Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – 5ª Sinfonia de Beethoven 13/03 e 14/03

SINFÔNICA AO MEIO-DIA/SINFÔNICA EM CONCERTO

ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS interpreta a 5ª SINFONIA DE BEETHOVEN

Além da aclamada composição, concerto também conta com a obra Music For The Royal Fireworks, de Handel

Uma das composições mais populares do repertório erudito mundial, a 5ª Sinfonia de Beethoven está no repertório da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais durante apresentação das séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto. Sob regência do maestro assistente Sérgio Gomes, o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, além de interpretar essa obra prima da música clássica, vai presentear o público a composição Music For The Royal Fireworks, de Georg Friedrich Handel.

“Havia um grande desejo meu em reger a 5ª Sinfonia de Beethoven, por ser considerada a obra sinfônica mais conhecida de todos os tempos e em todo o mundo. Para completar o programa, também em alto nível, escolhemos a Música para os fogos e artifícios Reais, de Handel, que foi o compositor favorito de Beethoven durante a maior parte de sua vida”, destaca o mastro.

Ainda segundo Sérgio Gomes, as expectativas para os concertos são as melhores possíveis, já que as séries ao Meio-Dia e Em Concerto estão, de fato, consolidadas na agenda cultural da cidade. “Tivemos um público recorde de 1.600 pessoas na abertura oficial da temporada este ano e espero que se repita nos próximos concertos. Tocar com a casa cheia é muito bom, demonstra o reconhecimento do público pela seriedade do nosso trabalho, que recebe em retribuição mais motivação, empenho e mais qualidade em nossas performances. É uma troca constante e renovadora”, comemora.

Trechos das obras serão interpretados na terça-feira (13), na série Sinfônica ao Meio-Dia, quando algumas pessoas da plateia poderão assistir ao concerto do palco, junto com os músicos, aproximando o público dos músicos da Orquestra, durante o projeto De Dentro do Palco, iniciativa do regente titular da Orquestra Sinfônica, Silvio Viegas, para aproximar as pessoas da música erudita. Já a versão integral das composições, será apresentada na quarta-feira (14), na série Sinfônica em Concerto.

Música para iluminar os céus – O repertório das apresentações tem início com a abertura de Music For The Royal Fireworks, do compositor alemão Georg Friedrich Händel. Os seis movimentos da sinfonia foram escritos por encomenda do Rei George II para a cerimônia de celebração ao fim da Guerra de Sucessão Austríaca (1740-1748), como um acompanhamento do espetáculo pirotécnico. Em sua versão original, foi tocada por uma imponente banda de sopros e percussão, condição necessária para se fazer ouvir e importante no significado simbólico da ocasião. A título de curiosidade, a primeira apresentação de Music For The Royal Fireworks, aconteceu em Londres, no ano 1749, e reuniu mais de 12 mil pessoas.

O programa segue com a mundialmente aclamada Sinfonia n.º 5, também conhecida como Sinfonia do Destino, do também alemão Ludwig van BeethovenEscrita entre 1804 e 1808, é uma das composições mais populares e uma das sinfonias mais interpretada nos tempos atuais. “Os quatro movimentos da 5ª Sinfonia caracterizam-se pela dinamicidade e variação musical, revelando momentos de grande tensão e dramatismo, assim como suavidade e leveza”, explica Sérgio Gomes.

SINFÔNICA AO MEIO-DIA

Local: Grande Teatro Palácio das Artes

Data: 13 de março

Horário: 12h

Entrada Gratuita

SINFÔNICA EM CONCERTO

Local: Grande Teatro Palácio das Artes

Data: 14 de março

Horário: 20h30

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)

Informações para o público: (31) 3236-7400