Programação de Férias Teatro dos Planetas 08/07 a 30/07

Um tapete diferente. Em vez de estampas decorativas ou tecidos felpudos, o Sistema Solar. Nele, os planetas estão representados de acordo com a órbita e o tempo que levam para dar uma volta em torno do Sol. O Tapete Astronômico é a metodologia da oficina Teatro dos Planetas, em que os visitantes usam o próprio corpo para representar os planetas, seus movimentos e posições. A atividade faz parte da programação especial de férias do Espaço do Conhecimento UFMG que vai de 8 a 30 de julho.

O teatro acontece sobre o Tapete Astronômico, no qual os participantes encenam o movimento de translação. O exercício mostra que cada planeta tem uma velocidade de giro em torno do Sol. Quanto maior a órbita, mais tempo ele demora para completar a volta. Devido às suas diferentes translações, podemos observar os planetas em diferentes direções nas constelações do Zodíaco e em horários distintos da noite.

Durante as férias, a oficina acontece às quartas-feiras, às 15h, e aos sábados, às 17h, com entrada gratuita. A classificação indicativa é de 10 anos. Para participar, é preciso retirar bilhete, na recepção do Espaço, uma hora antes do início da atividade.

Logo após o Teatro dos Planetas, haverá exibição da sessão O Céu de Belo Horizonte, em que as posições dos planetas representadas na oficina serão vistas de outro ângulo, projetadas no Planetário. Para assistir, é preciso comprar ingresso na recepção. O bilhete custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

Programação de Férias
Durante as férias escolares, o Espaço também tem outras atividades relacionadas à Astronomia. O Planetário ganha a nova sessão, Da Terra ao Universo (2016), e terá exibições diárias para o público infantil, sempre às 11h. Já às terças e sextas-feiras, às 15h, o público aprende os princípios básicos da luz na oficina Espectroscópio, nome de um instrumento fundamental para o estudo da luz e que será construído na atividade. Com ele, é possível descobrir os elementos químicos que compõem estrelas e planetas apenas observando seu brilho.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

 

Programação de Férias do Espaço do Conhecimento
Quando: 8 a 30 de julho
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

Sessões no Planetário

Da Terra ao Universo
Data: Quarta, sexta e domingo
Horário: 14h
Classificação: Livre
Recomendação: a partir de 12 anos de idade. São abordados conceitos e teorias que exigem abstração.

Astronomia Indígena
Data: Terça e quinta
Horário: 14h
Classificação: Livre

ABC das Estrelas
Data: Terça e sexta
Horário: 11h
Classificação: Livre
Recomendação: a partir de 6 anos de idade. Sessão tem linguagem simples e narrativa lúdica.

O Segredo do Foguete de Papelão
Data: Quarta e sábado
Horário: 11h
Classificação: Livre
Recomendação: a partir de 4 anos de idade. Sessão tem linguagem simples e narrativa lúdica.

Era Uma Vez no Céu
Data: Quinta e domingo
Horário: 11h
Classificação: Livre

Oficinas

Teatro dos Planetas
Quando: Quarta, às 15h; Sábado, às 17h
Classificação indicativa: a partir de 10 anos

Espectroscópio
Quando: Terça e sexta, às 15h
Classificação indicativa: a partir de 10 anos

Adicionar Comentários

Clique para comentar