Oficinas de aldravias 09/11

A Academia Mineira de Letras abre inscrições para a Oficina de Aldravias, com os poetas Andreia Donadon Leal e José Benedito Donadon Leal. Gratuito, o curso acontece na sede da AML, em Belo Horizonte, no dia 9 de novembro, em dois horários: das 8h30 às 11h ou das 14h às 16h30. As inscrições estão disponíveis até 6 de novembro, no site da AML (academiamineiradeletras.org.br).

A oficina é promovida pela Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (Alacib), com sede na cidade de Mariana (MG), realizada mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores; e copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

A aldravia é uma nova forma poética, marcada por características minimalistas e sucintas. Criada em Mariana, expande-se, principalmente, pela internet e aponta uma via de saída para a poesia. O poema se constitui de até seis palavras-verso, de forma aleatória, porém preocupada com a produção de significado condensado, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração. “A experiência de ler e produzir aldravias atua diretamente nos mecanismos de percepção e na capacidade de relatar, com linguagem sintética, sentimentos e aspectos da natureza e da vida”, descreve Andreia Donadon Leal.

Dividida em três partes, a oficina busca incentivar a leitura da poesia sintética no ambiente presencial e virtual, bem como sua produção e criação. O primeiro núcleo será composto por uma minipalestra com o poeta e doutor em Semiótica José Benedito Donadon Leal, sobre a história do gênero, incluindo a trova e o haicai, sua expansão no Brasil e na Europa, e a transmissão de videoaldravias. Na sequência, haverá leitura e análise de poemas. Por fim, os alunos irão produzir suas próprias aldravias, declamá-las e publicá-las no Facebook, sob a coordenação da poetisa e mestre em Estudos Literários Andreia Donadon Leal.

A oficina pretende colaborar ainda para aprimorar o interesse pela análise de textos sintéticos, além de ser uma ação pedagógica conjunta e interativa, que envolverá todos os interessados na arte literária.

Exemplos de aldravias

salto
de
cova
nascimento
do
artista

Andreia Donadon Leal

não
fazer
poesia
de
alma
vazia

Gabriel Bicalho

minhas
porções
diárias
metonímias
de
mim

J. B. Donadon Leal

sigo
cigano
em
busca
da
poesia

J S Ferreira

 

Inscrições gratuitas: até dia 6 de novembro, no site da AML – academiamineiradeletras.org.br

Curso: sexta, 9 de novembro

Horários: das 8h30 às 11h ou das 14h às 16h30 (a mesma oficina será realizada em dois períodos).

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, Belo Horizonte)

Mais informações: academiamineiradeletras.org.br

Adicionar Comentários

Clique para comentar