Com sessões presenciais e on-line mostra Exagerados – Cinema Contra o Baixo Astral exibe 18 longas-metragens que marcaram a cinematografia brasileira dos anos 1980

Programação inclui seis debates, masterclass com a diretora Adélia Sampaio e publicação de textos críticos inéditos

A Fundação Clóvis Salgado, através do Cine Humberto Mauro, reitera a importância do cinema nacional por meio da mostra inédita Exagerados: Cinema Contra o Baixo-astral. As sessões acontecem do dia 9 de setembro de 2021 (quinta-feira) até o dia 29 de setembro de 2021 (quarta-feira), e contam com clássicos como Eu Te Amo (1981), dirigido por Arnaldo Jabor e protagonizado por Sônia Braga, Cidade Oculta (1986), de Chico Botelho, com atuação de Arrigo Barnabé e Carla Camurati, Anjos da Noite (1987), de Wilson de Barros, com Marília Pêra, Antônio Fagundes e grande elenco, Tabu (1982), de Julio Bressane com atuação de Caetano Veloso, Areias Escaldantes (1985), dirigido por Francisco de Paula e com Regina Casé no elenco, e Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988), estrelando Xuxa Meneghel sob direção de Anna Penido e David Sonnenschein. Xuxa é uma das maiores recordistas de bilheteria da história do cinema brasileiro.

Além da exibição de 18 longas-metragens brasileiros emblemáticos realizados durante a década de 1980, a programação inclui seis debates da série História Permanente do Cinema, transmitidos pelo Canal da FCS no YouTube e pela plataforma CHM+ através de link disponibilizado na aba “ao vivo”, uma Masterclass ministrada pela diretora Adélia Sampaio e pela professora, curadora e pesquisadora Tatiana Carvalho Costa, e a publicação de cinco textos críticos inéditos. Mantendo o compromisso de democratização ao acesso dos filmes, o CHM realiza a mostra de forma gratuita e em formato híbrido, com a exibição de filmes presencialmente, conforme grade de programação, e on-line,de forma contínua, pela plataforma exclusiva CineHumbertoMauroMAIS. Apenas os filmes Filme Demência, de Carlos Reichenbach, e As Bellas da Billings, de Ozualdo Ribeiro Candeias, serão exibidos exclusivamente no cinema. 

MOSTRA DE CINEMA | EXAGERADOS: CINEMA CONTRA O BAIXO-ASTRAL

Período de realização da mostra presencial: 9 de setembro (quinta-feira) até 29 de setembro (quarta-feira) de 2021

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes e plataforma CineHumbertoMauroMAIS

Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537

Ingressos: distribuídos na bilheteria do CHM durante o dia de cada sessão

Horário de funcionamento da Bilheteria CHM: terça-feira a domingo, de 12h às 20h

aos domingos, de 17h às 20h

Informações para o público: (31) 3236-7400