Nos Porões da Loucura apresenta programação 04/05 a 27/05

Mostra “Nos Porões da Loucura” apresenta programação intensa voltada para discutir a relação entre arte e loucura, destacando a importância da luta antimanicomial

 Promovida pela Caligari Produções, a mostra inédita será realizada entre os dias 04 e 27 de maio, no Teatro Marília. A programação inclui a realização de debates, temporada do espetáculo, exibição de filmes e exposição de fotografia. A proposta é convidar o público a refletir a respeito da arte, da loucura e também sobre a importância da luta antimanicomial e dos avanços nos tratamentos.

Desde a sua estreia, em maio de 2016, o espetáculo “Nos Porões da Loucura”, baseado na obra homônima de Hiram Firmino, já foi assistido por milhares de pessoas. A montagem conta a trajetória do Hospital Psiquiátrico de Barbacena, onde 60 mil pessoas morreram. Pacientes, funcionários, famílias e sociedade são retratados em cenas por nove atores.

Dando sequência nas discussões trazidas pelo espetáculo, a equipe responsável pela montagem decidiu investir na criação da mostra “Nos Porões da Loucura”, com curadoria assinada pela jornalista, atriz e produtora Ana Gusmão. A proposta é promover uma programação voltada para destacar a importância da luta antimanicomial e refletir sobre os avanços e retrocessos verificados no país ao longo dos anos. É certo que a luta antimanicomial já registrou várias vitórias nas últimas décadas no Brasil, mas o tema ainda merece destaque uma vez que o preconceito seguido da ignorância impossibilita boa parte desses pacientes de se inserirem, verdadeiramente, na sociedade.

Abrindo a programação, no dia 04/05, haverá a exibição do documentário “A Casa dos Mortos”, com direção, roteiro e pesquisa etnográfica de Debora Diniz. O filme retrata a dura realidade de um manicômio na Bahia e as situações vividas por seus internos. Ao mesmo tempo que apresenta o poema de Bubu, um poeta com internações reincidentes em 12 manicômios diferentes no Brasil. O emaranhado de histórias cria uma narrativa capaz de apresentar as mazelas destes espaços ao combinar etnografia, pessoalidade e registro documental.

Ao longo de toda a mostra, haverá uma temporada do espetáculo “Nos porões da loucura”, com dramaturgia adaptada a partir de uma série de reportagens do jornalista Hiram Firmino ao longo do ano de 1979, que foram reunidas em livro posteriormente, que já conta com várias tiragens. A montagem possui dramaturgia e direção assinadas por Luiz Paixão e resgata o horror vivido pelos pacientes portadores de sofrimento mental ou àqueles que simplesmente eram indesejados pela sociedade. A montagem poderá ser conferida de sexta a domingo, no Teatro Marília.

Além da temporada do espetáculo, o foyer do Teatro Marília ainda receberá durante todo o período da mostra, a exposição “Eu sou, tu és, ele é, nós somos, vós sois, eles são“, que apresenta 12 fotografias assinadas pelo fotógrafo Guilherme Bergamini. As imagens em preto e branco foram produzidas no Hospital Psiquiátrico de Barbacena ao longo do ano de 2016 depois que Bergamini assistiu ao espetáculo “Nos Porões da Loucura”. Impactado pela temática apresentada na montagem, ele iniciou uma pesquisa e posteriormente entrou em contato com o hospital para conseguir autorização para a captura das imagens que poderão ser conferidas durante a mostra. As obras que integram a exposição propõem um olhar sobre o epicentro do chamado Holocausto Brasileiro. Por meio das imagens, o público é convidado a compreender e refletir sobre temas como preconceito e responsabilidade social, fatores fortemente associados ao sofrimento mental e a todas as questões a ele pertinentes. A exposição é, também, um trabalho coletivo que, além da concepção e fotografia de Bergamini conta com texto assinado por Luiz Gomide, artista cênico integrante do elenco da peça Nos Porões da Loucura, e pintura em técnica mista, utilizando sublimação sobre papel e aguada de nanquim, de Clifford Dutra. A exposição é gratuita e poderá ser conferida no foyer do Teatro Marília.

No dia 05/04, às 20h, será exibido o documentário “Passageiros da segunda classe”, pelos fotógrafos Kim-Ir-Sem, Waldir Pina e pelo historiador e cineasta Luiz Eduardo Jorge, que propõe um olhar cinematográfico humanizado no interior do extinto Hospital Adauto Botelho, em Goiânia (GO), no qual os pacientes segregados eram submetidos ao abandono, isolamento e eletrochoque, sendo tratados como verdadeiros lixos humanos. Dirigido em 1986, a película dialoga diretamente com o espetáculo “Nos Porões da Loucura”, ao retratar realidades de uma mesma época.

Encerrando a programação do primeiro fim de semana da “Mostra Nos porões da loucura”, as 18h30 do dia 06/05, será exibido o documentário “A Arte da Loucura”. Dirigido pelas gaúchas Karine Emerich e Mirela Kruel, a película apresenta o registro da Residência Artística do grupo de teatro italiano Accademia Della Follia, realizado com integrantes da companhia e pacientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro, de Porto Alegre, convidando o espectador a mergulhar na temática da loucura de forma inovadora, propondo uma reflexão sobre a importância da arte em sua abordagem terapêutica. Após a apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”, que ocorre em seguida ao termino da exibição do documentário, será realizado um debate com o tema “O hospital ainda é necessário?”, com a participação do psiquiatra Doutor Lauro Guirlanda(Instituto Raul Soares e professor da FAMINAS), e da Doutora Miriam Abou-yd(integrante do Fórum Mineiro de Saúde Mental. O bate-papo será mediado pelo jornalista Hiram Firmino.

