Mutirão gratuito usará tatuagem 3D para reconstruir aréolas de mulheres que superaram o câncer de mama

OUTUBRO ROSA: MUTIRÃO GRATUITO USARÁ TATUAGEM 3D PARA RECONSTRUIR ARÉOLAS DE MULHERES QUE SUPERARAM O CÂNCER DE MAMA

Ação, promovida pelo Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF), será realizada no dia 03/10 e atenderá pacientes do SUS

Como parte da programação do Outubro Rosa, o Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF) promoverá, no próximo dia 03/10, sábado, o 3º Mutirão de Reconstrução de Mamilos e Aréolas com Técnicas de Tatuagem 3D. A ação tem como objetivo fazer o refinamento da plástica em 16 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que venceram a luta contra o câncer e tiveram a mama reconstruída. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o fim de 2020, o Brasil deve registrar mais de 66 mil novos casos da doença, segundo tipo de tumor que mais acomete as mulheres no país e no mundo.

As sessões de tatuagem acontecerão na Unidade Concórdia do CHSF, em Belo Horizonte, das 07h30 às 14h, e serão conduzidas pelas mastologistas da instituição que participaram de cursos preparatórios, em 2019, além de quatro tatuadoras voluntárias. Empresas voluntárias também farão parte.

Uma das médicas e idealizadora do Mutirão, Dra. Lúcia Aiko Homma, explica que a proposta da ação é contribuir para devolver a autoestima das mulheres que passaram pela difícil fase do câncer de mama. “A doença afeta não só a saúde física, mas também o emocional. Por isso, o intuito é valorizar o bem-estar, a qualidade de vida e a sobrevida de pacientes que não tem acesso às sessões de tatuagem 3D”, diz. 

Diferentemente das edições anteriores, o 3º mutirão passará por adaptações para atender às normas de segurança exigidas pelo cenário da pandemia. Os atendimentos serão realizados dentro dos consultórios, apenas com a presença da paciente e da tatuadora e com horários pré-definidos, evitando assim aglomerações. Os ambientes e objetos também serão rigorosamente higienizados.

Grupo de Voluntários

O 3º Mutirão de Reconstrução de Mamilos e Aréolas com Técnicas de Tatuagem 3D conta com a participação voluntária das tatuadoras Domitila Clemente, Joana Dias, Lilian de Souza e Lucinea Vertello; as mastologistas do CHSF, Dra. Ana Carolina Guglielmeli e Dra. Shirley das Graças, além da Dra. Lúcia Aiko Homma; a instrumentadora Cleide Maria Elias e a equipe de auxiliares disponibilizadas pela instituição. Também são parceiros da ação a Electric Ink, fabricante de insumos para tatuagem, e a Artefato Tattoo Suply, loja de suprimentos para tatuagem. O lanche será fornecido pelo projeto “Amor que Cura”.