Lançamento da primeira antologia de poemas gays do Brasil 16/12

Lançamento da primeira antologia de poemas gays do Brasil em Belo Horizonte

Escritores mineiros como Drummond e Lúcio Cardoso compõem a antologia que reúne 44 autores de todo Brasil, num total de 130 poemas. Lançamento em BH ocorre em 16/12, no Idea Espaço Cultural

Livro que reúne poemas de temática homossexual do século 19 até hoje será lançado em 16 de dezembro, às 18h, no Idea Espaço Cultural, bairro Funcionários, Belo Horizonte. O evento é aberto ao público, que poderá participar também de “leitura de poemas gays”.

Além de Carlos Drummond de Andrade e Lúcio Cardoso, compõem a obra os escritores mineiros contemporâneos Simone Teodoro, Nívea Sabino, Rodrigo Quimera, Herena Barcelos e Rosane Castro.

Alguns dos autores estarão presentes no dia do lançamento, assim como agitadores culturais conhecidos na cidade, como Ed Marte, e coletivos LGBT, como Movimento Gay de Minas (MGM) e o Alô Abacaxi, bem como o coletivo artístico Toda Deseo.

A obra

Com 44 autores brasileiros e 130 poemas, o livro Poesia Gay Brasileira reúne textos que tocaram na homossexualidade desde o século 19 até hoje. Lúcio Cardoso, Antonio Cicero, Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, Vange Leonel, Mário de Andrade, Roberto Piva e até Drummond compõem obra.

O evento é público e gratuito. Quem quiser, além de participar do lançamento, adquirir a obra e conversar com organizadoras e autores, poderá também subir a um pequeno palco improvisado para declamar poemas – desde que tenham temática homossexual.

O livro Poesia Gay Brasileira mostra que a homossexualidade sempre fez parte da literatura do país. As organizadoras, a pesquisadora belo-horizontina Amanda Machado, e a jornalista e poeta paulistana Marina Moura, realizaram uma ampla pesquisa levantando e resgatando poemas de escritores brasileiros de 1850 até hoje que tocaram na temática homossexual.

Do material reunido na pesquisa, selecionaram poetas que consideraram representativos e criaram a primeira antologia de poemas gays do Brasil. A seleção inclui até mesmo textos inéditos de escritores como Glauco Mattoso, Roberto Piva e Walmir Ayala.

O projeto também se desdobra em entrevistas em vídeo com os autores que falaram sobre o tema em suas obras, refletindo sobre a existência e importância de uma literatura gay no país (podem ser acessados na Fan Page do livro: https://www.facebook.com/poesiagaybrasileira/)

Defensor da causa LGBT+ e escritor, Jean Wyllys assina o prefácio da obra. A escritora, doutora em teoria literária e tradutora gaúcha Natalia Borges Polesso, que levou o prêmio Jabuti em 2016 com o livro de contos “Amora”, assina a orelha do livro.

Lançamento em SP: 8 de dezembro, às 19h, na Galeria Olido – Sala Vitrine da Dança (Avenida São João, 473 – Centro – SP).

Evento: https://www.facebook.com/events/161544951252380/

Lançamento em BH: 16 de dezembro, às 18h, na Idea Espaço Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1200 – Funcionários – Belo Horizonte – Minas Gerais.

Evento: https://www.facebook.com/events/841143132713490/