Programação do mês de setembro do Memorial Minas Gerais Vale 01/09 a 30/09

SETEMBRO ECLÉTICO NO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

A programação do mês de setembro do Memorial Minas Gerais Vale está bastante eclética, do erudito ao popular. O museu exibirá 14 filmes do 10º Cinefoot BH – Festival de Cinema de Futebol – em looping, além de uma sessão especial com acessibilidade (libras, legendagem descritiva e audiodescrição) do filme João Saldanha. Na música, o Quinteto da Academia da Orquestra Ouro Preto e o rapper Dexter serão atrações especiais.

Em comemoração à Primavera dos Museus, o Educativo do Memorial Vale preparou ações ligadas ao tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus para 2019: “Museus por dentro. Por dentro dos museus.” Entre elas, excursões pelas ruas do entorno do Memorial Vale, para conhecer a história e o contexto onde os museus do Circuito Liberdade, entre eles o Memorial, estão inseridos.

Já nas artes visuais, segue até o dia 8 de setembro a exposição“Até Aqui”, de Ariel Ferreira,que faz parte do Edital Novos Artistas do Memorial Vale. Ela será substituída no dia 14 de setembro pela mostra “Tudo é casa, casca, escasso, ocaso, corpo”, de Luíza Alcântara, do mesmo edital. Haverá um bate-papo com o artista Ariel ferreira no dia 5 de setembro.

A exposição“Olhos do Papagaio”, em que jovens do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, clicaram a favela onde vivem, segue até o dia 2 de outubro. E a mostra “Bordado em Memórias”, baseada no trabalho de pesquisa de mestrado sobre a história do bordado em Belo Horizonte, de Isabella Brandão, pode ser vista até o dia 3 de novembro.

Todas as atividades são gratuitas, sujeitas à lotação das salas. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias.

CONFIRA OS DETALHES:

05/09  BATE-PAPO COM O ARTISTA ARIEL FERREIRA

A mostra “Até Aqui”, de Ariel Ferreira, que faz parte do ciclo de exposições do Edital Novos Artistas do Memorial Minas Gerais Vale, terminará dia 8 de setembro. A desmontagem contará com uma atividade diferente e aberta ao público: quem quiser acompanhar, poderá ver o artista pintando de branco as paredes da galerianos últimos dias da mostra, que, até o momento, estão coloridas com o trabalho de Ariel. E haverá também um bate-papo com Ariel Ferreira na quinta-feira, dia 5 de setembro, às 19 horas, com a participação do curador Júlio Martins e da professora e crítica de arte Maria Angélica Melendi. A entrada é gratuita, sujeita a lotação.

08/09, 15/09 e 29/09 – 13º PRIMAVERA DOS MUSEUS  NOS ARREDORES DO MEMORIAL

Nos domingos 8, 15 e 29 de setembro, de 10h30 às 12 horas, o visitante que for ao Memorial Vale poderá participar de uma ação educativa pelas ruas do entorno do Memorial, para observar e pensar a ocupação dos espaços na região, relacionando a história e a cultura. A atividade faz parte da 13º Primavera dos Museus, cujo tema proposto este ano pelo Instituto Brasileiro de Museus é: “Museus por Dentro, Por dentro dos Museus”.A participação é gratuita, com a formação de grupos de no mínimo 5 pessoas.Menores devem ser acompanhados pelos pais. Retirada de senhas meia hora antes do início, na recepção do espaço.

08/09 e 22/09 – 13º PRIMAVERA DOS MUSEUS  BEBÊS DENTRO DO MUSEU: BARROCO EM NOTAS PEQUENAS

Nos domingos 8 e 22 de setembro, de 11h às 12 horas, o Educativo do Memorial Vale realizará uma atividade voltada para bebês entre um e dois anos de idade, e suas famílias. A proposta é responder às perguntas: “O museu é lugar para bebês? Eles podem explorar as histórias que um lugar como esse revela?” A resposta virá com uma atividade lúdica desenvolvida na sala “Casa da Ópera”, em que os pequenos e seus pais poderão viver uma experiência sensorial e musical em uma viagem ao barroco mineiro. Inscrições gratuitas e limitadas pelo telefone: (31)3343-7317. A atividade faz parte da 13º Primavera dos Museus, cujo tema proposto este ano pelo Instituto Brasileiro de Museus é: “Museus por Dentro, Por dentro dos Museus”.

