O corpo dos escritores na Academia Mineira de Letras 17/10

No dia 17 de outubro, às 20h, a Academia Mineira de Letras recebe a performance “O corpo dos escritores”, com as professoras e escritoras Lúcia Castello Branco e Vera Lúcia Casa Nova. O evento faz parte do programa Casa da Palavra – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores e copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

Em lugar da palestra tradicional, as duas escritoras propõem uma performance que envolva uma discussão cerca das articulações entre corpo, escrita e poética. O intuito é o de colocar o tema em ato: o corpo das escritoras em cena, em discussão.

Sobre as escritoras:

Lúcia Castello Branco é Professora Titular em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona desde 1984. Possui pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa, em 1992, e pela Universidade da Califórnia, em 2001, pós- doutorado em Teorias Psicanalíticas pela UFRJ, em 2008, e estágio sênior na Emory University, em 2014-2015.

Pesquisadora 1C do CNPq, desde 1991. Escritora, com diversos livros de ensaios, além de romances, novelas e livros de literatura infanto-juvenil. Diretora de documentários sobre Manoel de Barros e Maria Gabriela Llansol. Psicanalista e coordenadora do LIPSI – Núcleo de Pesquisas de Literatura e Psicanálise da FALE-UFMG. Docente-parceira da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, responsável pelo convênio entre a UFMG e a ICORN, com a criação, no Brasil, da primeira casa-refúgio para escritores em risco.

Vera Lúcia Casa Nova é Professora de Literatura na UFMG, ensaísta, escritora e contista. Autora dos livros “Canto Zero”, “Horizontes de Passagem”, “Campos Seriais” e “Sombra Luz”. Dona de escrita refinada, considerada uma das melhores poetas mineiras da atualidade. Vive em Belo Horizonte, também é pesquisadora de poéticas contemporâneas e artes visuais, com artigos sobre os temas publicados em diversas revistas brasileiras e internacionais.

 

Data: 17 de outubro

Horário: 20h

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

 

Patrocinado