IV – Festival Piano & Canto reúne talentos na Saramenha Artes e Ofícios – 01 a 03/05

Em três dias de imersão, iniciativa une histórias, cinema e música em Ouro Preto

Ouro Preto será novamente palco de encontros transformadores entre público e artistas. A cidade histórica recebe, entre os dias 1º e 3 de maio, o IV – Festival Piano & Canto, idealizado por Paulo Rogério Lage, na Saramenha Artes e Ofícios. O projeto conta com residências artísticas, apresentações musicais, lançamento de documentário e rodas de conversa sobre a cultura do Nordeste no país.

A abertura, no feriado de 1º de maio, traz um dos nomes mais respeitados da música erudita brasileira: a pianista Maria Teresa Madeira. Mestre em Música pela UFRJ e com sólida trajetória internacional — passando por instituições como a Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, Cedar Rapids Symphony e Banda Sinfônica da Cidade de Córdoba (Argentina) —, Maria Teresa conduz a Residência Artística de Piano ao longo dos três dias. Dez alunos foram selecionados previamente para participar da experiência, baseada em critérios como domínio técnico, interpretação e repertório. As aulas acontecem em ambiente imersivo, que privilegia a troca de conhecimentos e o desenvolvimento artístico individual.

Além da programação musical, o festival mergulha também nas raízes da cultura popular do Nordeste, abrindo espaço para discussões históricas e estreias audiovisuais. Uma das atrações é o projeto “Histórias Nordestinas”, concebido por Paulo Rogério e por Manuel Dantas Suassuna — filho do escritor Ariano Suassuna — com participação do pesquisador Valdir Nogueira. 

Dentre os assuntos, serão tratados momentos importantes da história do país como o episódio da Pedra do Reino, palco de um movimento messiânico inspirado no sebastianismo português; Canudos, comunidade criada por Antônio Conselheiro que desencadeou no famoso conflito entre seus habitantes e o exército; e Cangaço, movimento cujo personagem mais conhecido foi Lampião, no sertão nordestino. 

Manuel Dantas Suassuna conta sobre a origem despretensiosa da iniciativa. “É uma reflexão que surgiu de conversas com o Paulo Rogério sobre os três temas e sobre os principais acontecimentos que marcaram a história do Brasil e do Nordeste. Nosso conhecimento sobre o assunto veio após anos de tradição oral e intensa pesquisa em livros”. 

Na sequência do bate-papo, acontece a exibição inédita em Minas Gerais do documentário “Olinda Sacra – Um Olhar Mineiro”, dirigido por Paulo Rogério Lage. Com fotografia de Toinho Melcop e cinegrafia de Nilton Pereira, a obra, lançada em março durante as comemorações dos 490 anos de Olinda, revela aspectos pouco explorados da religiosidade da cidade pernambucana, com imagens raras de espaços como o Mosteiro de São Bento e o Convento de São Francisco.Entre os presentes no lançamento estarão o Abade do Mosteiro de São Bento, em Olinda, Dom Luiz Pedro Soares, O.S.B e o Frei Evaldo Xavier Gomes, O.carm, do Mosteiro São Bento de São Paulo, especialmente convidados pelo Festival. 

Complementando as atividades, os três dias de Festival contarão com o espetáculo “Canções de um Peregrino”, com o diplomata, compositor e cantor Antenor Bogéa. Em suas atividades diplomáticas sempre foi um divulgador da cultura brasileira e traz ao palco composições que marcaram a música para piano.

“Os encontros promovidos pela Escola Saramenha de Artes & Ofícios carregam a essência dos antigos festivais com suas residências artísticas — espaços de troca genuína, onde o processo criativo é tão valorizado quanto o resultado final. Nesta edição do Festival Piano & Canto, vamos receber dez alunos com toda a estrutura necessária para que vivam uma verdadeira imersão, aprendendo, compartilhando e criando em um ambiente que celebra a arte como experiência coletiva”, explica Paulo Rogério Lage, idealizador do projeto.

O IV – Festival Piano & Canto é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto conta com o patrocínio da Supermix Concreto S/A. Todos os eventos são gratuitos, com entrada liberada mediante lotação dos espaços.

Paulo Rogério Lage – Cultura como missão

Economista pela UFMG, ex-presidente da Rádio Inconfidência e ex-diretor do Palácio das Artes, diretor de cena do Grupo Corpo e “Valencianas”, Paulo Rogério Lage é o idealizador dos Festivais da Saramenha Artes & Ofício e dedica-se à preservação e difusão dos saberes tradicionais mineiros.

Nos últimos anos, lançou e dirigiu o documentário “Olinda Sacra – Um olhar mineiro”, além de livros como “Cerâmica Saramenha – A primeira manufatura de Minas Gerais”, “Antônio José Vieira de Carvalho – Primeiro Professor de Anatomia, Cirurgia e Arte Obstetrícia no Brasil” e “Casa Rural Mineira – Um Guia de Construção”.


Recentemente, dirigiu a produção “Brasília – Sinfonia da Alvorada”, obra composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes para a inauguração de Brasília a pedido do então presidente Juscelino Kubitschek, que foi representada, nesta versão, por músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com narração do ator Jonas Bloch. 

Saramenha Artes & Ofícios 

Inspirado pela infância entre olarias e pelas memórias afetivas de Tracunhaém, no Pernambuco, e do Vale do Jequitinhonha, Paulo Rogério fundou a Saramenha Artes & Ofícios como um refúgio para a criação artística enraizada nas tradições brasileiras. O espaço se tornou um centro cultural vivo, onde se ensina, se experimenta e se celebra a arte popular — da cerâmica aos paineis de azulejos, da música aos livros.

Palco Marketing Cultural

Foi desse espírito que surgiu também a Palco Marketing Cultural, produtora que conecta artistas e públicos com projetos no Brasil e no exterior, reafirmando o compromisso de tornar a arte acessível e transformadora. Com foco na promoção de projetos que tratam da preservação dos patrimônios naturais, arquitetônicos e históricos, já produziram ações com mais de 300 cidades brasileiras e outras 40 cidades do exterior. 

Nos últimos anos, fez projetos com grandes nomes da música e da dança brasileira. Destacam-se os espetáculos como “Quem Perguntou Por Mim”, “Música de Protesto Brasileira”, “Valencianas” e “Ballet do Amor Brasileiro”, todos dirigidos por Paulo Rogério. 

Programação completa:

📍 Saramenha Artes & Ofícios – Ouro Preto (MG)
📅 1º a 3 de maio de 2025

01/05 (quinta – feriado)

  • 10h às 17h – Residência de piano com Maria Teresa Madeira
  • 17h – “Histórias Nordestinas”, com Manuel Dantas Suassuna e Valdir Nogueira
  • 19 – Apresentação do documentário “Olinda Sacra”
  • 20h – Espetáculo “Canções de um Peregrino”, com Antenor Bogéa

02/05 (sexta-feira)

  • 10h às 17h – Residência de piano com Maria Teresa Madeira
  • 17h –  “Histórias Nordestinas”, com Manuel Dantas Suassuna e Valdir Nogueira
  • 19 –  Reapresentação do documentário “Olinda Sacra”
  • 20h –  Espetáculo “Canções de um Peregrino”, com Antenor Bogéa

03/05 (sábado)

  • 10h às 13h – Residência com Maria Teresa Madeira e Antenor Bogéa
  • 17h –  “Histórias Nordestinas”, com Manuel Dantas Suassuna e Valdir Nogueira
  • 19h – Reapresentação do documentário “Olinda Sacra”
  • 20h – Espetáculo “Canções de um Peregrino”, com Antenor Bogéa
  • 21h – Apresentação final com Maria Teresa Madeira e alunos da residência

Canais oficiais: 

www.saramenhaarteseoficios.com.br
Instagram: @saramenhaarteseoficios