovado tem acompanhado seus shows por todo o Brasil. A carreira do duo conta com 14 CDs, além dos 3 gravados inicialmente com a Banda Almôndegas. Muitos de seus trabalhos foram premiados, como o álbum Infantil Par ou Impar (seguido de DVD) dedicado a “crianças de todas as idades”. Com todas as letras é o título do último disco com poemas musicados de diversos escritores sulistas. No show de Itaúna apresentarão uma mescla de seus sucessos de todos os tempos. Outra atração do projeto é a abertura com show do músico mineiro (membro do Clube da esquina) Túlio Mourão e ainda Jucilene Buosi e Wolf Borges (músicos sulmineiros e produtores do projeto). E em 16 de novembro Itaúna receberá na segunda edição do projeto o cantor e compositor mineiro Paulinho Pedra Azul, com abertura do itaunense Ralfe de Souza.

O projeto é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da empresa itaunense Intercast e da poçoscaldense DME (Departamento Municipal de Energia) e o apoio da Prefeitura Municipal de Itaúna. Parceiros da iniciativa privada também colaboram para o projeto como o Grande Hotel Itaúna e a Whish-Beer

Onde: Itaúna, Praça da Estação Ferroviária

Quando: 18 de Novembro, domingo, as 10h (pontualmente)