Outubro Rosa: Faculdade Pitágoras

Outubro Rosa: Faculdade Pitágoras reforça a importância do autoexame para salvar vidas

Ação aberta ao público teve como objetivo alertar mulheres para o diagnóstico precoce da doença

No mês de outubro, dedicado ao movimento de conscientização sobre o câncer de mama, a equipe de enfermagem e alunos da Faculdade Pitágoras, unidade Antônio Carlos ofereceram exames clínicos das mamas gratuitos aos colaboradores, alunos e comunidade local, na última quinta-feira (24). 

Kênia Castro, professora de enfermagem da Pitágoras comenta: “a Campanha reforçou a importância do diagnóstico precoce e dos exames clínicos como a mamografia, a ultrassonografia ou ressonância magnética para o tratamento. É importante que mulheres abaixo de 35 anos façam o autoexame”, explica.

Diagnosticada precocemente há seis meses, a administradora e ex-aluna da Pitágoras, Sara Lages, de 33 anos, conhece melhor que ninguém da importância do tratamento imediato para ampliar as chances de cura.  Descoberto em estágio inicial, por meio do autoexame, o tumor da mama foi retirado com intervenção cirúrgica e tratado com quimioterapia. “Não há casos da doença em minha família, então, receber um diagnóstico de câncer de mana aos 33 anos foi assustador. Foi tudo muito rápido e, apesar de o tumor ser agressivo, fazer o autoexame salvou a minha vida. Hoje, na reta final do tratamento, me sinto recuperada”, diz Sara.

A história de Sara foi conferida pelos participantes. A jovem falou sobre a importância do diagnóstico precoce e alertou sobre a necessidade de fazer o autoexame. Na ocasião, a instituição sorteou dez mamografias gratuitas.

Dados

Segundo tipo de tumor mais frequente no Brasil, o câncer de mama acomete três vezes mais brasileiras, com menos de 35 anos, do que europeias e norte-americanas na mesma faixa etária. Enquanto nos países do Hemisfério Norte a doença nesse público não passa de 2% do total, em território brasileiro os registros somam 9%.

Especialistas ainda buscam os motivos que têm levado as jovens a desenvolverem o tumor com mais frequência. Historicamente, elas representavam somente 2% dos casos. Estilo de vida, herança genética e histórico familiar são algumas das razões consideradas. De acordo com o Instituto Nacional do Cancêr (INCA), o avanço, por sua vez, reforça a importância de se precaver – foco do Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce da neoplasia que atinge as mamas.

Realizada pelo Grupo Brasileiro de Estudos em Câncer de Mama (Gbecam) e Grupo Latino-Americano de Oncologia Cooperativa (Lacob), a pesquisa mostrou que 60% dos registros foram detectados a partir de sintomas, e não por mamografia.

Sobre a Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton.

Para mais informações, acesse: www.faculdadepitagoras.com.br

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.

Adicionar Comentários

Clique para comentar