Programação de MAIO do Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale pauta sua programação cultural em maio – mês em que se comemora o Dia Internacional dos Museus (dia 18) – com atividades para celebrar essa data e propor uma reflexão a partir do tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. Assim, além da programação fixa do Memorial – que convida os visitantes a interagirem com a história de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil –haverá exibição de filmes que destacam as tradições mineiras, exposições e bate-papos sobre a história e a cultura de Minas Gerais e a importância da preservação dessa memória, bem como atividades pensadas especialmente para quem visita as salas fixas do Memorial, dentro dessa temática.Todas as atividades são gratuitas, sujeitas à lotação das salas. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias.

“A temática da 17ª Semana de Museus ‘Museus Como Núcleos Culturais: O Futuro Das Tradições’ é oportuna para o Memorial Minas Gerais Vale, espaço que apresenta a história, a cultura e as tradições de Minas Gerais. Refletir sobre o futuro requer pensar e trazer à tona tradições que mantêm viva a memória da sociedade”, reflete Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale. Para aprofundar essa discussão, no dia 14 de maio a gerente de Patrimônio Cultural Imaterial no Iepha-MG, Débora Raíza Rocha, estará no Memorial para um bate-papo, levantando questões como: quando se fala em patrimônio cultural mineiro, um tipo específico de identidade vem à mente; sendo assim, o que faz algumas tradições serem eleitas e outras permanecerem à margem dos processos de reconhecimento?

Destaque especial ficará para a exposição de um dos maiores fotógrafos brasileiros, Walter Firmo, que será aberta dia 7 de maio. O próprio Walter irá conversar com o público num bate-papo às 19 horas, ainda no dia 7. Outra atração será a exposição de fotografias “Olhos do Papagaio”, em que jovens do Morro do Papagaio fotografaram a favela onde vivem, orientados pelo educador social Hemerson Morais, e agora expõem seu trabalho. Esta exposição será aberta no dia 18 de maio.


Horário: Conforme programação

ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação das salas

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br
https://www.facebook.com/memorialvale
https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/