Palestra Blue Zone Italia 19/11

RELAÇÃO ENTRE COMIDA, DESIGN E LONGEVIDADE É DISCUTIDA EM PALESTRA NA CASA FIAT DE CULTURA

Publicitário e professor de Food Design Communications, Alexandre Carvalho destaca importância da boa comida para um estilo de vida mais saudável e de qualidade

expectativa de vida das pessoas está crescendo em todo o mundo. No Brasil estima-se que a população chegue, em média, aos 75,5 anos, já na Itália, a expectativa é de 82,5 anos. Para mostrar como aprender a conviver com isso e de que forma o legado cultural e gastronômico de alguns povos contribuem para inspirar mais qualidade de vida, o publicitário e professor de Food Design Communications no Istituto Europeo de Design (IED), Alexandre Carvalho, ministra a palestra “Blue Zone Italia – Gastronomia, Longevidade e Estilo de Vida”, no dia 19 de novembro, das 19h30 às 21h, na Casa Fiat de Cultura. A iniciativa integra a programação da IV Semana da Cozinha Italiana. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pela Sympla. Espaço sujeito a lotação (200 lugares).

O palestrante vai mostrar como a nossa comida pode ser responsável por uma vida mais longa, inspirado por algumas cidades da Itália. Durante dois anos, Alexandre Carvalho observou os hábitos de vida em Sardenha e Sicília. Integrantes das Blue Zones – regiões com grande números de pessoas centenárias, essas cidades mostram que é possível ter uma vida repleta de sabores que é, ao mesmo tempo, saudável e rica em experiências. “O alimento preserva e projeta a tradição de uma cultura, além de carregar sua identidade. Alguns exemplos mais comuns são os azeites e vinhos próprios de determinadas regiões, que apresentam sabores únicos”, destaca.

Em sua apresentação, Alexandre Carvalho vai discutir, com base nos hábitos desses locais da Itália, quais são os caminhos possíveis para vivermos melhor no Brasil. “Será um delicioso papo sobre comida e sobre a Itália, e também contará com dicas práticas para nossas vidas”, convida. Com base em uma pesquisa do investigador Dan Buettner, da National Geographic, ele ainda vai abordar nove características tidas como necessárias para alcançar longevidade: se mover mais lentamente; diminuir o ritmo intenso da rotina; ter um propósito; se alimentar até ter o estômago 80% cheio; ter uma dieta baseada em vegetais; tomar vinho (com moderação); estar em um grupo que incentive hábitos saudáveis; pertencer a uma comunidade; e colocar a família em primeiro lugar.

A palestra “Blue Zone Italia – Gastronomia, Longevidade e Estilo de Vida” é realizada pela Casa Fiat de Cultura e o Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Participações Brasil, Fiat Chrysler Automobiles e Banco Safra, em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, e conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

Palestra “Blue Zone Italia – Gastronomia, Longevidade e Estilo de Vida”,

Entrada gratuita, com retirada de ingresso pela Sympla

Data: 19 de novembro

Horário: 19h30 às 21h

Local: Auditório da Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@fcagroup.com

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

www.circuitoculturalliberdade.com.br


Adicionar Comentários

Clique para comentar