Minas Shopping promove Natal inclusivo

A inédita programação do “Natal Luz de Gramado – Minas Shopping” se torna ainda mais especial ao incluir a acessibilidade para os deficientes sensoriais (auditivos e visuais) por meio da audiodescrição. O espetáculo teatral e musical “Eu Acredito no Natal”, que ocorre na Praça de Eventos (Piso 1), conta, aos domingos, com intérprete de Libras e audiodescrição. O objetivo é possibilitar que todos assistam aos shows integralmente e se encantem com a magia da apresentação. Com foco na inclusão, o Minas Shopping também vai receber flash mob dos alunos do Instituto Viva Down.

O espetáculo “Eu acredito no Natal” —apresentado gratuitamente de quinta-feira a domingo, às 18h30, com sessão extra aos sábados, às 20h— reproduz, com algumas adaptações, o Natal Luz de Gramado, que pode ser visto pela primeira vez fora da cidade de origem no Sul do Brasil. Durante a sessão aos domingos, pessoas com deficiência visual têm acesso à audiodescrição da apresentação, recurso de acessibilidade que amplia a compreensão e a participação dos cegos. “O objetivo da audiodescrição é transformar imagens em palavras, mas não é somente isso. Fazemos todo um trabalho de ambientação para que a pessoa se sinta imersa na obra. Ela pode, inclusive, tocar o cenário”, explica a audiodescritora Bianca Dantas.

Dois audiodescritores acompanham um grupo de até seis pessoas nas apresentações aos domingos. “A audiodescrição não é algo que pode ser gravado, porque daí perderíamos detalhes de improviso do espetáculo”, destaca Bianca. “Criamos um roteiro que serve como base, mas o trabalho também envolve um processo de criação em cada apresentação”, complementa. Durante o show, estão disponíveis também intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que traduzem, simultaneamente, para os espectadores surdos.

No dia 13 de dezembro, alunos do Instituto Viva Down, que tem o propósito de promover a inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, farão uma apresentação especial no Minas Shopping. “Eles começaram a ensaiar há seis meses, especialmente para se apresentarem no espetáculo de Natal do Minas Shopping”, conta Iracema Machado, diretora do Instituto Viva Down. Cerca de 20 alunos, entre 16 e 36 anos, vão cantar e dançar. “O Minas Shopping é um empreendimento que sempre abriu as portas para pessoas com deficiência. Todos os shopping centers e locais públicos deveriam promover esse tipo de evento para incluir essas pessoas, que são parte da sociedade. O Natal é uma época maravilhosa e todos merecem participar e ter seu espaço”, afirma Iracema.

Segundo a gerente de Marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim, todas as atrações do Natal têm como proposta serem acessíveis a PCDs. “O Minas Shopping é apontado por pessoas com deficiência como o shopping center mais acessível de Belo Horizonte. Com mais essa iniciativa, estamos reforçando o compromisso de oferecer um Natal inclusivo a todos”, declara.

Sobre o Minas Shopping

Avenida Cristiano Machado, 4000 – União – Belo Horizonte (MG)

Telefone: (31) 3429-3500

Site: www.minasshopping.com.br

Facebook: www.facebook.com/Minasshopping

Horário de funcionamento

Lojas: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 14h às 20h.

Praça de Alimentação: de segunda-feira a sábado, das 10h às 23h; domingos, das 10h às 22h.

Axial: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábados, das 7h às 13h.

Madero: de segunda-feira a domingo, das 11h30 às 23h.

Momento Super Nosso: de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 22h; domingos, das 12h às 20h.

Academia Smart Fit: de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h; sábados, das 9h às 18h; domingos, das 9h às 15h.