Museomix: Espaço do Conhecimento recebe palestra sobre inclusão 07/10 a 12/11

Em novembro, o Circuito Liberdade recebe o Museomix MG, uma maratona criativa que reúne entusiastas de cultura, tecnologia e inovação para criação de protótipos que facilitem a mediação entre o público e o que há no museu. Os equipamentos culturais da Praça da Liberdade desenvolveram uma programação diversa que estimula a construção de museus abertos, conectados e participativos.

No próximo sábado, dia 7 de outubro, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe a palestra show Educar para a diversidade: os 5 pilares da educação inclusiva, que une uma apresentação musical a uma roda de conversa sobre a inclusão e os obstáculos na educação de pessoas com Síndrome de Down. A atividade, que ocorre de 16h às 17h, será realizada pelo Projeto Vai Mundo e o Instituto Mano Down. A participação é gratuita.

Tecnológicos desde a infância
Enquanto os museomixers estiverem construindo protótipos para os museus da Praça da Liberdade, oficinas com crianças e jovens estimulam o empreendedorismo tecnológico no Espaço do Conhecimento UFMG. A Buddy Escola de Tecnologia realiza essas atividades no dia 12 de novembro, um domingo, de 12h às 19h.

Museomix
Unindo ideias criativas e ferramentas tecnológicas, os museomixers vão construir dispositivos de mediação entre acervos e visitantes no Circuito Liberdade. O projeto teve origem na França, em 2011, e já aconteceu em outros oito países. Em 2017, o Museomix acontece pela primeira vez no Brasil. Em BH, ele ocorre nos dias 10, 11 e 12 de novembro.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.