Mandacaru anuncia sua Temporada de Inverno

A temporada de inverno chegou e o Mandacaru vai lançar seu festival de caldos com opções especiais. Tem os clássicos de feijão, mandioca e caldo verde. Tem ainda o caldo de pinto, com frango, e o caldo de peixe. Pra fechar tem abóbora com carne seca e gorgonzola. O cliente pode degustar todos os caldos por R$ 69,90 a vontade, disponível no jantar.

A chef Simone Caldas lançou em abril o Mandacaru, um restaurante de comida brasileira, sonhado e planejado há mais de 10 anos, que agora é um dos destaques do rooftop do Mercado de Origem no bairro Olhos D’água. Segundo a chef, o local respira brasilidade e gastronomia, perfeito para casar com os conceitos da nova casa. O restaurante carrega como lema “Cozinha de Origem”, o que significa que, embora o Nordeste tenha papel de destaque, a proposta é apresentar, aos poucos, cada pedaço do nosso Brasil com técnicas da culinária francesa.

A Simone Caldas nasceu em minas mas com menos de um mês de idade mudou-se com sua mãe para Aracaju, onde cresceu e casou, além de aprender sobre a gastronomia patrimonial do Norte e Nordeste. E ela trouxe essa vivência para o Mandacaru, Com o cardápio que aposta em clássicos nordestinos, como acarajé e moqueca de arraia. Mas também inova com pratos como costela prensada no creme de cabotiá, carne serenada com cuscuz e entradas surpreendentes, como guioza de sarapatel. O cardápio é diverso e foi pensado para encantar o paladar mineiro. A ideia que inspirou a criação do Mandacaru era trazer ao público a sensação de estar na famosa “Passarela do Álcool” de Porto Seguro: um espaço democrático, com boa comida, cervejas artesanais, chopp gelado e uma ampla seleção de vinhos para todos os gostos e bolsos. O Mandacaru carrega a essência de uma mulher nordestina, guerreira, que conquistou uma bolsa no Senac, foi indicada para o Cordon Bleu e nunca perdeu sua simplicidade nem o desejo de aprender. Tudo isso com o propósito de servir, em Belo Horizonte, o melhor da culinária brasileira.

Um grande destaque é a releitura do tradicional frango com quiabo, batizado de “Oxente Galinha”: uma sobrecoxa preparada no sous vide, finalizada na churrasqueira, servida com polenta de queijo de raspa e glacê de quiabo. A carta de drinks, com clássicos e autorais, e a carta de vinhos foram elaboradas com uma seleção bem estudada. Sempre haverá um drink do dia para surpreender os clientes. E as cervejas da Krug Bier, pioneiro no mercado de Minas, foram as escolhidas para a casa. O Mandacaru tem 120 lugares, distribuídos entre mesas familiares e bistrôs, criando um ambiente versátil e acolhedor para todos os públicos. Um dos prato mais conhecidos do Nordeste ganha sua versão aqui: Baião de 3. O Baião na versão do Mandacaru, além da carne do sol, entra com uma linguiça artesanal e um belo torresmo de barriga em homenagem a Minas. O nome “baião” refere-se à dança e ritmo musical típicos da região, enquanto o “dois” se refere à combinação arroz e feijão, que é a base do prato. Dentre as diversas entradas, destacamos a coxinha de feijoada com geleia de jaboticaba apimentada, uma releitura deliciosa.

O Polvo no vatapá é um dos destaques. Uma das iguarias mais saborosas do mar é servida no Mandacaru ele é com um duo imbatível da comida baiana, o vatapá é caruru da chef. Ela pessoalmente prepara para ter a garantia que iram comer o verdadeiro sabor das praia nordestinas e finaliza com o prato de coentro e picles de legumes.

Sobre a chef: Em 2011, Simone decidiu recomeçar. Deixou para trás a carreira na comunicação e reencontrou suas raízes na cozinha — onde a comida sempre foi mais que sustento: era afeto, era história.  Foi com o incentivo de um amigo que entrou num concurso do SENAC. Venceu. Conquistou a bolsa. E mergulhou de vez no universo da gastronomia, com dedicação e vontade de fazer acontecer. Trabalhou em eventos, passou por grandes cozinhas em Belo Horizonte e, com o tempo, ganhou espaço — com sabor, coragem e verdade. O sonho de ter uma marca própria crescia junto. E mesmo adiando esse plano por alguns anos para viver outras experiências, ela nunca deixou de acreditar. Até que chegou o convite para o Mercado de Origem. Com muito foco ela inaugurou o Mandacaru. Hoje, ela representa resistência e orgulho. À frente do Mandacaru, mostra que a comida brasileira é arte, identidade e alma.

Mandacaru Cozinha de Origem

https://www.instagram.com/mandacaruorigem/

Rua Adriano Chaves e Matos, 447 – Olhos D’Água