Abrindo a segunda semana da mostra, no dia 11/05 às 19h, o documentário “A loucura entre nós”, dirigido pela cineasta Fernanda Fontes Vareille e que convida o público a mergulhar por trás dos das grades da instituição psiquiátrica e nas histórias das pessoas que revelam os limites e mazelas do que é considerado ser a loucura. Por meio do relato de personagens, em sua maioria femininas, o documentário aborda as contradições da razão para nos fazer refletir sobre nossos próprios conflitos, desejos e erros. No sábado, 12/05, a programação se inicia às 20h com a película “Sufoco da vida”, dirigido por Tiago Bravo Quintes, que apresenta a realidade de internos de instalações manicomiais que exploram das suas relações com a musicalidade para sobreviver às duras rotinas de solidão e tristeza destes espaços. Fechando a segunda semana da “Mostra Nos porões da loucura”, o documentário “A Casa dos Mortos” volta a ser exibido, dessa vez às 18h30 do dia 13/05, seguido pela apresentação do espetáculo que dá nome a mostra, que assim como na primeira semana, também será apresentado após as exibições dos documentários.

Durante a terceira semana de programação da mostra os documentários “A Loucura Entre Nós”, “A arte da loucura” e “Sufoco da Vida”, retornam para uma segunda exibição nos dias 18/05 às 19h, 19/05 às 20h e 20/05 18h30, respectivamente. Após a exibição no domingo (20/05), será promovido o debate “A arte no tratamento hoje”, que contará com a presença do músico Babilak Bah, coordenador do Trem Tan Tan –  grupo musical formado por pessoas com sofrimento mental e Andréia Lima, do Instituto Raul Soares, órgão conhecido pelos estudos e incentivos a pesquisas referentes ao tratamento de portadores de sofrimento mental. O bate-papo será mediado pelo diretor e dramaturgo Luiz Paixão. Lembrando que assim como nas duas semanas antecessoras, o espetáculo também será apresentado após as exibições.

Em seu quarto e derradeiro fim de semana de evento, a “Mostra Nos Porões da Loucura” receberá a exibição dos documentários “Passageiro da segunda classe”, no dia 25/05, e “A casa dos mortos” no dia 26/05, ambos às 20h, enquanto a película “A arte da loucura” será exibida às 18h30, do dia 27/05, que também receberá a última performance do espetáculo homônimo à mostra, encerrando a programação.

Programação Completa da Mostra Nos Porões da Loucura

04/05 – sexta-feira

Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

20h – Exibição do curta “A casa dos mortos”, no Mezanino.

20h30 – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”

05/05 – sábado

Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

20h – Exibição do curta “Passageiro da segunda classe”. Direção:

20h30 – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”

06/05 – domingo

Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

18h30 – Exibição do curta “A arte da loucura”, no Mezanino.

19h – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”

20h15 – Debate: O hospital ainda é necessário?, com a participação do psiquiatra Doutor Lauro Guirlanda(Instituto Raul Soares e professor da FAMINAS), e da Doutora Miriam Abou-yd(integrante do Fórum Mineiro de Saúde Mental). Mediação: Hiram Firmino

11/05 – sexta-feira

 Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

19h – Exibição do longa “A loucura entre nós”, no Mezanino.

20h30 – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”

12/05 – sábado

Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

20h –Exibição do curta “Sufoco da vida”, no Mezanino.

20h30 – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”

13/05 – domingo

Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

18h30 – Exibição do curta “A casa dos mortos”, no Mezanino.

19h – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”

18/05 – sexta-feira

Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

19h – Exibição do longa “A loucura entre nós”, no Mezanino

20h30 – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”

19/05 – sábado

Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

20h – Exibição do curta “A arte da loucura”

20h30 – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”

20/05 – domingo

Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

18h30 – Exibição do curta “Sufoco da vida”, no Mezanino

19h – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”

20h15 – Debate: A arte no tratamento hoje, com Babilak Bah(coordenador Trem Tan Tan) e Andréia Lima(Instituto Raul Soares). Mediação: Luiz Paixão

25/05 – sexta

Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

20h – Exibição do curta “Passageiro da segunda classe”, no Mezanino

20h30 – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”

26/05 – sábado

Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

20h – Exibição do curta “A casa dos mortos”, no Mezanino.

20h30 – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”

27/05 – domingo

Local: Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

18h30 – Exibição do curta “A arte da loucura”, no Mezanino

 

Sobre as atrações da Mostra Nos Porões da Loucura

Mostra “Nos Porões da Loucura”

*Datas: 04, 05, 06, 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de maio

Horário: Conferir programação acima

Local: Teatro Marilia (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

Informações: www.nosporoesdaloucura.com.br

*Todos os debates, exibições de filmes e a exposição possuem entrada franca.

 

Exposição de Fotos “Eu sou, tu és, ele é, nós somos, vós sois, eles são”, de Guilherme Bergamini

De 04 a 27 de maio

Local: Foyer do Teatro Marília(Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

Entrada Franca

Temporada espetáculo “Nos Porões da Loucura”

Datas: 04, 05, 06, 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de maio

Horário: sextas e sábados às 20h30 e domingos às 19h

Local: Teatro Marilia (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte)

Ingressos: R$36 inteira/R$18 meia ou R$17 nos Postos do Sinparc.

Ingressos antecipados podem ser adquiridos no site: www.vaaoteatromg.com.br

19h – Apresentação do espetáculo “Nos porões da loucura”