Programação Setembro Azul no Espaço do Conhecimento UFMG 07/09 a 29/09

Setembro Azul é o movimento que celebra as conquistas da comunidade surda e alerta a sociedade sobre a importância da inclusão e da acessibilidade. Neste ano, o Espaço do Conhecimento UFMG volta a fazer parte da ação com uma programação especial que se estende ao longo do mês. De 7 a 29 de setembro, o museu promove uma série de atividades sobre arte e cultura acessíveis em Língua de Sinais.

Gratuitas e voltadas para pessoas de todas as idades, as ações serão conduzidas pela atriz e intérprete Dinalva Andrade e contarão com participações especiais. Às 10h do próximo sábado, dia 07 de setembro, Jessé Barbosa, artista surdo, ministra a Oficina de Iniciação ao Desenho em Libras. Os participantes aprenderão sobre conceitos básicos como luz e sombra, perspectiva e observação.

Infância e inclusão

Os pequenos não vão ficar de fora desta edição do Setembro Azul no Espaço. A Oficina de Libras para crianças, que acontece no dia 15 de setembro, às 14h, apresenta sinais básicos para que a garotada de até 12 anos aprenda a se comunicar pelo idioma. Para aqueles que já são adultos, mas não deixaram de lado sua criança interior, a dica é participar da Oficina de Palhaçaria em Libras. A atração, que acontece no sábado, dia 21, às 14h, aborda a iniciação ao cômico por meio de jogos teatrais e de improviso.

Para compartilhar histórias

Muito comuns no interior do Brasil, os causos são transmitidos, em geral, pela tradição oral. Essas histórias serão contadas de forma diferente aqui no Espaço: por meio de sinais! Às 14h do dia 29, Dinalva Andrade terá a companhia da professora de Língua de Sinais e atriz surda Laís Drumond para a Contação de Causos em Libras.

Todas as atividades são gratuitas. Interessados em participar devem retirar uma senha na recepção do museu.

Programação Setembro Azul no Espaço do Conhecimento UFMG
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Participação: gratuita Oficina de Iniciação ao Desenho em Libras
Quando: 07 de setembro, às 10h
Classificação: livre 
Oficina de Libras para Crianças
Quando: 15 de setembro, às 14h
Classificação: até 12 anos 
Oficina de Palhaçaria em Libras
Quando: 21 de setembro, às 14h
Classificação: livre 
Contação de Causos em Libras
Quando: 29 de setembro, às 14hClassificação: livre