Havayanas Usadas – Soy loco por ti, Carnaval 04/03

O Bloco Havayanas Usadas, que escolheu o tema “Soy loco por ti, Carnaval” para embalar o seu desfile em 2019, marcado para a segunda-feira, 4 de março, às 11h, saindo da Av. dos Andradas, 3.760, está nos últimos preparativos. 

Vejam:
– quarta-feira, dia 20 de fevereiro, no Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação, de 14h às 16 horas. Lá estarão alguns integrantes do bloco preparando adereços e acessórios das 3 Porta-Estandartes que são integrantes da ONG Transvest, uma ação de responsabilidade social e inclusão do bloco. Essas mulheres trans também estarão lá. Também na quarta-feira serão fechados os últimos preparativos do desfile, que incluem a pauta LGBT e uma homenagem a Brumadinho.

Causa LGBT

Uma das frentes de ação foi o trabalho desenvolvido ao longo de 2018 junto à Ong TransVest, que desenvolve ações para garantia de direitos de pessoas trans. Agora, em 2019, integrantes da ong  farão participação especial no desfile. “Na parceria que começou no ano passado, o Havayanas Usadas realizou oficina de musicalização percussiva com instrumentos construídos em material reciclável, além de encontros no formato de roda de conversa para construir, de forma coletiva, a melhor forma de participação da ONG no desfile e dia dia do bloco, de forma respeitosa e agregadora”, explica Débora Mendes, uma das integrantes do Havayanas Usadas. As representantes da TransVest participarão do desfile como porta-estandartes do bloco e ativistas da causa LGBTQI.

Brumadinho

Outra bandeira levantada pelo bloco é a luta por resoluções e homenagem às vítimas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho, em janeiro deste ano. “Em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) será feita uma intervenção durante o desfile com intuito de lembrar, não só desse rompimento, mas também o de Mariana. Assim vamos homenagear os atingidos e dar nosso apoioàs famílias das vítimas e ao MAB, que realiza um trabalho de base fundamental para o acolhimento e defesa dos direitos dessas pessoas, além de cobrar resoluções sobre os rompimentos que foram fatais para tantas pessoas e para o meio ambiente”, explica Débora Mendes.

Data: 4 de março, segunda-feira

Horário: de 11h às 15h

Local:

Ponto de saída: Av. dos Andradas, 3.760 (em frente ao Supermercado BH)

Ponto de dispersão: Av. dos Andradas, 4070 (Antes do Cruzamento com a Avenida Silviano Brandão