Minotauro, o insuportável desígnio 10/10

No dia 10 de outubro, às 19h30, na Academia Mineira de Letras acontece a palestra “Minotauro, o insuportável desígnio”, com a professora e escritora Ruth Silviano Brandão e a artista plástica e ilustradora Julia Panadés. Nesse encontro autora e ilustradora falam sobre a obra e a experiência dessa parceria. O evento faz parte do programa Casa da Palavra – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores e copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

“A autora Ruth Silviano Brandão nos reenvia à estranha casa desse ser hibrido – o Minotauro -, que traz a maldição e o aberto de uma ferida sem fim. Sua poética deixa ver a existência de realidades distintas abrigadas no mesmo corpo: a vida, a morte, o vigor, o horror, o movimento intenso, a parada abrupta, a queda vertical. Tecendo com Julia o lugar dessa queda, e o ritmo do espanto diante de um acontecimento impossível de narrar, esta escrita mostra que o silêncio feminino – guardado nas palavras e nos desenhos – é a outra dimensão da morada”, comenta Janaína de Paula.

Ruth Brandão é graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1965, concluiu mestrado e doutorado em Estudos Literários também pela UFMG, e o pós-doutorado pela Universidade de Paris. É autora de diversos livros de ensaio, entre os quais: “Mulher ao Pé da Letra” (2a. edição pela Editora UFMG), “Literatura e Psicanálise” (Editora UFRS), “A vida escrita” (Poslit/ UFMG/ 7Letras), além de um romance, “Para Sempre Amada”, um livro de contos e três de poesia. Em 1989, recebeu o Prêmio Nacional Cidade Belo Horizonte.

Julia Panadés é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (2002), mestra em Artes Visuais pela escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutora em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG. A artista desenha e escreve diariamente. Publica sua produção de modo independente, estabelecendo alianças com outras iniciativas artísticas, editoriais e educacionais. Essas colaborações são, em grande medida, processos pautados pela relação texto e imagem. Sua produção em desenho e palavra tende ao livro e ao uso da linha. Desde 2014 colabora com editoras,sobretudo na produção de desenhos para capas e livros de imagem. Desde 2008 leciona desenho, composição e outros processos relacionados ao uso da palavra em cursos superiores. Oferece cursos livres, ateliês coletivos e oficinas de curta duração.

 

Data: 10 de outubro

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita.

http://academiamineiradeletras.org.br/

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

 

Adicionar Comentários

Clique para comentar