Odilon Moraes na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil 13/06

Premiado escritor debate a linguagem híbrida na Biblioteca Infantil e Juvenil de BH

Odilon Moraes comanda uma palestra e uma oficina sobre o tema, tida como uma das grandes inovações da literatura infantil

A Fundação Municipal de Cultura recebe nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 10h, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, o escritor e ilustrador Odilon Moraes. Premiado por obras voltadas às crianças, Odilon irá ministrar uma palestra e uma oficina sobre escrita híbrida, tipo de linguagem que envolve texto e imagem. As atividades têm entrada gratuita.

O encontro com Odilon Moraes tem início às 10h com a palestra “Uma breve história do livro ilustrado”, que tratará da história dos livros para crianças, com especial atenção para a escrita híbrida, que juntos compõem texto escrito e ilustrações e as experimentações estéticas oferecidas aos leitores. Na sequência, das 14h às 18h, o autor comanda a oficina “O livro ilustrado: quando o desenho faz literatura”, na qual será abordada uma breve história desse objeto tido como a maior inovação narrativa dentro da literatura infantil nos últimos 50 anos. A atividade terá leituras e a apresentação de uma linha temporal que vai do século XIX (quando foi inventado o livro ilustrado) até os dias atuais, quando a discussão dessa linguagem alcançou outros territórios além da infância. Essa oficina tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3277-9872. As ações contam com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Itaú Social.

Odilon Moraes é graduado em arquitetura, mas nunca exerceu a profissão. Há mais de 20 anos escreve, ilustra e promove reflexões sobre livros para crianças. Publicou livros autorais, como “Pedro e Lua”, “A Princesinha Medrosa”, “Rosa”, além de outros como ilustrador, como “Ou Isto ou Aquilo”, com texto de Cecília Meireles, “Direitos do Pequeno Leitor”, com texto de Patrícia Auerbach, e “Lá e Aqui”, com texto de Carolina Moreyra. É um dos organizadores do livro “Traço e Prosa: entrevistas com ilustradores de livros infanto-juvenis” e um dos curadores da exposição “Linhas de Histórias: o livro ilustrado em sete autores”, realizada pelo Sesc São Paulo. Venceu os principais prêmios literários voltados para a produção para crianças e jovens no Brasil, como o da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Jabuti e o João-de-Barro. Em 2018, recebeu o Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil, concedido pela Revista Crescer.

 

Dia 13 de maio, quarta-feira, a partir das 10h

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (Praça da Estação s/n° – Centro de Referência da Juventude)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-9872