Oficina – Ritmo, Corpo e Palavra 26/10 a 17/11

Para reforçar a importância da literatura afro, desenvolvendo o potencial criativo e ampliando o pensamento crítico das pessoas, será realizada a ‘Oficina: ‘Ritmo Corpo e Palavra’, de 26 de outubro à 17 de novembro, durante o mês da Consciência Negra, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Min. Hermenegildo de Barros, Itapoã, 184). A atividade será ministrada por Babilak Bah, artista do ruído, poeta e arte-educador, que também tem um vasto trabalho na música.

A ‘Oficina: Ritmo Corpo e Palavra’ contempla a pesquisa, a promoção do potencial de criação da voz poética, do canto e de reflexões em torno da literatura produzida por autores e autoras negras. A atividade traz a chance de o público conhecer também, textos importantes da literatura brasileira , produzidos tanto pelo cânone, como pela poesia da diáspora negra.

De acordo com Babilak Bah, a oficina é uma oportunidade para o fomento à criatividade. “Trata-se de um espaço de experimentação de linguagem que se propõe a realizar um atravessamento de sentidos utilizando de três fenômenos: o campo da palavra, as tecnologias corporais e a potência dos ritmos”, diz.

Segundo Babilak Bah, a oficina destina-se a estudantes das artes, jovens artistas e pessoas que querem ampliar o seu potencial criativo. “A oficina destina-se a pessoas que estejam abertas a desenvolver, experimentar, descobrir, vivenciar o seu poder criativo em grupo rumo a criação individual/coletiva. A proposta abre as fronteiras à novos sentidos e problematiza questões identitárias. Também tenciona o campo da linguagem numa fronteira entre o social e o político”.

Além disso, ele lembra que a oficina tem como foco também, trazer o debate através de textos de nomes conhecidos da literatura negra. “Vamos também discutir textos que apresentam a situação da população negra em seus territórios de vivência e conflitos na sociedade brasileira com textos que vão de Carolina Maria de Jesus ao Racionais Mc e outros nomes de destaque”, completa.

Mês da Consciência Negra: ‘Oficina – Ritmo, Corpo e Palavra’ – #oficinaritmocorpoepalavra
Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – Rua: Min. Hermenegildo de Barros, Itapoã, 184
Data: De 26 de outubro a 17 de novembro
Horário: aos sábados e domingos de 15h às 17h
Entrada: gratuita
Contato para inscrição: (31) 3277-7429 – (31) 99913-9650