Campanha em prol dos refugiados venezuelanos

Doações de roupas, calçados, alimentos não perecíveis,  produtos de higiene pessoal, água mineral devem ser entregues até o dia 19/11 na biblioteca da Faculdade Pitágoras, no bairro São Francisco, região da Pampulha. O objetivo é chegar em pelo menos 3 toneladas de doações.
O cenário socioeconômico atual da Venezuela tem aumentado gradativamente o fluxo de venezuelanos que migram para o Brasil. Pensando em ajudar essas pessoas, os acadêmicos do curso de Comunicação Social, habilitação Relações Públicas da Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte/MG, em parceria com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – SJMR/Brasil promovem uma campanha emergencial em prol dos refugiados venezuelanos em Roraima.
Houve uma inquietação dos alunos em relação a situação dos refugiados venezuelanos no Brasil e a partir daí surgiu a ideia da realização da ação solidária.
“O objetivo da campanha é ir além da arrecadação de produtos e promover também a discussão sobre a questão dos refugiados venezuelanos no Brasil”, afirma o professor do curso de Relações Públicas da Faculdade Pitágoras, Flávio Cançado Murta. Ainda segundo o professor, a campanha é um trabalho acadêmico desenvolvido pelos alunos, o qual tem ganhado uma dimensão muito maior graças as parcerias com o Serviço Jesuíta e Migrantes e Refugiados – SJMR/Brasil e do Exército Brasileiro, por meio da Operação Acolhida.
Toda a campanha é planejada e executada pelos alunos de Relações Públicas do 7º e 8º períodos. Os vídeos e fotos produzidos para divulgação podem ser acessados via internet pelo endereço:  www.facebook.com/rpemacao.
Até o momento, a campanha já arrecadou cerca de 1.500 quilos de roupas e o objetivo é chegar em pelo menos 3 toneladas de doações. É realizada uma triagem dessas roupas pelos próprios alunos, tudo é embalado em caixas e devidamente identificado. No final do período de arrecadação, todas as doações serão entregues  ao Exército Brasileiro, outro grande parceiro desta ação solidária e responsável pela logística e entrega das doações aos refugiados venezuelanos em situação de pobreza que estão em Roraima.
As doações deverão ser entregues até o dia 19 de novembro na biblioteca da Faculdade Pitágoras, localizada na Avenida Antônio Carlos 4157, São Francisco, BH/MG Roupas e calçados são os produtos mais comuns que foram doados até o momento, mas a ação também está recolhendo alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, água mineral e demais itens de necessidade básica.
Segundo a Organização Internacional para Migrações (OIM) da ONU, o Brasil recebeu apenas 2% dos 2,3 milhões de venezuelanos que deixaram o país fugindo da crise, ou seja,  cerca de 46 mil refugiados. Em comparação com outros países, o número de venezuelanos que o Brasil recebeu até agora é bem menor. O Peru já recebeu cerca de 354 mil pessoas vindas da Venezuela até julho de 2018. O Chile recebeu cerca de 106 mil, e a Argentina, 95 mil.
Para mais informações sobre a Campanha em prol dos Refugiados Venezuelanos, entre em contato conosco:
Flávio Cançado Murta
Professor do Curso de Comunicação Social – Relações Públicas da Faculdade Pitágoras
Douglas de Sousa Lisboa
Aluno do 7º período de Relações Públicas – Faculdade Pitágoras
Responsável pela Campanha em prol dos Refugiados Venezuelanos
Telefone: (31) 97513-2139
Janete de Jesus Martins
Aluna do 8º período de Relações Públicas – Faculdade Pitágoras
Responsável pela Campanha em prol dos Refugiados Venezuelanos
Telefone: (31) 98735-7447
Gleiziene Cristina Silva Moreira
Aluna do 8º período de Relações Públicas – Faculdade Pitágoras
Responsável pela Campanha em prol dos Refugiados Venezuelanos
Telefone: (31) 99652-4846
Coronel Kanaan
Exército Brasileiro – Operação Acolhida
Telefone: (61) 98260-4931
Major Milanez
Assessoria de Comunicação do Exército Brasileiro – Operação Acolhida
Telefone: (84) 99132-8681

Pe. Agnaldo Júnior

Diretor Nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – SJMR
Telefone: (31) 99148-7201
Vinícius Rocha
Assessoria de Comunicação do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – SJMR
Telefone: (31) 99639-9898
E-mail: comunicação@sjmrbrasil.org
 Outras informações:
Jesuíta para Migrantes e Refugiados
Canal do Youtube – Jesuíta a Migrantes e Refugiados – SJMR
De onde vêm as pessoas que pedem refúgio no Brasil – e qual a situação em seus países?