Mostra Deslimites da Memória 07/03 a 03/05

Exposição une linguagens do selfie e da fotopintura, integrando o contemporâneo e a tradição

Mostra Deslimites da Memória, que acontecerá de 7 de março a 3 de maio em BH, reúne 56  obras de Cyro Almeida e Mestre Júlio Santos, um dos últimos expoentes vivos da técnica da fotopintura no Brasil

Em 2011, o fotógrafo mineiro Cyro Almeida conheceu mestre Júlio Santos, residente em Fortaleza e um dos últimos expoentes vivos da fotopintura, técnica muito difundida no interior do país ao longo do século passado, em que o artista dava cor e retoques a retratos feitos originariamente em preto e branco. Desse encontro, que se transformou em amizade e parceria, resultou a ideia de reunirem suas linguagens para criarem obras em que o contemporâneo e a tradição se mesclassem. O fruto desse trabalho é a exposição Deslimites da Memória, que vai acontecer entre os dias 7 de março e 3 de maio no Museu Mineiro, de Belo Horizonte.

Cyro Almeida explica que as recriações de mestre Júlio foram pintadas com tinta a óleo e pastel sobre fotografias feitas por ele ao longo de 2016 e 2017. “Retratei jovens e adolescentes que performaram para uma câmera analógica de médio formato suas próprias atitudes e expressões faciais em selfies que circulam nas redes sociais”. Como resultado, há uma harmoniosa fusão entre passado e presente, como se as marcações do tempo fossem relegadas a segundo plano.

Segundo Ângela Berlinde, curadora da mostra, Cyro Almeida e Mestre Júlio “abrem uma brecha no tempo, ousando apresentar uma obra híbrida, composta de múltiplas poéticas visuais e diálogos interdisciplinares.” Os artistas apresentam a geração Z (nascidos entre meados dos anos 1990 até o início do ano 2010) com seus ousados cabelos coloridos, piercings e delineadores nos olhos, porém retratados com paletós, gravatas, vestidos estampados e outras indumentárias típicas da fotopintura no século XX.

“Nesta coleção, sentimos o redimensionar do tempo, o seu ritmo e linguagem tornam-se num híbrido encantado em que o passado convive a par com o futuro. Aqui, a imagem surge abordada sob o ponto de vista da fusão de mundos e como espaço privilegiado de união da realidade e da fantasia”, destaca a curadora.

A exposição Deslimites da Memória é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio da MGS.

Exposição Deslimites da Memória

Fotopinturas de Cyro Almeida e Mestre Júlio Santos

Data: de 7 de março a 3 de maio

Local: Museu Mineiro

Endereço: Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento:

– terças, quartas e sextas: 10h às 19h00
– quintas: 10h às 21h
– sábados e domingos: 12h às 19h

Agendamento de visitas: (31) 3269-1103

Entrada gratuita