Orquestra Ouro Preto abre edital de seleção para edição 2020

MÚSICA QUE TRANSFORMA: ACADEMIA ORQUESTRA OURO PRETO ABRE EDITAL DE SELEÇÃO PARA JOVENS MÚSICOS

Inscrições estão abertas até 17 de fevereiro para músicos com idade entre 18 e 28 anos

A Orquestra Ouro Preto abre edital de seleção para edição 2020 de sua Academia, com oportunidade para 10 jovens músicos, com idade entre 18 e 28 anos, desenvolverem seus talentos por meio da prática orquestral. As inscrições estão abertas até o dia 17 de fevereiro com 6 vagas para violino, 2 vagas para viola, 1 para violoncelo e 1 vaga para contrabaixo. As audições acontecem nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Belo Horizonte, e os candidatos deverão executar duas peças ou movimentos contrastantes de livre escolha dentro da literatura do instrumento.

A Academia Orquestra Ouro Preto, que é patrocinada pela SulAmérica e tem o apoio do Sesc, propõe desenvolver músicos que já possuam conhecimento em seu instrumento, para emergir na prática da música em conjunto, a partir do conceito de excelência e versatilidade que tem dado destaque à própria formação principal. Para o violinista João Victor Romano, “muitos músicos, assim como eu, vieram de centros de formação e projetos sociais e faltava essa transição para a orquestra profissional; a Academia vem, então, com esse propósito de dar essa vivência prática daquilo que aprendemos e a música de concerto é sempre um aprendizado”, completou.

A Academia está sediada no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Os jovens selecionados terão dois ensaios semanais (1 naipe e 1 tutti) e concertos públicos. Os aprovados serão bolsistas e participarão do projeto por um período de 10 meses, entre março a dezembro de 2020.

O Maestro Rodrigo Toffolo comemora o sucesso da Academia, que é a primeira nesses moldes em Minas Gerais. “Fomos surpreendidos pelo grande número de interessados no ano passado e nos chamou atenção o potencial dessa nova geração de talentos de Belo Horizonte e região. São alunos muito competentes e estudiosos, que são o futuro da música de concerto em nosso Estado”, destacou.

O edital com as informações completas e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.orquestraouropreto.com.br.