11/09 a 15/09  10º CINEFOOT BH FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL

Um pouco do maravilhoso mundo do futebol estará em exibição em dois espaços do Memorial Vale: na Casa da Ópera e na sala Espetáculo Mineiro. São 14 filmes (entre curtas e documentários) do 10º Cinefoot BH – Festival de Cinema de Futebol que estarão sendo exibidos em looping, divididos em duas categorias: Sessão Dente de Leite, com histórias de crianças e jovens relacionadas ao futebol, e Sessão Especial Mostra Minas, com filmes sobre futebol feitos em Minas Gerais. Entrada gratuita, sujeita a lotação, e no horário de funcionamento do Memorial Vale. Haverá, também, uma sessão especial com acessibilidade (libras, legendagem descritiva e audiodescrição, atendendo o público com deficiência auditiva ou visual) do documentário “João Saldanha”no dia 13 de setembro (sexta-feira), às 14 horas. Entrada gratuita, sujeita à lotação.

12/09  QUINTETO DA ACADEMIA DA ORQUESTRA OURO PRETO

No dia 12 de setembro, quinta, às 19 horas, oQuinteto da Academia da Orquestra Ouro Pretose apresenta no Memorial Vale, dentro da série “Mulheres na Música”. A Academia, quejá nasceu como referência em Minas Gerais, é formada por instrumentistas entre 18 e 28anos de idade que têm em comum a paixão pela música. O Quinteto da Academia Orquestra Ouro Preto é formado apenas por musicistas – Ellen Silveira (violino 1), Mariane Fernandes (violino 2), Joice Coutinho (viola), Carolina Rodrigues (violoncelo) e Mariana Pardinho (baixo) – e apresentará umrepertório pautado pela excelência e versatilidade, com músicas de Bach, Mozart, Astor Piazzolla e os brasileiros Enani Aguiar e Capiba. Entrada gratuita, sujeita a lotação, com retirada de senhas uma hora antes do evento.

14/09  ABERTURA DA EXPOSIÇÃO: TUDO É CASA, CASCA, ESCASSO, OCASO, CORPO, DE LUÍZA ALCÂNTARA  EDITAL NOVOS ARTISTAS DO MEMORIAL VALE 2019

No dia 14 de setembro será aberta a exposição “Tudo é casa, casca, escasso, ocaso, corpo” da artista Luiza Alcântara. Com curadoria de Júlio Martins, esta é a segunda exposição do quinto ciclo do Edital Novos Artistas no Memorial Minas Gerais Vale 2019. A mostra apresenta desenhos, fotografias, cerâmicas e a videoinstalação “Desmanche”. Esta exposiçãoficará até o dia 20 de outubro.Na sequência, virão os outros selecionados no Edital: Davi de Jesus do Nascimento e Sara não tem nome. O Comitê de seleção foi formado por Julio Martins, Maria Angélica Melendi, Wagner Tameirão, Gabriela Brasileiro e Gustavo Rodrigues. Atividades paralelas e educativas acompanharão a programação das artes visuais. A entrada é gratuita e realizada no horário de funcionamento do Memorial.

19/09  ORQUESTRA DE CÂMARA SESC

Na quinta-feira, dia 19 de setembro,às 19h30, é a vez da Orquestra de Câmara Sesc se apresentar no Memorial Vale. Serão 22 jovens tocando no violino, viola, violoncelo e contrabaixo músicas clássicas, como a de Vivaldi, e também populares, como as de Cássia Eller e Tim Maia. Eles fazem parte do projeto musical do Sesc paraa formação e desenvolvimento de uma orquestra de cordas oferecido gratuitamente a crianças e adolescentes com idade entre 10 e 19 anos. A entrada é gratuita, sujeita a lotação, com retirada de senhas uma hora antes do evento.

