Março no Memorial Vale homenageia as mulheres

Em março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, as atrações do Memorial Vale trazem uma homenagem às mulheres. Na música, Lívia Itaborahy faz um show com canções que exaltam o cancioneiro de Mercedes Sosa, compostas por artistas latino-americanos como Fito Paez, Pablo Milanez, Violeta Parra e Milton Nascimento, entre outros. Lincoln Cheib e Christiano Caldas convidam o contrabaixista suíço Stephan Kurmann para o Memorial Instrumental, com um repertório dedicado ao universo feminino, formado por grandes nomes como Tom Jobim, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Ivan Lins, Edu Lobo, Juarez Moreira e Gilberto Gil. E a convidada especial para iniciar a programação de 2020 do Diversidade Periférica é Tamara Franklin que, com o pré-lançamento do CD Fugio, traz composições autorais inéditas. O trabalho liga a cultura urbana do hip hop com a cultura tradicional mineira do Reinado.

Nas apresentações teatrais, três palhaças darão o tom do lançamento do livro “Palhaços: Multiplicidade, Performance e Hibridismo, da também palhaça Lili Castro. O evento contará com bate-papo com a autora, sessão de autógrafos e palhaçadas de Benedita, Brisa e Luba. No campo da performance, o espetáculo AVEsTRUZ, élégant – Atsigrunisk, da coreógrafa do Grupo Galpão e coordenadora da Corpo-Escola de Dança, Paola Rettore, realiza interferências no Memorial a partir da construção da roupa-escultura e de adereços superpostos ao corpo, elaborando in loco construções de roupas.

O Educativo do Memorial traz de volta a oficina de bordado, desta vez com o tema Bordando as Memórias das Minas. Através dos bordados serão homenageadas Lygia Clark, Chica da Silva, Dona Isabel e Bárbara Heliodora, mulheres mineiras cujas histórias são tema de exposições permanentes no Memorial Vale.

Nas artes visuais, vale conferir, até o dia 18 de março, no espaço do Café do Memorial, as belas fotografias da mostra “Urbanus”, de Gustavo Dragunskis e Natália Lima. Eles apresentam inusitados registros de diferentes cidades ao redor do mundo que têm muito em comum entre si.

Todas as atividades e atrações são gratuitas, sujeitas à lotação das salas. O Memorial Minas Gerais Vale fica em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias.

CONFIRA OS DETALHES:

07/03  PEÇA-JOGO-FESTA

No dia 7 de março, sábado, em duas sessões, às 10h30 e às 15h30, haverá um desafio para crianças no Memorial Vale com a “Peça-Jogo-Festa”. A peça propõe a missão de encontrar uma criança perdida num jogo de tabuleiro em tamanho natural, onde os participantes são os protagonistas. Para avançarem, as crianças jogadoras devem disputar as tarefas das casas e cumprir os desafios dos Guardiões em busca de pistas. A equipe que conquistar mais medalhas ganhará a chave para abrir o baú da criança e o fim do jogo é comemorado numa festa. O evento integra o projeto Eu, Criança, no Museu!, do Memorial Minas Gerais Vale. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senha individual meia hora antes do evento.

08/03  SOY SOSA, COM LÍVIA ITABORAHY

No Dia da Mulher, 8 de março, domingo, às 11 horas, o Memorial Vale apresenta o show “Soy Sosa”, com Lívia Itaborahy. Inspirada na grandiosidade da música folclórica argentina e na canção latino-americana, a compositora e cantora Lívia Itaborahy faz um show intimista e envolvente, em que relembra a trajetória de Mercedes Sosa, reconhecida internacionalmente. Este evento integra o projeto Contemporâneo, do Memorial Minas Gerais Vale. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senha individual uma hora antes do evento.

12/03  SHOW PARA ELAS, COM LINCOLN CHEIB E CHRISTIANO CALDAS

No dia 12 de março, quinta-feira, às 19 horas, Lincoln Cheib e Christiano Caldas convidam o contrabaixista suíço Stephan Kurmann para participar do primeiro show do programa Memorial Instrumental. Em “Para Elas” escolheram um repertório dedicado ao universo feminino, formado por grandes nomes de compositores brasileiros como Tom Jobim, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Ivan Lins, Edu Lobo, Juarez Moriera, Gilberto Gil, entre outros. Este evento integra o projeto Contemporâneo, do Memorial Minas Gerais Vale. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senha individual uma hora antes do evento.

21/03  AVEsTRUZ, ÉLÉGANT – ATSIGRUNISK, COM PAOLA RETTORE

No dia 21 de março, sábado, às 11h30, o Memorial Vale recebe a performance “AVEsTRUZ, élégant – Atsigrunisk”, da bailarina, coreógrafa do Grupo Galpão e coordenadora da Corpo-Escola de Dança, Paola Rettore. O projeto foi feito a partir da construção de sete roupas-esculturas trabalhadas como objetos, em uma construção de adereços superpostos ao corpo ou mesmo como uma extensão do corpo. O objetivo foi dar às esculturas um lugar de referência. As roupas foram criadas e confeccionadas pelo artista figurinista e artista cênico Marciano Mansur. As vestes questionam, em sua maioria, relações de poder, trabalhando no limite do exagero, da ironia, da provocação e da poesia. Trata-se de uma obra que explora como temática a multiplicidade de mulheres. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senha individual uma hora antes do evento.

