Percussão Circular, do mestre Di Souza, faz campanha para inaugurar nova sede

Em casa nova aberta a partir de dezembro, no bairro Floresta, projeto de aulas de percussão responsável por formar mais de 5 mil alunos realiza campanha de financiamento coletivo a partir de 1º de novembro

Quem acompanhou o renascimento do Carnaval de rua de Belo Horizonte, certamente cruzou com a euforia brilhante de Christiano de Souza Oliveira, mais conhecido como Di Souza — quase sempre vestido com uma sunga festiva, arrastando multidões em cima de algum trio elétrico ou no chão das ruas e avenidas da cidade. Regente do icônico bloco Então, Brilha!, e de uma dezena de orquestras percussivas fundamentais para o reflorescimento da folia na capital mineira, o músico e professor Di Souza concretizou, ainda em 2013, no início de toda a retomada da festa momesca, a necessidade e o desejo de popularizar a formação de novos batuqueiros. Assim nasceu o projeto Percussão Circular, que há quase uma década ensina a arte da percussão para amadores e profissionais, sem limitações ou pré-requisitos para aprender a batucar com destreza. Agora, em nova sede física com inauguração marcada para dezembro, após longo período de aulas virtuais, o projeto inicia sua primeira campanha de crowdfunding para reabrir as portas fazendo muito barulho.

Confira o vídeo da campanha da Percussão Circular

Devido às necessárias limitações de encontros presenciais por causa da pandemia da Covid-19, as oficinas da Percussão Circular foram adaptadas da sala de aula física para o ambiente virtual. Neste processo, foram mais de 200 aulas online, um curso gravado no Youtube, 50 palestras com mestres da cultura popular, 30 lives com artistas e 15 músicas lançadas com base no repertório autoral de artistas belo-horizontinos. Para manter o projeto vivo, entretanto, muitos cortes de gastos foram executados. “Tivemos que ajustar todas as remunerações da escola e bloqueamos o fluxo de investimentos em material, instrumentos e compras necessárias para a manutenção dos encontros. Em 2020, chegamos a emprestar nossos instrumentos para viabilizar os estudos dos participantes em casa”, explica Di Souza.

Campanha de crowdfunding Percussão Circular

Quando. De 1º de novembro a 15 de dezembro
Onde. www.evoe.cc/percussaocircular

Mais informações. linklist.bio/percussaocircular