Lançamento do livro A menina da casinha transparente 16/02

Livro infantil retrata universo autista de forma poética

A partir da vivência muito próxima com uma criança autista, a professora Leny Louzada foi coletando os elementos que deram vida ao poético livro infantil A menina da casinha transparente. Com ilustrações de Leo Ladeira, artista e designer gráfico que já ilustrou outras obras infantis, o livro será lançado no dia 16 de fevereiro, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, pela Páginas Editora.

Leny visita a infância de uma criança especial, que cria um mundo só para ela, dentro de uma “casa transparente”, na qual ela tem os objetos preferidos e mantém a rotina que tanto lhe faz bem, características muito comuns nos indivíduos autistas. De forma leve, o livro A menina da casinha transparente traz esse “retrato” do cotidiano desses pequenos que, por vezes, são incompreendidos pela sociedade e até mesmo dentro das próprias famílias.

Leny Louzada, autora de “O elefante e as formigas”, é natural de Belo Horizonte e foi uma criança bem inventiva. Brincava até de “monstrinhos vegetais” com os legumes de casa. Também gostava das roupas de boneca que vinham nas revistas para serem “pregadas” nas bonequinhas desenhadas na página. “Minha mãe dizia que eu vivia nas nuvens e, aqui entre nós, ainda vivo”, brinca. Assim, ela conseguiu unir esse lado criativo nas formações acadêmicas que buscou quando adulta: Letras e Moda. Mãe de duas meninas, Leny também cuida da irmã especial, Carla, a quem ela dedica o livro. “Com essas três, aprendi muitas coisas. Mas aprendi principalmente a amar, amar mais e mais…”.

O artista Leo Ladeira é formado em Comunicação Visual em 1980 e também atua como designer gráfico. Foi autor de texto e de ilustração dos livros infantis Pra fora, premiado com Sala de Leitura da Fundação de Assistência ao Educando, instituição de nível nacional, e Contra-regra. As ilustrações de Leo Ladeira se estendem no universo infantil em peças de teatro, cenários, bonecos, figurinos e cartazes. 


Data: 16/2/2019

Horário: das 9 às 12 horas

Onde: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte