Internacional Sherry Week – Piratas BBQ 02/12 a 08/12

Bar da capital mineira marca presença em festival mundial com coquetel secular feito com tradicional vinho fortificado espanhol

O Piratas BBQ será um dos bares brasileiros a participar da sétima edição da Internacional Sherry Week, entre os dias 2 a 8 de novembro. O evento é tradicionalmente realizado no Sul da Espanha pela Sherry Wines, famosa marca espanhola de vinhos de Jerez. No entanto, por causa da pandemia, a festividade envolvendo todos os amantes dos vinhos fortificados, bares e restaurantes será em um modelo diferente e de forma simultânea em vários países.

Para participar do evento, o bartender Conrado Salazar resgatou uma receita especial: o Sherry Cobbler. Embora seja feito com uma bebida espanhola, esse coquetel apareceu nos bares dos Estados Unidos por volta do ano 1830. Ele chegou a ser um dos coquetéis mais consumidos no mundo, desempenho alcançado por causa de um detalhe curioso.

“Naquela época, os homens usavam bigodes volumosos e, por causa da grande quantidade de gelo moído e das frutas no copo, era difícil beber o drink na maneira convencional. A solução foi colocar um canudo. Então, o Sherry Cobbler foi o primeiro drink servido com esse acessório que se tem registro na coquetelaria”, conta Conrado.

As características do vinho de Jerez auxiliam na utilização dele em receitas de drinks. É uma bebida feita a partir de cominação uvas brancas e que pode demorar até uma década (ou mais) desde o início da sua produção até chegar finalmente à sua taça. “Por isso, possui complexidade e personalidade que, bem trabalhadas e combinadas com ingredientes certos, resulta em coquetéis absolutamente leves e refrescantes”, comenta Conrado.

Assim como o Piratas, todas as outras casas participantes estarão presentes no site oficial da ação, e cada uma deverá elaborar uma receita ou drink que contenha pelo menos 50 ml de Jerez Fino Tio Pepe. A semana também será marcada por eventos virtuais com embaixadores da marca e restaurantes oficiais demonstrando receitas e harmonizações.

Bebida tradicional

Assim como o famoso vinho do Porto, o Jerez é um vinho fortificado, ou seja, uma bebida potencializada com adição de determinada quantidade de algum destilado após o processo de fermentação. Ele surgiu na região de Cádiz, no Sul da Espanha.

Da mesma forma que nossa cachaça, a tequila ou o conhaque, o jerez é uma bebida que possui denominação de origem: apenas pode ser produzida em regiões (ou países) específicas, por estas possuírem um terroir único no mundo para tal produção. O método de fabricação, chamado solera, também é único entre os vinhos fortificados. Uma bebida tradicional e de personalidade que pode ser consumida tanto pura quanto em drinks.

Quando: De 2 a 8 de dezembro

Onde: Rua Alberto Cintra, 80, União

Horários: De Quarta à sexta, de 17h às 22h; Sábado e Domingo, de 11h às 22h