“IA – INSTITUTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE OURO PRETO” LANÇA O “OCUPA/IA”, COM MOSTRAS DIGITAIS DE ARTES VISUAIS,
A PARTIR DE 21 DE JUNHO
OS ARTISTAS MALU TEODORO, PEDRO TON E SUTTANE HOFFMANN OCUPAM OS CANAIS VIRTUAIS DO INSTITUTO
PARA MOSTRAR SEUS TRABALHOS E PROCESSOS
Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto dá início ao Ocupa/ia, com mostras digitais de artes visuais. De 21 de junho a 9 de julho, a cada semana, os artistas Malu Teodoro, Pedro Ton e Suttane Hoffmann, respectivamente, ocupam as redes sociais (Facebook e Instagram) e site do Instituto para mostrar seus trabalhos e processos. Após esta primeira fase, mais seis artistas assumem o espaço em semanas consecutivas até o dia 20 de agosto.
Colocando em debate a efetividade dos meios digitais e a problemática de acessibilidade e temporalidade, o Ocupa/ia explora novas formas de habitar o virtual, incentivando a exposição de trabalhos a partir dessa perspectiva. “Pensamos essa iniciativa para dar apoio à comunidade artística, com o objetivo de amenizar os efeitos econômicos e sociais deste momento de pandemia. Nesse sentido, o ia dá continuidade à sua missão, abraçando a diversidade social, econômica, de gêneros e vivências”, explica a presidente Bel Gurgel.
O programa tem como objetivo questionar a forma que as redes sociais podem colaborar com mostras e criar outras maneiras de produzir e estar no mundo, evidenciar territórios invisíveis e fazer circular arte.
O Ocupa/ia adota a ideia de tornar as redes digitais das instituições artísticas como meio de reaproximação do ambiente físico. A ampliação do conceito de espaço é a “cocriação” das redes sociais, o espaço público expandido. É a forma de descentralizar e romper com uma circulação da arte focada apenas no eixo Rio-São Paulo. Cocriar é provocar a existência, continuar construindo sobre a ideia do outro e vice-versa, sem as travas do passado.
“Atualmente pretendemos formar um acervo digital, não físico. O ‘contemporâneo’ é o clique, o efêmero e nossas propostas vêm de encontro a esse pensamento. O Ocupa/ia visa ampliar os horizontes do espaço digital por meio da arte neste momento pandêmico tendo a rede social como alicerce. E, num futuro breve, a ocupação tende a ser, paralelamente à digital, também urbana nas cidades de Ouro Preto, Mariana e região, sugerindo uma revisitação às cidades do passado, um novo ciclo”, completa Bel Gurgel.
Na primeira fase do projeto, os artistas, selecionados via convocatória, se apresentam, falam de seu processo criativo, mostram a obra em si e contam sobre sua visão de arte dentro da pandemia.
Ocupa/ia
De 21/06 a 25/06 – Malu Teodoro (@mariameteora)
De 28/06 a 02/07 – Pedro Ton (@sereio_mar)
De 05/07 a 09/07 – Suttane Hoffmann (@suttanehoffmann.ph)
Adicionar Comentários