Moda das Gerais – mineiridades para vestir 10/10 a 26/10

Para além dos muros da universidade

Ex-alunos do curso de moda da Una participam de exposição que valoriza cultura regional, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Com o intuito de apresentar elementos e fragmentos da mineiridade por meio das roupas, a exposição “Moda das Gerais – mineiridades para vestir“, exibe 27 looks selecionados de 12 coleções produzidas por ex-alunos da Una propondo um diálogo entre a moda e a identidade mineira. A exposição, que ocorre até 26 de outubro, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, tem curadoria de Aldo Clécius e Renata Canabrava, ambos com ampla experiência no cenário da moda nacional, com diversos trabalhos de destaque em suas carreiras. “Tudo foi pensado de forma bastante orgânica. Essa exposição é para que as pessoas possam olhar para a cultura do passado e ver a tecnologia no futuro”, explica Aldo.

De acordo com ele, a exposição é dividida em três salas temáticas, chamadas de ilhas de exposição. A primeira resgata fragmentos do passado e dá início ao percurso expositivo, apresentando coleções que se inspiraram em fotos e personalidades da história de Minas Gerais, como as características de Aleijadinho e do Barroco. A segunda sala conta com coleções que dialogam com lugares, fatos, personalidades e traços do presente e cotidiano, retratados nas coleções que se inspiram no Mercado Central, Inhotim e Salão do Encontro, bem como na fé católica e nos objetos litúrgicos.

Com a temática “Futuro do Presente”, a terceira sala apresenta criações que dialogam com a tecnologia, projetando a identidade das roupas como algo que poderá vir a ser idealizado por meio de impressões em 3D, buscando a união entre a música pop e o Barroco, por exemplo, além de criações para cena da música eletrônica de Belo Horizonte. “O curso de moda da Una é o único da capital mineira que oferece aos seus alunos a oportunidade de desenvolver seus trabalhos de moda e imprimir em uma impressora 3D de uma maneira que pode se resgatar o passado, utilizando a tecnologia para o presente e o futuro”, destaca Aldo.

 

Data: até 26 de outubro
Horário: 19h
Local: sala de cursos do Anexo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – Rua da Bahia, 1889.

 

Patrocinado