Espetáculo traz para o centro do picadeiro cenas cotidianas que muitas famílias vivenciam, trazendo a leveza da comicidade e provocando reflexões; gratuitas, apresentações acontecem nos parques Marcos Mazzoni e Lagoa do Nado
Estreia neste feriado de 1ª de maio, quinta-feira, o espetáculo “Três no Picadeiro”, que joga luz sobre os desafios de gestar um bebê e cuidar de uma criança em seus primeiros anos de vida. Com sessão gratuita, marcada para 13h30, no Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni (Parque da Cidade Nova), a peça mostra os perrengues de pais e mães sob a perspectiva dos palhaços Xulipa e Potássio, respectivamente saltimbancos dos artistas mineiros Bruna Toledo e Lucas Aguiar. A direção é de Raíssa Guimarães, a trilha sonora de Raphael Salles e Tiago Diniz e a produção do Grupo Dolores (Bruna Toledo e Luciana Brandão).
Dando sequência à circulação, na sexta-feira, 2/5, o espetáculo será apresentado às 11h, no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado. Na próxima semana, haverá três apresentações: no dia 10/5, sábado, às 10h, na Praça do Futuro, no bairro Pindorama; e no dia 11/5, domingo, às 11h, na Praça Cristo Redentor, no Milionários, e às 16h, no Centro Cultural Vila Santa Rita, ambas localidades na região do Barreiro. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.
O espetáculo traz para o centro do picadeiro cenas cotidianas que muitas famílias já vivenciaram, trazendo a leveza da comicidade ao mesmo tempo que cria uma relação de reconhecimento entre o público e o artista, uma das facetas mais interessantes do palhaço. Isso torna “Três no picadeiro” um espetáculo que não só diverte as crianças mas também conquista o público adulto. “No espetáculo, há o momento do parto, que é bem surrealista. Depois, fazemos números que lidam com questões específicas da parentalidade, como a fome, a brincadeira, a fralda e o sono. Surgem soluções absurdas para problemas relacionados a esses temas, e a partir daí exploramos a linguagem do palhaço”, explica a artista.
Uma das idealizadoras da Mostra Arte na Maternidade (MAM), importante projeto de Belo Horizonte voltado para o debate sobre o maternar e o fazer artístico, Bruna afirma que o espetáculo atravessa debates importantes, como o machismo na divisão das tarefas. “O número da fralda é muito interessante. Eu vou lendo as instruções para o Potássio trocar a fralda do neném, sem ver o que ele está fazendo. Quando percebo, está tudo errado. Então, vou e troco a fralda, do jeito certo, com mais agilidade. Assumo esse papel que geralmente é colocado para a mulher. Como se o homem tivesse o direito de não saber”.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Circulação “Três no Picadeiro”
De 1º a 11/5, em Belo Horizonte – Apresentações gratuitas
Quando. 1/5 (quinta-feira), às 13h30
Onde. Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni
(R. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã)
Quando. 2/5 (sexta-feira), às 11h
Onde. Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
(R. Dep. Bernardino Sena Figueiredo, 1.022 – Cidade Nova)
Quando. 10/5 (sábado), às 10h
Onde. Praça do Futuro (R. Antônio Carlos Coutinho, s/n – Pindorama)
Quando. 11/5 (domingo), às 11h
Onde. Praça Cristo Redentor (R. Dona Lalá Fernandes, s/n – Milionários)
Quando. 11/5 (domingo), às 16h
Onde. Centro Cultural Vila Santa Rita
(R. Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Santa Rita)
Adicionar Comentários