22/03  PARA CHICOS  BUARQUEANDO PARA CRIANÇAS

No dia 22 de março, domingo, às 10h30 horas, o Memorial Vale convida a uma viagem pelo cancioneiro de Chico Buarque com o espetáculo “Para Chicos – Buarqueando para Crianças”, com um olhar lúdico e teatrante da atriz e cantora Mariana Arruda, do Grupo Maria Cutia de Teatro. Em cena, canções como “João e Maria”, “Pedro Pedreiro”, “Valsa dos Clowns” e clássicos das trilhas de “Os Saltimbancos” e “Os Saltimbancos Trapalhões”. Este evento integra o projeto Eu, Criança, no Museu!, do Memorial Minas Gerais Vale. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senha individual meia hora antes do evento.

24 e 25/03  ENCONTRO ENTRE EDUCADORES

Nos dias 24 e 25 de março, terça e quarta-feira, das 9h15 às 11 horas no dia 24, e de 14h às 16h no dia 25, o Educativo do Memorial Vale realiza o Encontro entre Educadores. Trata-se de um encontro mensal voltado para os profissionais das instituições que visitam o espaço do museu com seus alunos, guias de turismo, ou pessoas que tenham interesse em conhecer o trabalho do Educativo e a educação museal. A proposta é ampliar a relação entre educação e cultura, escola e museu, e propor novos diálogos. Um dos assuntos levantados nesses encontros é a possibilidade de escolha – por parte da escola/educador visitante – do percurso temático a ser explorado durante a visita. No dia 25, será feito o sorteio de um transporte (ônibus) entre as escolas públicas presentes (neste dia), de Belo Horizonte e RMBH, para visita ao Memorial. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: (31) 3343-7317. O interessado deverá optar por uma das datas.

26/03  LANÇAMENTO DO LIVRO “PALHAÇOS: MULTIPLICIDADE, PERFORMANCE E HIBRIDISMO”, DE LILI CASTRO, COM PALHAÇADAS DE BRISA, LUBA E BENEDITA

No dia 26 de março, quinta-feira, às 19 horas, o Memorial Vale recebe o lançamento do livro “Palhaços: Multiplicidade, Performance e Hibridismo”, de Lili Castro. A obra apresenta ampla discussão sobre o tema, examinando a figura do palhaço em diferentes épocas e civilizações. O evento contará com bate-papo com a autora, sessão de autógrafos e apresentações artísticas de três palhaças: Benedita, Brisa e Luba. Este evento integra o projeto Gerais Cultura de Minas, do Memorial Minas Gerais Vale. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senha individual uma hora antes do evento.

29/03  PRÉ-LANÇAMENTO DO CD FUGIOS, DE TÂMARA FRANKLIN

No dia 29 de março, domingo, às 13 horas, o Memorial Vale apresenta Tamara Franklin que, com o pré-lançamento do CD Fugio, traz composições autorais inéditas. O trabalho liga a cultura urbana do hip hop com a cultura tradicional mineira do Reinado. O evento faz parte do programa Diversidade Periférica que, com a curadoria de Patrícia Alencar, traz para o Memorial Minas Gerais Vale, no período de março a dezembro de 2020, uma programação artística-cultural com conteúdos que mergulharão na trajetória ancestral que atravessa os becos e as vielas desse espaço de saber chamado Favela. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senha individual uma hora antes do evento.

Experiências no Museu

O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale convida você para novas experiências de aprendizagem, descoberta, encantamento e aproximação com a arte, a história e a cultura mineiras. Confira a seguir as ações propostas em março:

OFICINA: BORDANDO MEMÓRIAS DAS MINAS

Educadoras: Neuma Rosa e Juliana Silva.

Sinopse: Lygia Clark, Chica da Silva, Dona Isabel e Bárbara Heliodora são algumas das mulheres que iremos abordar e bordar nestes encontros.

Datas: 18/03 (1ª turma) e 25/03 (2ª turma).

Horário: das14h às 16h30.

Faixa-etária: a partir de 13 anos.

É necessário fazer inscrição prévia, gratuita, pelo telefone (31) 3343-7317.

Haverá 15 minutos de tolerância para a chegada do participante. Após esse tempo, a vaga será liberada para outros interessados já presentes no local. No caso de menores de 16 anos, os responsáveis devem permanecer no MMGV durante todo o período da oficina. Cada participante poderá se inscrever em apenas uma turma.

Sessões Dialogadas

Diálogos alusivos às temáticas de algumas salas serão propostos aos visitantes, buscando novas leituras e abordagens.

Sábados, às 14h e 15h / Domingos, às 12h, 14h e 14h30.

Visita com o Kit Da Trilha Da Infância

A criançada pode “explorar” o Memorial de maneira mais divertida e interessante. Peça o Kit na Recepção. Ao final da visita, ele deve ser devolvido para que outras crianças possam vivenciar essa experiência.

EXPOSIÇÕES

ATÉ 18 DE MARÇ URBANUS, DE GUSTAVO DRAGUNSKIS E NATÁLIA LIMA

A exposição Urbanus reúne belíssimas fotografias de Gustavo Dragunskis e Natália Lima. São fotos de momentos cotidianos em diversas cidades do mundo, que revelam similaridades entre os lugares, apesar de pertencerem à contextos geográficos e sociais distintos. A exposição segue até o dia 18 de março de 2020 no espaço do Café do Memorial Vale. A entrada é gratuita e no horário de funcionamento do Memorial.

SERVIÇO

Programação de MARÇO do Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Conforme programação

ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação das salas

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

http://www.memorialvale.com.br
https://www.facebook.com/memorialvale
https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/