Origamis de tsurus voltam a colorir o BH Shopping

Arte inédita, confeccionada especialmente para o mall, foi produzida pela artista Naomi Uezo e sua equipe

Dois móbiles contendo centenas de origamis de tsurus coloriram o BH Shopping durante toda a primavera e, agora, serão reinstalados para transmitir paz, leveza e bem-estar aos visitantes, colaboradores e lojistas.  Os mais de 1300 origamis, produzidos pela artista Naomi Uezo e sua equipe, simulam uma encantadora revoada dos pássaros que, segundo a lenda japonesa, representam longevidade e prosperidade. “A ave, por si só, carrega e emana uma energia muito positiva e, nesta composição, optamos por usar as cores do arco-íris, em uma tentativa de enviar ainda mais positividade às pessoas”, contou Naomi, que é especialista em desenvolver produtos e arte a partir do papel.

No Japão, os origamis do tsuru tinham função meramente decorativa, sendo comumente utilizados para enfeitar o quarto dos bebês. Mais tarde, passaram a ser associado às orações, sendo oferecidos nos templos. Diz a lenda que a ave vivia mil anos e que, se uma pessoa dobrar mil aves de papel, terá um desejo realizado. Hoje, os origamis continuam sendo opção de decoração em comemorações especiais, como batizados e casamentos.

Os móbiles -um com 12 metros de extensão e o outro com 7m- serão instalados na próxima segunda-feira, 08, e posicionados nos vãos, acima dos painéis de led, que transmitirão mais informações sobre a arte, tais como a cultura do origami, processo de produção, lendas, significados etc.

Protocolo de segurança

Desde a reabertura, o BH Shopping reforçou sua já rígida rotina de higienização e adotou medidas rigorosas de segurança, previstas tanto no protocolo elaborado por infectologistas contratados pela Multiplan quanto no protocolo elaborado pela prefeitura de Belo Horizonte. Entre as medidas adotadas estão a aferição da temperatura de todos os visitantes e colaboradores nas entradas dos shoppings, limitação da capacidade máxima dentro das lojas e uso obrigatório de máscara.