21/09  BATE-PAPO: PROJETO GOROROBA  COZINHA PARA TODXS

No dia 21 de setembro, sábado,às 16 horas, acontece uma conversa sobre cozinha e afeto, com Carlos Normando, professor e idealizador do projeto Gororoba – Cozinha para Todxs, que ensinará a fazer uma queijadinha, com degustação ao final.O Projeto Gororoba – Cozinha para Todxs é um curso de culinária para iniciantes direcionado para o público transgênero e travesti. O foco é promover a participação social, produzindo novas oportunidades de trabalho, empreendedorismo, empoderamento pessoal e geração de renda.O evento integra o projeto Contemporâneo do Memorial Vale. A entrada é gratuita, sujeita a lotação.

21/09  13º PRIMAVERA DOS MUSEUSOFICINA BORDANDO A CIDADE

No dia 21 de setembro, sábado, de 10h30 às 12h30, o Memorial Vale realizará uma oficina de bordados sobre fotografias históricascom as bordadeiras Isabella Brandão e Fátima Coelho.O objetivo é observar aspectos arquitetônicos, patrimoniais e culturais das décadas de 1940 e 1960 (período da pesquisa de mestrado de Isabella Brandão sobre a evolução do bordado em Belo Horizonte), buscando criar ou ressaltar detalhes feitos com linhas e agulhas sobre as imagens. A entrada é gratuita, com inscrições limitadas e feitas pelo telefone (31) 3343-7317. A idade mínima é 18 anos. A atividade faz parte da 13º Primavera dos Museus, cujo tema proposto este ano pelo Instituto Brasileiro de Museus é: “Museus por Dentro, Por dentro dos Museus”.

22/09  CONTOS DE PÁSSAROS E OUTROS SERES  INSTITUTO CULTURAL ABRAPALAVRA

No dia 22 de setembro, domingo, às 11 horas, haverá a peça infantil “Contos de pássaros e outros seres”, do Instituto Abrapalavra. Trata-se de uma apresentação lítero-musical com Aline Cântia e Chico do Céu, com narrativas, poemas e canções de diferentes lugares do Brasil e do mundo. O evento integra o projeto “Eu, Criança do Museu!” do Memorial Vale. Entrada gratuita, sujeita a lotação, com retirada de senhas uma hora antes do evento.

24 e 25/09  ENCONTRO ENTRE EDUCADORES

Nos dias 24 e 25 de setembro, terça e quarta-feira, das 9h às 11 horas no dia 24, e de 14h às 16h no dia 25, o Educativo do Memorial Vale realiza o Encontro entre Educadores. Trata-se de um encontro mensal voltado para os profissionais das instituições que visitam o espaço do museu com seus alunos, guias de turismo, ou pessoas que tenham interesse em conhecer o trabalho do Educativo e a educação museal. A proposta é ampliar a relação entre educação e cultura, escola e museu, e propor novos diálogos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: (31) 3343-7317. O interessado deverá optar por uma das datas.

26/09  DEXTER NO MEMORIAL VALE

No dia 26 de setembro, quinta-feira, às 18h30, o rapper Dexter fará uma apresentação no Memorial Vale com muito ritmo e poesia. A abertura terá o DJ Pooh convidando o grupo Face3 DJs. Dexter e Face 3 desenvolvem uma tecnologia social revolucionária para transformaçãosocial – o Hip Hop – movimentoque, no Brasil, surge na força e potência das favelas eperiferias. A entrada é gratuita, sujeita a lotação, com retirada de senhas uma horas antes do evento. O evento integra o projeto Diversidade Periférica do Memorial Vale.

EXPOSIÇÕES

ATÉ 8 DE SETEMBRO  ATÉ AQUI, DE ARIEL FERREIRA  EDITAL NOVOS ARTISTAS NO MEMORIAL VALE

“Até Aqui”, de Ariel Ferreira, inaugura o quinto ciclo de exposições do Edital Novos Artistas no Memorial Minas Gerais Vale 2019. O trabalho consiste na elaboração de uma tinta a partir de pigmentos recolhidos pelo artista em diferentes localidades do quadrilátero ferrífero mineiro e na cobertura pictórica de todo o espaço expositivo, tendo o alcance de seus gestos corporais por medida. Integram a mostra outros trabalhos em fotografia e vídeo nos quais o artista revela, por operações reduzidas e precisas, visões poéticas de insuspeita delicadeza no cotidiano urbano da paisagem social.

