Oficina gratuita Janelas Para o Tempo 10/09 a 30/09

MM Gerdau convida o público para um passeio pelo restauro do prédio que abriga o Museu 

Educativo do Museu convida o público a conhecer mais sobre a história e restauro do Prédio Rosa que já abrigou a Secretaria da Educação, o Centro de Referência do Professor e o Museu da Escola, por meio da oficina gratuita “Janelas Para o Tempo”

Uma das características que mais encantam os visitantes do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal são os desenhos, formas e pinturas que compõem suas paredes. O resultado visto hoje em dia é fruto de um intenso trabalho de restauração, afinal, o Prédio Rosa foi inaugurado no mesmo dia  que a capital mineira, em 1897. De lá para cá, as paredes ganharam diversas decorações, de acordo com cada época. Em 2010, quando o  prédio passou a ser sede do Museu, a restauração com o objetivo de resgatar as características iniciais do imóvel foi iniciada. É dentro deste contexto que surge a oficina “Janelas Para o Tempo”, ofertada de forma gratuita para o público entre os dias 10 e 30/09, de terça a sexta das 13h às 17h30 e nas quintas, das 16h às 21h. 

A proposta da oficina surgiu a partir da temática da 13a edição da Primavera nos Museus, que propõe fortalecer a relação do público com os museus a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e seu bem cultural. O objetivo principal da ação é possibilitar a abertura de janelas para outros tempos por meio do conhecimento íntimo das memórias do Prédio Rosa e das sociedades que o habitaram e ainda habitam. A oficina também tem a finalidade de desenvolver habilidade motora, criativa, imaginativa e investigativa que se relacione com a história do prédio e a ciência e tecnologia utilizada no processo de restauração. 

“Essa oficina terá foco no processo de restauro do Prédio Rosa. Desse modo, chamaremos atenção para as pinturas parietais, a observação da passagem do tempo e dos estilos artísticos através das janelas de prospecção, que o visitante terá a oportunidade de experimentar também na prática, bem como entender a natureza das cores, das tintas utilizadas e a presença de minerais nesse processo”, conta a Coordenadora do Educativo do MM Gerdau, Suely Monteiro.

A parte prática tem o intuito de proporcionar ao visitante a experiência de ser um restaurador por um dia. Após visitar o Prédio Rosa, o participante irá escolher um recorte de uma pintura em parede que mais o agrade e reproduzi-la com tinta acrílica sobre uma placa de MDF. Para esta etapa serão utilizados stencils. Após a secagem da pintura, uma fina camada de gesso será passada sobre o MDF, cobrindo-o por completo e possibilitando o início de uma nova pintura, com outros desenhos, formas e cores. Após alguns instantes, o participante será convidado a iniciar uma “janela de prospecção” – termo utilizado na restauração para demarcar uma área que será explorada a fim de descobrir a pintura inicial. 

O visitante pode ainda adicionar um imã na parte posterior do MDF, para que sua janela de prospecção possa ser fixada em outras paredes, abrindo assim novas janelas.  

“As janelas de prospecção serão o mote para o desenvolvimento de temas ligados aos processos de restauro e arquitetônico e as técnicas, tecnologias e ciências envolvidas nesses processos. Também poderemos abordar  os vários significados que uma “janela” pode ter nas relações humanas, nas questões presentes nos museus e temáticas próprias do  patrimônio e da memória”, explica monteiro.

Dias: entre 10 e 20/09
Horários: de terça a sexta das 13H às 17h30 e nas quintas, das 16H às 21H
Entrada Gratuita
Mais informações: 
http://www.mmgerdau.org.br/programe-se