espetáculo Meu Saba no CCBB 24/05 a 03/06

Meu Saba, espetáculo inspirado no livro da neta de Ytzhak Rabin, chega a Belo Horizonte

Estrelado por Clarissa Kahane com direção de Daniel Herz, o monólogo que venceu o Prêmio Cesgranrio de Teatro de Melhor Iluminação e Cenografia estará em cartaz entre 24 de maio e 3 de junho no CCBB

Em novembro de 1995, aos 19 anos, Noa Ben-Artzi Pelossof foi escolhida para uma difícil missão: prestar homenagem ao então primeiro-ministro de Israel Ytzhak Rabin, seu avô, vítima de um assassinato que marcou o mundo. A força de suas palavras, que expressaram memórias afetuosas e relatos sombrios de uma guerra secular, deram origem ao livro “Em Nome da Dor e da Esperança”, inspiração do espetáculo “Meu Saba”, em cartaz no CCBB Belo Horizonte, entre 24 de maio e 3 de junho (sessões às 20 horas, de quinta a domingo. Haverá debates com representantes da comunidade judaica na sequência do espetáculo nos dias 26 e 27 de maio e 2 de junho. Mais detalhes abaixo*. Ingressos R$ 20 e R$ 10 (meia entrada). Vendas disponíveis: www.eventim.com.br

DEBATES PÓS SESSÕES

Após o espetáculo dos dias 26 e 27 de maio e 2 de junho serão realizados debates com representantes da comunidade judaica e participação da atriz Clarissa Kahane e do diretor Daniel Herz.

Dia 26 de maio | Bate-papo com a presença da israelense Revital Poleg, representante geral da Agência Judaica no Brasil e ex-assessora de Shimon Peres, primeiro ministro e presidente de Israel e João Koatz Miragaya, representante do Movimento Juvenil Habonim Dror Brasil e da Agência Judaica.

Dia 27 de maio | Uri Lam, rabino na Congregação Israelita Mineira, psicólogo e filósofo, irá conversar com o público sobre a questão da “Coexistência no Estado de Israel”, partindo de conhecimentos construídos pelo próprio Yitzhak Rabin, Shimon Peres e Amos Oz.

Dia 2 de junho | Marcos Brafman, presidente da Câmara Brasil-Israel Comércio e Indústria de Minas Gerais e ex-presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, discutirá sobre o tema: “Por que não foi criado o Estado Palestino”. Ele pretende fazer um resumo dos fatos ocorridos desde 1947 quando a ONU votou a Resolução 181 da Partilha da Palestina do Mandato Britânico criando dois estados na região – um estado para os judeus e um estado para os árabes. Desde então, foi fundado e desenvolvido o Estado de Israel e não foi criado pelos árabes o estado denominado, a partir de 1967, como o Estado Árabe Palestino.

OFICINA DIRIGINDO MONÓLOGOS COM DANIEL HERZ

Nos dias 26 e 27 de maio, o diretor do espetáculo “Meu Saba”, Daniel Herz, vai conduzir a oficina “Dirigindo Monólogos”. As aulas ocorrem de 14 às 18 horas, no Galpão Cine Horto (Rua Pitangui 3613, Horto). Por meio de exercícios, a ideia é aprofundar a visão do ator sobre a cena não naturalista. Domínio do ritmo, conhecimento da energia (contenção, explosão, suave, vigoroso etc.). Redimensionamento do espaço real de uma situação formam um leque de exercícios e técnicas para se ter uma melhor abordagem sobre o ator e conseguir buscar uma expressão não naturalista para explorar a questão: de quem estamos acompanhados em cena, sem ficar só no discurso conceitual do termo. Inscrições: https://bit.ly/2G7wr8U . Público-alvo: estudantes e profissionais de teatro a partir de 18 anos.

FICHA TÉCNICA

Direção: Daniel Herz

Elenco: Clarissa Kahane

Autoria: Noa Ben Artzi-Pelossof

Adaptação: Clarissa Kahane, Daniel Herz e Evelyn Dizitzer

 

Direção de Produção: Bruno Mariozz

Consultoria Dramatúrgica: Evelyn Disitzer

Diretor Assistente: Wendell Bendelack

Assistente de direção: Carol Santarone

Iluminação: Aurélio Di Simoni

Cenografia: Bia Junqueira

Figurino: Antonio Guedes

Música: Antonio Saraiva

Direção de Movimento: Duda Maia

Assistente de cenografia: Zoé Martin-Gousset

Assistente de figurino: Adriana Lessa

Assistente de Produção: Marcus Andrade

Designer: Leonardo Konther

Coordenação de comunicação: Denise Kafka

Produção: Palavra Z Produções Culturais

Idealização: Clarissa Kahane

 

Local: CCBB Belo Horizonte (Praça da Liberdade, nº 450)

Dias: 24 de maio a 3 de junho (quinta a domingo)

Horário: 20h

Classificação: 12 anos.

Duração: 60min

Debates: 26 e 27 de maio e 2 de junho – após o espetáculo.

Oficina com o diretor Daniel Herz: 26 e 27 de maio