Esta exposição teve início em 20 de julho e ficará até o dia 8 de setembro de 2019. Na sequência, virão os outros selecionados no Edital Novos Artistas no Memorial Minas Gerais Vale 2019, Luiza Alcântara, Davi de Jesus do Nascimentoe Sara não tem nome. Eles integrarão um grupo de pesquisa e discussão com acompanhamento crítico da professora Maria Angélica Melendi e do curador das exposições individuais do Edital, Júlio Martins. O Comitê de seleção foi formado por Julio Martins, Maria Angélica Melendi, Wagner Tameirão, Gabriela Brasileiro e Luiz Gustavo Rodrigues Pereira. Atividades paralelas e educativas acompanharão a programação das artes visuais. A entrada é gratuita e realizada no horário de funcionamento do Memorial.

ATÉ 2 DE OUTUBRO  OLHOS DO PAPAGAIO

A exposição do projeto fotográfico “Olhos do Papagaio”, que está no Café do Memorial Vale,é uma iniciativa de educação popular criada pelo educador social Hermerson Morais, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projovem, executado pelo Grupo de Desenvolvimento Comunitário (GDECOM) junto a jovens com idades entre 15 e 17 anos no CRAS Santa Rita de Cássia, uma das vilas que compõem a favela Morro do Papagaio. A intenção é discutir situações cotidianas, construir narrativas e realizar registros que contam um pouco da história e da experiência de se viver em uma das maiores e mais antigas favelas de Belo Horizonte. Nesta mostra estão os trabalhos produzidos entre março de 2017 e fevereiro de 2018 por quatro jovens do Morro do Papagaio: Lucas Sales, Roberta Lima, Nicholas Bertolini e Marcus Vinícius. Os recursos utilizados no projeto são do Fundo Municipal de Assistência Social, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte.

ATÉ 3 DE NOVEMBRO  BORDADO EM MEMÓRIAS

“Bordado em Memórias” mostra um panorama desse ofício e arte em Belo Horizonte entre as décadas de 1940 e 1960. A exposição, organizada a partir do edital Novos Pesquisadores, é baseada na pesquisa de mestrado de Isabella Brandão, que estudou a evolução do bordado em Belo Horizonte e sua relação com o posicionamento da mulher na sociedade. A exposição é composta por bordados e fotografias desse período. A entrada é gratuita, sujeita a lotação, e no horário de funcionamento do Memorial Vale.

ATIVIDADES EDUCATIVAS

O Educativo do Memorial Vale convida para novas experiências de aprendizagem, descoberta, encantamento e aproximação com a arte, a história e a cultura mineiras. Em agosto, a as propostas são as seguintes:

Reminiscências

Na sala Fazenda Mineira, o visitante receberá um baú de fotografias antigas e uma máquina de escrever, que poderão ser a inspiração para que ele possa lembrar e falar sobre suas histórias pessoais ou sobre lembranças da cidade, e criar narrativas. A atividade acontecerá aos sábados, de 14h às 16 horas.

Visita com o Kit Trilha da Infância

A criançada pode “explorar” o Memorial de maneira mais divertida e interessante. Peça o Kit na Recepção. Ao final da visita, ele deve ser devolvido para que outras crianças possam vivenciar essa experiência. 

Sessões Dialogadas

Diálogos alusivos às temáticas de algumas salas serão propostos aos visitantes, buscando-se novas leituras e abordagens. Realizados aos sábados, às 14h e 15h e aos domingos, às 11h, 12h, 14h e 14h30.

SERVIÇO

Programação de SETEMBRO do Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Conforme programação

ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação das salas

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até16h.

http://www.memorialvale.com.br
https://www.facebook.com/memorialvale
https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/