Mesa-redonda com o tema A (in)visibilidade feminina 12/03

Newton realiza programação gratuita para discutir invisibilidade feminina

Aberta ao público, aula inaugural do curso de Psicologia recebe mulheres de diferentes segmentos para debater desigualdade de gênero

No mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher e em virtude do início do semestre acadêmico, o curso de Psicologia da Newton convida a população para a aula inaugural com mesa-redonda com o tema “A (in)visibilidade feminina”. Será na próxima quinta-feira, 12 de março, às 19h, no auditório do campus Silva Lobo da Newton (Avenida Silva Lobo, 1.730, Nova Granada). Os interessados podem ser inscrever, gratuitamente, pelo link https://www.sympla.com.br/a-invisibilidade-feminina__806677.

A mesa-redonda será composta pela delegada-geral da Polícia Civil Maria de Lurdes Camilli e pela psicóloga Mariana Viegas, que atuou, em abrigo que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica. A conversa será mediada pela professora da Newton e pesquisadora em desigualdade de gênero Samara Rodrigues de Souza. “Serão partilhados relatos de profissionais com conhecimentos e trajetórias de trabalho em campos de atuação distintos, a atuação na instituição policial, que possui uma representação majoritariamente masculina, e a atuação no trabalho com mulheres vítimas de violência”, compartilha Samara.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil ocupa a quinta maior taxa de feminicídio do mundo. Pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), divulgada em março deste ano, aponta, ainda, que o rendimento mensal médio das mulheres foi 22% inferior em comparação aos homens em todo o Brasil. Segundo a docente, a aula inaugural do curso busca desnaturalizar esse cenário de desigualdades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho e de violências. “Vivemos em um momento histórico em que temos encontrado, com frequência, a polarização de ideias e a emergência de discursos extremistas. Este cenário impacta diretamente as conquistas de direitos e a visibilidade de segmentos da população marcados pela desigualdade e pela exclusão. Debater a temática da desigualdade de gênero se configura como uma das estratégias para a desnaturalização da assimetria entre os gêneros em nossa sociedade, reforçando a luta pela equidade de direitos”, analisa Samara.

A docente sustenta a necessidade de o ambiente acadêmico e os cursos de Psicologia pautarem discussões articulando contexto histórico, social, cultural e político. “Precisamos entender que tais contextos produzem, por vezes, sofrimento psíquico. Incorporar as discussões que permeiam o contexto social brasileiro, visando romper com o senso comum acerca das informações veiculadas sobre  gênero, possibilita aos estudantes compreenderem, do ponto de vista analítico, como as desigualdade existentes entre homens e mulheres em nossa sociedade marcam a constituição psíquica dos indivíduos”, defende.

Serviço: Mesa-redonda “A (in)visibilidade feminina”

Quando: quinta-feira, 12 de março, às 19h

Onde: Auditório do campus Silva Lobo da Newton (Avenida silva Lobo, 1.730, Nova Granada)

Inscrições: pelo link https://www.sympla.com.br/a-invisibilidade-feminina__806677

Sobre a Newton – Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Veja mais em newtonpaiva.br