LUIZGA é o alter-ego de Luiz Gabriel Lopes, um artista brasileiro criado no interior de Minas Gerais e com raízes espalhadas por muitos territórios. Cresceu ouvindo as canções criadas por sua família, que ainda são sua maior fonte de inspiração. Sua música, herdeira da mais rica linhagem de mpb, também mistura influências da música pop, do folk e das músicas do mundo.
Desde 2010, vem cruzando o mundo com o violão nas costas, tocando em todo o Brasil e chegando também à América Latina, Europa, Estados Unidos e Ásia. Nestas viagens, a solo e com seus grupos, se apresentou em palcos importantes, como o FMM Sines, em Portugal (2011 e 2016), o Festival Roskilde, na Dinamarca (2016), o Summerstage e a Copa das Culturas, na Alemanha (2014), o Festival Bali Spirit, na Indonésia (2019), entre incontáveis eventos em seu país de origem. Nesta viagem, compartilhou palcos e gravações com nomes tão diversos como Xangai, Samuel Rosa, Marina Sena, Ceumar, Chico César e Vitor Ramil.
Como artista solo, lançou “Passando Portas” (2010), “O Fazedor de Rios” (2015), “MANA” (2017), “Presente” (2020), SÓIS (2021) e Yemamaya (2022), este em parceria com o produtor francês iZem. Durante sua trajetória, também lançou e co-produziu mais de 10 álbuns com seus diversos grupos: LUIZGA fundou, deu voz e escreveu músicas para bandas como Graveola, TiãoDuá, e Rosa Neon. Em 2023, lançou o álbum “O Destino do Clã”, em parceria com os artistas brasileiros Nanan e Gustavito, e atualmente prepara o lançamento do álbum “AIÊ”, em parceria com o artista português Edgar Valente.
De seu vasto repertório como compositor, destacam-se canções como “Lembrete”, que possui várias regravações, “Criança Boa”, que faz parte da trilha sonora da série do Netflix “Você Não Me Conhece”, ou a canção “Minha Irmã”, que conta com mais de 9 mil vídeos no TikTok e mais de 1 milhão de plays no Spotify. “Yemamaya”, seu hit mais recente, ganhou um remix de David Walters e recentemente foi incluída na compilação de verão do famoso DJ francês GUTS.
Atualmente alternando temporadas entre Europa e Brasil, LUIZGA apresenta, a solo, suas novas metamorfoses musicais. Uma alquimia que se desdobra na voz e violão do artista, de onde brotam sambas, ijexás, xotes e maracatus, seja em seus próprios temas ou nas releituras do cancioneiro de seus parceiros de clã. Clã, aliás, é uma palavra que descreve bem o lugar de onde vem sua música: um trabalho vibrante e afetivo, um testemunho e uma cartografia da própria vida.
Aí completamos que fará um show intimista com a participação de Vinicius Cardoso, músico de contagem que esbanja musicalidade.
Local – Caza
Rua México 119, Bairro da Glória – Contagem
Adicionar Comentários